Candidatos infectados por covid-19 terão nova chance de fazer Enem
Os casos deferidos pelo Inep poderão participar de uma reaplicação do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021.
Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que forem diagnosticados por alguma doença infectocontagiosa, como o novo coronavírus e, portanto, estiverem impossibilitados de fazer as provas por este motivo, poderão ter uma nova chance.
Em entrevista, o presidente substituto do Inep, Camilo Mussa, disse hoje (24) que, nesse caso, a orientação é ligar para a central de atendimento do Inep e comunicar a doença até um dia antes da data da prova.
Fora isso, depois da aplicação, o candidato também deverá registrar o problema anexando laudo médico na Página do Participante. Os casos deferidos pelo Inep poderão participar de uma reaplicação do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021.
Outras doenças
Além de covid-19, o edital prevê nessa lista casos de coqueluche, difteria, doença invasiva por haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
Segundo o Inep, não só pessoas com problemas de saúde na data das provas poderão participar da reaplicação. Quem tiver problemas logísticos, como, por exemplo, falta de energia elétrica também poderá comunicar o problema para fazer o exame em fevereiro.
Grupo de risco
Sobre candidatos que se enquadram no grupo de risco para a covid-19, como idosos e pessoas com comorbidades que necessitam de atendimento especial, não é preciso fazer nada.
“ Essas pessoas já declararam no ato da inscrição, idade e se precisam de atendimento especial e, com base nessas informações, vamos agrupá-las em salas separadas. Não há necessidade de procurar a central para comunicar essa condição”, garantiu Mussa.
Apesar disso, o presidente substituto do Inep, lembrou que situações diagnosticadas depois da inscrição, como, por exemplo, casos de gravidez, deverão ser comunicadas pela central de atendimento do instituto também até um dia antes do Enem.
Máscaras
Para a edição de 2020, o Enem teve mais de 5,7 milhões de inscrições confirmadas. Todos os candidatos e profissionais envolvidos no exame devem fazer uso obrigatório de máscara de proteção facial, exceto para os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020.
Elas poderão ser retiradas apenas no momento de identificação pelo fiscal de provas, mas sem tocar sua parte frontal. As máscaras também poderão ser retiradas para os candidatos bebam água e façam lanche durante a aplicação da prova.
QUAL A ORIGEM DOS TERMOS 'DIREITA' E 'ESQUERDA' NA POLÍTICA? 🤔🔎
Neste domingo, 29 de novembro, milhões de brasileiros voltam às urnas para o segundo turno das eleições municipais de 2020. Em várias cidades, uma disputa se repete: direita x esquerda.
Mas de onde vem isso? 👇🧶
No Brasil, com seus 33 partidos políticos reconhecidos, o significado destes dois termos pode soar confuso para muitos eleitores. E, embora tenham mudado ao longo dos anos e ganhado novas conotações, é possível rastrear a origem da "direita" e da "esquerda" na política.
Na França do século XVIII, um dos principais órgãos de aconselhamento do rei era a Assembleia dos Estados Gerais. Ela era composta por três estados, que representavam as classes: o 1º estado era o clero, o 2º estado a nobreza, e o 3º estado representava todo o resto da população.
O Windows completa 35 anos nesta sexta-feira, 20. A trajetória desde o 1.0 até o atual 10 é marcada por inúmeras atualizações. Segue o fio e conheça ou relembre as versões do sistema operacional mais usado no mundo. 🧶⤵️
Windows 1.0:
O primeiro Windows chegou para o público em 20 de novembro de 1985. Em comparação com os softwares atuais, o 1.0 tinha poucas opções de ferramentas, incluindo o Paint, o Bloco de Notas e a Calculadora.
Windows 2.0:
Dentre as novidades da segunda versão, estava a introdução do Painel de Controle, sistema que reúne todas as informações de configuração do computador, que está presente até hoje.
Líder dos jangadeiros fortalezenses e ícone abolicionista, o Dragão do Mar marcou a história do Ceará e do Brasil. Em 1881, ele liderou o trancamento do porto de Fortaleza, o que impediu o comércio de escravizados entre províncias.
Nascido em Aracati, Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, viveu para testemunhar a abolição da escravidão, o fim do Império e a chegada do novo século.
Após o movimento abolicionista e depois de ter sido alferes, tenente e major da Guarda Nacional, patentes de elevado prestígio, ele já não estava nas notícias. O Dragão do Mar morreu em 5 de março de 1914 no ostracismo.
🇧🇷 DIA DA BANDEIRA: A CRIAÇÃO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE UM SÍMBOLO
Símbolo da nação, a bandeira do Brasil já representou um império, uma república e, agora, é uma vergonha para parte dos brasileiros. Quer saber sobre essa história? Segue o fio.🤓
A bandeira do Brasil já passou por algumas representações e apresentou vários significados desde sua criação até os dias atuais. Apresentada ao País no dia 19 de novembro de 1889, apenas quatro dias após a Proclamação da República, ela trazia novos ares de revolução.
O Império tinha sido derrubado e substituído por uma República - a República dos Estados Unidos do Brazil (sic) -, ainda governada por um Governo Provisório. Na época, era necessário caracterizar os símbolos nacionais, feito por meio do Decreto 4, de 19 de novembro de 1889.
Durante evento no Palácio do Planalto nesta terça-feira, 10, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), voltou a minimizar a pandemia do novo coronavírus e as mortes causada pela Covid-19: bit.ly/32zDB3H