Infelizmente a grande plataforma superior colapsou e muito provavelmente será inviável a sua reconstrução.
Vou nessa #AstroThreadBR falar um pouco sobre o telescópio que já nos ajudou na busca de vida fora da Terra!
Muitos podem lembrar do telescópio pelo filme Contato. Se você nunca viu, eu recomendo fortemente vocês assistirem!
O Arecibo na verdade era um radiotelescópio. O que significa que ele captava a radiação/luz rádio dos objetos astronômicos.
Para esse tipo de luz, nós precisamos de grandes diâmetros para ter uma boa resolução, no caso ele tinha 305 m. Até 2016, foi o maior telescópio do mundo!
É interessante que ele inicialmente foi projetado para estudar os fenômenos físicos que acontecem na atmosfera da Terra. Porém, nós astronomos acabamos nos beneficiando do instrumento também (vou mostrar mais pra frente algumas descobertas e ciencia feita)
O projeto foi financiado pela National Science Foundation (NSF) dos EUA e sob gerência da Universidade de Cornell até 2011.
O telescópio se localiza em Porto Rico em uma depressão natural na floresta Rio Abajo para comportar um telescópio deste porte.
Imagens abaixo do prato do telescópio.
É notável ver o carinho que os técnicos e astronomos porto-riquenhos possuem ao falar sobre o telescópio. O dia dia hoje é com certeza uma grande perda para a ciência
O prato do telescópio é fixo. Isso faz com que o campo de visão do telescópio seja limitado a até 20º em relação ao zenite (ponto no céu acima da nossa cabeça).
Criar um sistema que movimentasse azimutalmente/equatorialmente o gigante telescópio seria impossível.
O que era movimentado para se fixar em algum objeto astronomico era essa enorme bola de golfe que contém o feed (que contém o receptor que recebe a radiação e transforma em sinal). Ele se move nas carruagens que podemos ver na imagem abaixo:
Toda essa estrutura era erguida por essas torres de até 111 metros de altura.
Olha que louco dentro do da bola de golpe. Essa estrutura ai em cima reflete a luz para o receptor. Esse foi uma melhoria feita em 1997.
Pensa num telescópio guerreiro!
Ele já passou por diversas intempéries e periodos de crise financeira. A região de Porto Rico é frequentemente alvo de terremotos, fortes tempestades e furacões. A preocupação sobre a estabilidade da estrutura já é discutida desde 2010
No final de 2017, ventos associados ao furacão Maria causou a queda de uma feed line (veja na figura) danificando parte das placas de aluminio.
Agora em Agosto e em Novembro de 2020, mais dois cabos se desprenderam da estrutura suspensa danificando substancialmente o espelho primário do telescópio.
No dia 19 de Novembro foi anunciado oficialmente o descomissionamento do telescópio.
Hoje, a plataforma suspensa colapsou danificando por definitivo o espelho primário do telescópio 😢
Existem muitos detalhes que passei batido pela falta de tempo, em relação a reconstrução do telescopio e a falta de fundos. Encorajo alguém a falar mais disso, que iria adicionar ao fim da thread.
O que já fizemos com o telescopio?
Em 1974, mandamos a seguinte mensagem em ondas eletromagneticas para as estrelas do aglomerado globular M13, distante a 25 mil anos-luz.Acreditamos que uma civilização inteligente sabe que as onda rádio são a melhor forma de nos comunicarmos
Será que alguém recebeu?
O telescópio nos permitiu compreender sobre quasares (galáxias com buracos negros supermassivos ativos) e pulsares.
Arecibo era muito utilizado por quem queria estudar os pequenos corpos do sistema solar, principalmente aqueles que possuem órbitas muito proximas a de nosso planeta.
Esse gif feito com imagens do Arecibo é do 3200 Faetonte com um diâmetro de 5,8 km!
Esse safadinho se aproxima do nosso planeta a cada passagem pelo sistema solar interior.
Correção: será que alguém receberá? O sinal ainda não chegou ao aglomerado.
Hoje sofremos uma grande perda! O Arecibo será lembrado com muito carinho e reverência por todos nós. Essa foi minha pequena homenagem a esse telescopio maravilhoso que estava nos meus planos de um dia ir visitar.
Pela falta de tempo, fiz uma thread rapidinha. quem tiver mais comentários e informações, eu adiciono aqui no fim
corrigir erro gramatical durante uma discussão como pretexto pra supor uma superioridade intelectual/invalidar o argumento do outro não é muito legal.
se a mensagem foi passada, rolou a troca. o contraargumento se restringe na oposição a ideia.
Posso muito bem ver alguem contrargumentando que a pessoa precisa aprender a escrever/falar: mesmo que isso fosse verdade, não é seu papel fazer isso. A gente não tem que ser paladino de nada.
2 - Foca na cruz central e não tira seu foco dela em nenhum momento.
3 - Veja os rostos apenas com sua visão periférica.
AIUHUAHYAHYIAHUYAHYIAHIUAHIUAHIUAHYA
(explicação no tweet abaixo)
rt se gostou
Essa ilusão é chamada de Flashed Face Distortion Effect, ou, Efeito de distorção de rosto piscando (tradução livre).
Segundo o Dr. Matthew Thompso, o lider da pesquisa:
"Assim como diversas descobertas científicas interessantes, essa foi um acidente. O aluno de graduação Sean Murphy estava sozinho em seu laboratorio trabalhando em um conjunto de faces para um de seus experimentos. +
Infelizmente hoje soubemos do falescimento do astrônomo e professor João Evangelista Steiner.
Nós da #AstroThreadBR e #Astromais faremos aqui uma homenagem às contribuições feitas pelo professor na astronomia brasileira.
Nasceu em uma pequena cidade no interior de SC, São Martinho.
Seu interesse por entender o Universo começou cedo. "Foi no 2 grau que o interesse aumentou a ponto de eu ter construído um telescópio." "Também construí um rádio, tentei fazer um computador que nunca funcionou."
Ele se formou em Física pela USP (1973), e foi já no 3º ano da graduação que decidiu seu caminho ser Astronomia.
"Essa é a ideia que me fascina desde os tempos de estudante: o Universo é o maior laboratório de física que existe!"
Já que Plutão tá nos trendings vamos entender porque ele não é planeta? #AstroThreadBR
1) Pra começar, Plutão é menor que a Lua!! Veja, plutão é menor que uma fucking LUA KKKKK
Raio da Lua: 1.737,1 km
Raio plutão: 1.188,3 km
Na reunião da União Internacional Astronomica de 2006, foi decidido que Plutão tava fazendo plantão onde não devia. Isso aconteceu principalmente porque foram encontrados muitos corpos no sistema solar externo que eram similares, ou até maiores que Plutão!
Então, hoje quais são os critérios para considerarmos um planeta no sistema solar:
Na Terra temos réguas para medir a distância entre coisas. Mas, no espaço, como sabemos quão distante está uma estrela ou galáxia?
Vem nessa #AstroThreadBR entender como que descobrimos que o Universo se expande aceleradamente e que a Via Lactea é apenas 1 entre vários outras
Vou falar nessa thread sobre três diferentes diferentes métodos. O interessante é que um dele possue conceitos físicos e matemáticos muito simples como base!
A primeira coisa a se dizer é que cada método depende da distância. Existem métodos que são úteis para medir distâncias nas nossas proximidades (como por exemplo na Via Lactea) quanto alguns são para medir distâncias cosmológicas (ou seja muuuuuito longe)
Tudo que observamos no Universo, como a Terra, outros planetas, galáxias eu e você são apenas aprox. 5% da composição total do Universo. A maior parte da matéria é invísivel!
Venha nessa #AstroThreadBR entender sobre essa coisa esquisita chamada matéria escura.
Vamos direto ao ponto: A matéria escura é um tipo de materia que preenche o Universo na qual nós (ainda) não somos capazes de detectá-la.
Ela não impede a passagem de luz, muito menos emite. Ela interage apenas gravitacionalmente com a matéria observável e com a luz.
Fazendo uma comparação com buracos negros, sabemos que eles tb não emitem radiação detectável.
Porém, podemos acha-los indiretamente pela luz emitida pelo material em seu entorno espiralando em direção a ele. Para a ME, vemos nada, apenas sentimos seus efeitos gravitacionais.