É FALSO que a vacina de mRNA modifica nosso material genético (DNA) ou que causa doença autoimune. Entenda porque e ajude a combater essa fake news.
O mRNA (RNA mensageiro) é exatamente o que o nome indica: um mensageiro. Ele leva a mensagem de qual proteína a célula deve produzir (nesse caso, a proteina spike do SARS-CoV-2). Depois q entrega a mensagem, o mRNA se DEGRADA rapidamente – em questão de minutos ou poucas horas.
Ou seja, se o mRNA pudesse pedir uma música no #Fantastico @showdavida, seria:
"Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai"
O mRNA não permanece e não tem como ele se integrar no nosso DNA ou alterá-lo.
Além disso, o mRNA usado nas vacinas da Moderna e da Pfizer leva a mensagem somente para uma pequena proteína do vírus. Então também não tem nenhum risco do RNA codificar a produção do vírus.
Outra vantagem é q tbem não há risco de contaminação da vacina c vírus ou outro microorganismo contaminante. O processo de fabricação do mRNA, além de mto rápido, não requer produtos químicos tóxicos ou culturas de células que possam vir a ser contaminadas.
Embora uma plataforma nova, já temos vários ensaios clínicos em andamento c vacinas de mRNA p outras doenças (p.ex.,cancer, raiva, HIV). É uma tecnologia revolucionária q pode ser adaptada p diversas patologias, e q poderá ser rapidamente mobilizada para pandemias futuras.
E qto a causar doença autoimune? Essa preocupação é pq algumas plataformas de mRNA testados anteriormte induzem respostas potentes do interferon tipo I q foram associadas à inflamação e POTENCIALMENTE à autoimunidade. Isso ñ foi observado nas vacinas sendo testadas p a Covid e...
...indivíduos com risco aumentado de reações autoimunes podem ser identificados antes da vacinação com mRNA. Isso vai permitir que precauções razoáveis ​​sejam tomadas.
E outros possíveis efeitos adversos? A vacina de RNA p a Covid já foi testada em mais de 70.000 pessoas nos ensaios clínicos de Fase 3. Os efeitos adversos mais sérios observados são dor moderada/intensa no local de aplicação e febre.
Pode ser q ocorra um efeito adverso raro (p.ex., 1 em 1 milhão) q não foi detectado em fase 3? Sim. Mas o acompanhamento dos vacinados p efeitos adversos continua depois da aprovação. Será a Fase 4.
RESUMINDO: até o momento, não há nenhuma indicação q as vacinas de mRNA não sejam seguras. Eu tomaria essa vacina e a aplicaria no meu filho, o meu bem mais precioso.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Denise Garrett, MD, MSc

Denise Garrett, MD, MSc Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @dogarrett

30 Nov
Final de fase 3 da MODERNA (30.000 participantes e 196 casos de COVID-19) c eficácia de 94,1%. Mas ainda melhora! Dos 30 casos q foram graves, nenhum no grupo da vacina — proteção contra COVID-19 grave foi de 100%. Nenhuma preocupação séria de segurança até o momento.
Essa vacina pode mudar totalmente o curso da pandemia. Além de prevenir doença, pode tbem prevenir casos graves/hospitalizações nos q ainda adoecem. (Ainda não sabemos se previne infecção e qto tempo dura a proteção). A vacina está aí!! Sua missão é se manter vivo.
Ainda melhor: vacina pode ser armazenada em freezer comum (-20 ° C) 6 meses e permanece estável em geladeira padrão de 2 ° a 8 ° C por 30 dias!! Também ñ precisa de diluição antes de vacinar (diminui risco de erro de dose). Proteja-se. Proteja aos seus. Vc ñ quer adoecer agora.
Read 4 tweets
25 Nov
OPINIÃO: Mto embora os resultados da AstraZenca/Oxford sejam promissores, CONSIDERO PRECOCE A APROVAÇÃO P USO EMERGENCIAL NESSE MOMENTO. Com 3 eficácias relatadas (62% p doses cheias, 90% p 1/2 e 1 dose, média de 70%), são várias perguntas ñ respondidas. +
otempo.com.br/brasil/astraze…
Qual a real eficácia da vacina? Ñ sabemos. O número de partipantes no grupo de eficácia de 90% foi mto pequeno (2.700). Ñ sabemos número de casos de Covid nesse grupo. Além disso o intervalo de confiança cruza c o grupo de eficácia 62%. Isso indica q pode ñ ter diferença.
Qtos casos graves no grupo da vacina Vs placebo? Quais eram as análises primárias e secundárias pré-determinadas nos protocolos? Tbem não sabemos. O q temos até o momento são dados sólidos p uma vacina menos eficaz (62%) e dados menos sólidos p uma vacina mais eficaz (90%).
Read 6 tweets
23 Nov
EFICÁCIA DA VACINA DA OXFORD/ASTRAZENECA é de 70%. Mas, dados sugerem q com uma dose menor a eficácia pode aumentar para 90%. Resultados são de análises interinas dos ensaios clínicos c 22.690 voluntários (12,390 na Inglaterra e 10,300 no Brasil). 🧶
astrazeneca.com/media-centre/p…
Comparando dosagens diferentes, eficácia de 1/2 dose seguida de dose completa 1 mês depois foi de 90%. Com 2 doses completas foi de 62%. Na análise combinada das 2 dosagens, a eficácia média foi 70%. Total de 131 casos de Covid-19, 30 entre os vacinados e 101 nos não vacinados.
- Vacina se mostrou segura, sem nenhum efeito adverso sério.
- Todos os casos de Covid-19 graves e hospitalizações foram entre os não vacinados
- Eles tbem testaram asintomáticos (Moderna e Pfizer não testaram asintomáticos). O número de asintomáticos foi menor nos vacinados.
Read 8 tweets
21 Nov
EFICÁCIA de uma vacina é muito importante. Mas o q realmente determina o sucesso da vacina é a EFETIVIDADE. Entenda porque. 🧵
A eficácia da vacina da Covid pode ser medida de 3 maneiras. A vacine pode prevenir:
1. Infecção (vc ñ se infecta, ñ transmite)
2. Doença (vc se infecta, mas ñ fica doente)
3. Doença grave ou morte (vc se infecta, tem sintomas, mas ñ terá doença grave). thelancet.com/journals/lanin…
Os 95% de eficácia da Moderna e da Pfizer são para proteção de doença. Significa que, se expostas à Covid, 95 de 100 pessoas que se vacinarem ñ vão adoecer (terem sintomas). Ainda ñ mostraram dados se a vacina protege contra infecção. E ainda ñ sabemos qto tempo a proteção dura.
Read 7 tweets
18 Nov
E a CORONAVAC? Ainda ñ há resultados de eficácia (Fase 3) dessa vacina da Sinovac. Mas, o q já podemos dizer sobre ela baseado nos resultados das Fases 1 e 2 (744 participantes, 18-59 anos) e como esses resultados se comparam c os da Moderna e Pfizer?+
thelancet.com/journals/lanin…
- Efeitos adversos foram leves. O mais freqte foi dor no local da injeção.
- A gde maioria das participantes produziu anticorpos neutralizantes, MAS...
- O nível desses anticorpos foi baixo. Abaixo do nível visto em pacientes recuperados de Covid. +
Em comparação, Moderna e Pfizer relataram níveis de anticorpos iguais ou superiores aos produzidos em pacientes c coronavírus recuperados. A vacina da Novavax (sub-unidade proteica) relatou níveis 4X maiores nos vacinados q em pacientes recuperados. +
Read 4 tweets
16 Nov
Começamos bem a semana: vacina da Moderna c eficácia de 94.5%. E o q siginifica uma eficácia de 94.5%? Significa q, quando exposto ao vírus, quem tomou a vacina tem 94.5% menos chance de adoecer do q quem não tomou a vacina. Mas não para aí, tem mais! +

statnews.com/2020/11/16/mod…
Além de prevenir as chances de adoecer em 94.%, nos q adoecem, parece q essa vacina ainda previne casos graves. Todos os casos graves de doença (11), foram no grupo placebo. Qto à segurança, fatiga e dor muscular vistos em ~1 a cada 10 vacinados, mas nenhum efeito adverso sério.+
Esse estudo foi em 30.000 voluntários incluindo >65anos e pessoas c comorbidades. O q ainda ñ sabemos: não sabemos se a vacina previne infecção de vias aérias superiores (se confere imunidade estéril) e ñ sabemos por qto tempo a imunidade conferida dura. Precisamos ver os dados.+
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!