Pra quem está em dúvida se a questão da faixa etária faz sentido como lógica de priorização de uma eventual vacina de estoque limitado com abastecimento lento ao longo de 2020, separa o mate e te atina aqui neste 🧶 rapidinho. #MAVE#FIOCRUZ#COVID19#ABRASCO
Dia 2020-12-01 a @ABRASCO organizou um webiário (Ágora) muito bacana, e lá eu falei sobre grupos de risco no Brasil a partir dos dados de #SRAG: bit.ly/abrasco-grupos…
Puxei aqui só os slides sobre faixa etária. Linha horizontal no gráfico de letalidade: valor para todos os casos de SRAG por #COVID19 hospitalizados no país (33,4%). Linha hor preta e dourada na incidência: valor para a população em geral para casos (1,4) e óbitos (0,5).
Aí tu saca a boina/chapẽu de barbicacho e bombea: 1) as vacinas estão sendo avaliadas em relação a desenvolvimento de sintomas e óbitos. Não se está testando para transmissão. 2) a distribuição no começo do ano vai ser curta feito coice de porco. Lenta feito jabuti na subida.
Obs.: dados do SIVEP-Gripe até Agosto/2020, limitado a hospitalizados e óbitos, com confirmação de SARS-CoV-2 por RT-PCR.
Pra tu ver como a pessoa realmente tá na capa da gaita... Simplesmente esqueci que o @DrDanielVillela , atual diretor do #PROCC, membro do #MAVE, e obviamente envolvido nesse trabalho, também está aqui no Puleiro. 🤦♂️
Mil perdões, Daniel!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Boletim #InfoGripe semana 48 (22/11 - 28/11):
13 capitais com sinal↗️
22 estados com ao menos uma macro de saúde com sinal ↗️
Segue comparação entre os mapas de tendência de longo prazo para capitais e macrorregiões de saúde nas semanas 47 e 48, para referência...
Manaus voltou a apresentar crescimento, após leve queda em outubro. A estimativa de sinal moderado de queda apresentada no boletim da semana 46 já havia sido desfeita no boletim da SE 47, e agora sugere retomada d crescimento ocorrida em novembro.
Reforçando: dada a limitação de oferta de vacinas, a estratégia atual é, de maneira escalonada, priorizar grupos de risco para caso grave e óbito. Não é grupos de risco por alta exposição. Até pq ñ se sabe a eficácia de nenhuma das vacinas atuais em conter a transmissão. +
E, caso o foco fosse nível de exposição, teríamos aí então:
Profissionais de ensino;
Mercado;
Restaurantes e bares;
Comércio em geral;
Motoristas;
...
Mas os promotores tem razão: não é questão de egoísmo, não. É de privilégio mesmo.
A exceção são os profissionais que trabalham em unidades de saúde, que de fato é por exposição. Mas a lógica nesse caso é preservar a capacidade de atendimento hospitalar.
Bate papo rápido com o @leosbastos sobre nossa situação de surrealismo mágico para final de ano com casos ↗️⬆️e a medida de reduzir horário de comércio como medida de proteção em dezembro (???): +
"Reduzir horário com promoção é algo excelente pra aumentar a exposição.
É tipo reduzir linhas de ônibus."
"Né? 'Ah, mas dentro da loja só 30%'. Ah, tá. Vai, sim. E mesmo que fosse, a fila fica como? O ar interno fica como? Os funcionários ficam como? O provador fica como?"
Não é possível que só a gente esteja pensando nisso. 'Ah, mas o comércio não pode mais sofrer'. Filho, vende pelo zap. Até cachorro quente já vende por zap. 'Mas tem q experimentar a roupa'. Estende o prazo de troca e autoriza atend com hora marcada, envio pelos correios, ...+
Aos prof d saúde, analistas de dados, pesquisadores, jornalistas e qqr pessoa que esteja trabalhando/acompanhando diaria/semanalmente os dados de #COVID19 e já perdeu a conta de qntas vezes se viu de olhos marejados *do nada*: amo vocês; tamo junto; vamos que vamos.
Como dito num episódio de Law & Order SVU: "o dia q você não se abalar por uma situação desse tipo é o dia q você devem se preocupar". (ou algo do tipo)
Sinal que estamos vivos. Que somos humanos. Que nos importamos com o coletivo. Dói? Muito. Mas não sentir nada é q preocuparia.
"o flerte troteando alerta
bufa e se nega pros lados
e uma perdiz se degola
no último fio do alambrado
apeia na cruz da estrada
e o seu olhar se enfumaça
saca o sombrero em silêncio
por respeito a sua raça."
-- Entrando no M'bororé, Elton Saldanha.
Mais um efeito importante d nunca termos atingido valores realmente baixos d novos casos d #COVID19 em todo o país: esgotamento físico e mental d profissionais d saúde. Desde a equipe d atendimento (incl de apoio e complementar) até técnicos d Labs, vigilância epi, pesquisadores+
Desde março num ritmo frenético, hora extra a rodo, férias suspensas ou simplesmente ignoradas, plantão recorrente, ...
Além da marretada na saúde e qualidade d vida dessa galera, isso tbm impacta na qualidade do serviço prestado.
Ah, e sabendo q em janeiro pd tr redução d equipe
Pra quem acha que o mundo é um unicórnio alado soltando arco-íris e passeando com os ursinhos carinhosos: hora extra *não remunerada* muitas vezes, viu? Só pra deixar claro.
E mesmo as horas/plantões extras remunerados já tem equipe desistindo pq simplesmente não aguenta mais.
Che, negócio está ficando realmente preocupante...
Boletim #InfoGripe semana 47 (15/11-21/11). #SRAG no país com sinal de crescimento.
12 capitais c sinal de ↗️ na tendência de longo prazo
21 estados c ao menos 1 macro de saúde c/ ↗️ na tend. de longo ou curto prazo. #COVID19
Capitais.
↗️Sinal forte (prob. > 95%): BH (MG), Campo Grande (MS), Maceió (AL), e Salvador (BA).
↗️Sinal moderado (prob. > 75%): Curitiba (PR), Natal (RN), Palmas (TO), plano piloto de Brasília e arredores (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP), e Vitória (ES)
Obs.: registros referente apenas aos residentes das capitais. Não inclui notificações de unidades de saúde da capital relativo a residentes de outros municípios.