Pra quem está em dúvida se a questão da faixa etária faz sentido como lógica de priorização de uma eventual vacina de estoque limitado com abastecimento lento ao longo de 2020, separa o mate e te atina aqui neste 🧶 rapidinho.
#MAVE #FIOCRUZ #COVID19 #ABRASCO
Dia 2020-12-01 a @ABRASCO organizou um webiário (Ágora) muito bacana, e lá eu falei sobre grupos de risco no Brasil a partir dos dados de #SRAG:
bit.ly/abrasco-grupos…
Puxei aqui só os slides sobre faixa etária. Linha horizontal no gráfico de letalidade: valor para todos os casos de SRAG por #COVID19 hospitalizados no país (33,4%). Linha hor preta e dourada na incidência: valor para a população em geral para casos (1,4) e óbitos (0,5).
Aí tu saca a boina/chapẽu de barbicacho e bombea:
1) as vacinas estão sendo avaliadas em relação a desenvolvimento de sintomas e óbitos. Não se está testando para transmissão.
2) a distribuição no começo do ano vai ser curta feito coice de porco. Lenta feito jabuti na subida.
Obs.: dados do SIVEP-Gripe até Agosto/2020, limitado a hospitalizados e óbitos, com confirmação de SARS-CoV-2 por RT-PCR.
Lembrando que esses resultados são frutos do trabalho de toda a galera do #MAVE @leosbastos @fccoelho @O_G_Cruz @AntguiAntonio @claudiatcodeco @lapfreitas e mais uma tigrada que não está no Puleiro.
Pra tu ver como a pessoa realmente tá na capa da gaita... Simplesmente esqueci que o @DrDanielVillela , atual diretor do #PROCC, membro do #MAVE, e obviamente envolvido nesse trabalho, também está aqui no Puleiro. 🤦‍♂️
Mil perdões, Daniel!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcelo F C Gomes

Marcelo F C Gomes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @marfcg

4 Dec
Boletim #InfoGripe semana 48 (22/11 - 28/11):
13 capitais com sinal↗️
22 estados com ao menos uma macro de saúde com sinal ↗️ ImageImage
Segue comparação entre os mapas de tendência de longo prazo para capitais e macrorregiões de saúde nas semanas 47 e 48, para referência... ImageImage
Manaus voltou a apresentar crescimento, após leve queda em outubro. A estimativa de sinal moderado de queda apresentada no boletim da semana 46 já havia sido desfeita no boletim da SE 47, e agora sugere retomada d crescimento ocorrida em novembro. Image
Read 16 tweets
3 Dec
Reforçando: dada a limitação de oferta de vacinas, a estratégia atual é, de maneira escalonada, priorizar grupos de risco para caso grave e óbito. Não é grupos de risco por alta exposição. Até pq ñ se sabe a eficácia de nenhuma das vacinas atuais em conter a transmissão. +
E, caso o foco fosse nível de exposição, teríamos aí então:
Profissionais de ensino;
Mercado;
Restaurantes e bares;
Comércio em geral;
Motoristas;
...

Mas os promotores tem razão: não é questão de egoísmo, não. É de privilégio mesmo.
A exceção são os profissionais que trabalham em unidades de saúde, que de fato é por exposição. Mas a lógica nesse caso é preservar a capacidade de atendimento hospitalar.
Read 4 tweets
2 Dec
Bate papo rápido com o @leosbastos sobre nossa situação de surrealismo mágico para final de ano com casos ↗️⬆️e a medida de reduzir horário de comércio como medida de proteção em dezembro (???): +
"Reduzir horário com promoção é algo excelente pra aumentar a exposição.
É tipo reduzir linhas de ônibus."
"Né? 'Ah, mas dentro da loja só 30%'. Ah, tá. Vai, sim. E mesmo que fosse, a fila fica como? O ar interno fica como? Os funcionários ficam como? O provador fica como?"
Não é possível que só a gente esteja pensando nisso. 'Ah, mas o comércio não pode mais sofrer'. Filho, vende pelo zap. Até cachorro quente já vende por zap. 'Mas tem q experimentar a roupa'. Estende o prazo de troca e autoriza atend com hora marcada, envio pelos correios, ...+
Read 4 tweets
30 Nov
Aos prof d saúde, analistas de dados, pesquisadores, jornalistas e qqr pessoa que esteja trabalhando/acompanhando diaria/semanalmente os dados de #COVID19 e já perdeu a conta de qntas vezes se viu de olhos marejados *do nada*: amo vocês; tamo junto; vamos que vamos.
Como dito num episódio de Law & Order SVU: "o dia q você não se abalar por uma situação desse tipo é o dia q você devem se preocupar". (ou algo do tipo)
Sinal que estamos vivos. Que somos humanos. Que nos importamos com o coletivo. Dói? Muito. Mas não sentir nada é q preocuparia.
"o flerte troteando alerta
bufa e se nega pros lados
e uma perdiz se degola
no último fio do alambrado
apeia na cruz da estrada
e o seu olhar se enfumaça
saca o sombrero em silêncio
por respeito a sua raça."
-- Entrando no M'bororé, Elton Saldanha.
Read 5 tweets
30 Nov
Mais um efeito importante d nunca termos atingido valores realmente baixos d novos casos d #COVID19 em todo o país: esgotamento físico e mental d profissionais d saúde. Desde a equipe d atendimento (incl de apoio e complementar) até técnicos d Labs, vigilância epi, pesquisadores+
Desde março num ritmo frenético, hora extra a rodo, férias suspensas ou simplesmente ignoradas, plantão recorrente, ...
Além da marretada na saúde e qualidade d vida dessa galera, isso tbm impacta na qualidade do serviço prestado.
Ah, e sabendo q em janeiro pd tr redução d equipe
Pra quem acha que o mundo é um unicórnio alado soltando arco-íris e passeando com os ursinhos carinhosos: hora extra *não remunerada* muitas vezes, viu? Só pra deixar claro.
E mesmo as horas/plantões extras remunerados já tem equipe desistindo pq simplesmente não aguenta mais.
Read 4 tweets
25 Nov
Che, negócio está ficando realmente preocupante...
Boletim #InfoGripe semana 47 (15/11-21/11).
#SRAG no país com sinal de crescimento.
12 capitais c sinal de ↗️ na tendência de longo prazo
21 estados c ao menos 1 macro de saúde c/ ↗️ na tend. de longo ou curto prazo. #COVID19
Capitais.
↗️Sinal forte (prob. > 95%): BH (MG), Campo Grande (MS), Maceió (AL), e Salvador (BA).
↗️Sinal moderado (prob. > 75%): Curitiba (PR), Natal (RN), Palmas (TO), plano piloto de Brasília e arredores (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP), e Vitória (ES)
Obs.: registros referente apenas aos residentes das capitais. Não inclui notificações de unidades de saúde da capital relativo a residentes de outros municípios.
Read 22 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!