O BRASIL DO PODER JUDICIÁRIO NUNCA ESTÁ EM CRISE.

- O PIB vai encolher 4,5% em 2020.
- O desemprego atinge um recorde de 14,6% (14 milhões).
- Mais de 800 mil empresas fecharam.

Cada pagando de alguma forma, menos um grupo: nosso judiciário que vive em outro Brasil pelo jeito.
No meio da maior crise recente, o Tribunal de Justiça de SP aprovou auxílio-saúde para magistrados. Um reembolso de até 10% do salário.

Quem recebe R$ 39 mil podem reembolsar até R$ 3,9 mil. Que empresa privada dá um plano de saúde nesse valor?

Serão R$ 2 bilhões em 10 anos!
Outra.

O Ministério Público do MT vai gastar R$ 2,2 milhões com a compra de 400 iPhone e Samsung Galaxy de última geração. O edital exigia iPhone 11 Pro Max com CAMÊRA TRIPLA!

Por fim, os Procuradores de SP pediram PRIORIDADE para receberem a vacina contra COVID.
Os privilégios estão nos grandes números.

80% dos promotores do Ministério Público de SP recebem salários acima do teto de R$ 39,2 mil. Além de 60 dias de férias. Entre os magistrados (Juízes e Desembargadores) esse valor é de 70%.

Ou seja, é um teto que não é teto.
Não à toa, de 2014 para 2019, o custo do Judiciário no Brasil aumentou R$ 10 bilhões.

Ao todo, foram R$ 100 bilhões de gastos com o Judiciário. Equivalente a 1,5% do PIB.

Esse é proporção é muito maior que países como:
- Alemanha (0,3%)
- Chile (0,2%)
- Espanha (0,5%).
Fosse um Judiciário rápido e eficiente, MENOS mal.

Não é o que vemos. De 133 países, estamos em 103º como Judiciário mais lento do mundo, segundo Banco Mundial.

Ou seja, temos um judiciário caro, com privilégios, mas que ainda é mais lento que outros países.
E não é por falta de gente!

Nenhum país do mundo tem tantos funcionários como o Brasil no Judiciário. São 210 funcionários por 100 mil habitantes. Enquanto a média mundial 50 funcionários por 100 mil habitantes.

Normal ter muita gente em um país em que tudo é judicializado.
Essa morosidade e esse sistema judiciário lento tem custos.

Reduzir a lentidão das cortes traria um ganho de produtividade de 5% na India, segundo Boehm e Oberfield (2019).

No Brasil estima-se que tribunais ineficientes reduzem o investimento em 10% e o emprego em 9%!
Esses são os Privilégios da Toga. Gente recebendo acima do teto CONSTITUCIONAL. Pedindo aumento na crise. Pedindo sempre mais auxílios.

São os mesmos que vão falar sobre a desigualdade no Brasil. E fingem que não são parte do problema. Passou da hora de darem o exemplo.

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28 Nov
"QUEM QUER PAGAR MAIS IMPOSTOS?" Pergunte a qualquer um. A resposta: Ninguém!

Agora, pergunta quem acha que o governo deve fornecer algum bem ou serviço? Muitos!

Não adianta pedir tudo do Estado e querer pagar menos impostos. IMPOSTO É O RESULTADO DO QUE PEDIMOS DO GOVERNO.🧵
Muitos acham que o governo decide o nível de impostos ao seu bel-prazer. Não é assim!

O nível de imposto é o que vai equalizar o quanto o governo precisa arrecadar para pagar os gastos.

Se o governo promete e gasta muito, vai ter que subir o nível médio de imposto. Simples...
Temos então um impasse.

Pessoas querem bens públicos (saúde, educação. segurança etc). Mas não querem pagar mais impostos.

A solução parece ser: "vamos focar no que é essencial e poderemos ter uma alíquota menor..."

Aí começam as diferenças. O que é essencial? Onde cortar?
Read 9 tweets
25 Nov
O governo deveria privatizar os Correios?

Isso certamente é uma decisão da população. Mas uma coisa é fato, o governo deveria abrir o capital da empresa.

Colocar os Correios sujeito às regras do mercado vai ajudar em muito a ENORME ineficiência da Empesa.
Entre 2015 e 2017 os correios tiveram um prejuízo de R$ de R$ 5,5 bilhões!

Para cobrir parte do rombo e os Correios continuarem operando, o Tesouro aportou R$ 224 milhões nos últimos 2 anos.

Aportes do tesouro é uma maneira de dizer que os brasileiros pagaram esse rombo.
Ser uma empresa pública, que não se sujeita às regras do mercado, tem consequências:

- Se tem prejuízo, o Tesouro cobre.
- Se tem um serviço ruim, a população aceita porque, em muitos serviços, não há alternativas.
- Inovar também não precisa.
- Pra que reduzir custos?
Read 10 tweets
17 Nov
Uma característica em comum de pessoas que atingiram os seus objetivos na vida é como elas tomam BOAS DECISÕES e os VALORES que possuem.

A 1ª carta do Jeff Bezos para os acionistas da Amazon (1997) mostra como ele joga o jogo da vida. Me inspira bastante. Vale compartilhar.
É TUDO SOBRE O LONGO PRAZO

Uma medida fundamental do sucesso é quanto estamos criando de valor para as pessoas e para nós no LONGO PRAZO.

Devemos tomar decisões e investir nosso tempo em coisas que darão retornos em 3, 5, 10 anos, ao invés de resultados em 6 meses ou 1 ano.
ESCOLHA A PESSOAS (ACIONISTAS) COM OS MESMOS VALORES

É fácil dizer que estamos olhando 5, 10 anos a frente. Mas justamente devido à ênfase no longo prazo, podemos tomar decisões de maneira diferente do que algumas pessoas e empresas.

Por isso escolha bem quem estará com você.
Read 10 tweets
13 Nov
O EFEITO PSOL: A NOVA ESQUERDA (MUITO) LONGE DOS POBRES

O PSOL se intitula como a nova esquerda. E jura que é o partido da periferia, dos mais pobres.

Não é o que tem dito as urnas. É só olhar eleições passadas. Parece que essa nova esquerda está muito mais perto dos ricos. 🧶
Vamos olhar a votação de Freixo em 2016 quando foi candidato a prefeito do RJ.

No 2° turno, das 97 zonas eleitorais do Rio, Freixo venceu em 26. A maioria na Zona Sul. Em Laranjeiras ele teve 67% dos votos válidos.

Em Santa Cruz, uma das regiões mais pobres, apenas 22%.
Pra quem não é familiarizado com a geografia do Rio, eu fiz um gráfico com a correlação entre a Votação do Freixo em cada bairro e o respectivo IDH.

Sem muita surpresa (para alguns) a correlação é extremamente forte: quanto mais pobre a região, menos o Freixo teve votos.
Read 10 tweets
8 Nov
Qual o impacto da eleição de Joe Biden para o Brasil?
Ou, Trump seria melhor pra nossa economia?

Essa é a pergunta que muitos têm feito.
A resposta: não faz muita diferença pros brasileiros.

Os problemas que faz o Brasil um país pobre depende muito + da gente. Segue a thread.
O PIB de um país pode ser medido como:
PIB = número de trabalhadores X quanto cada trabalhador produz.

Ou seja, a renda de uma país cresce porque (i) aumentou o número de trabalhadores do país ou (ii) porque eles estão mais produtivos.

E o que aconteceu com o Brasil em 40 anos?
NOSSO HISTÓRICO DE CRESCIMENTO É BAIXO

De 1980 a 2019, o Brasil cresceu apenas 2,2% a.a., em média! Sendo:
- 2,0% crescimento da mão de obra.
- 0,2% produtividade.

Ou seja, o pouco que crescemos foi porque estávamos aproveitando o boom demográfico.
Read 10 tweets
31 Oct
R$ 807 MILHÕES! Esse foi o valor do fundo partidário destinado às eleições de 2020.

Pra quem defende recurso público em campanha de políticos, o argumento é que ele estimularia a renovação política.

Os dados mostram, porém, que isso tá longe de acontecer. Segue.
O @partidonovo30 tem por valor que 100% das campanhas sejam feitas SEM RECURSOS PÚBLICOS.

A ideia é que, alguém que pretenda se candidatar deve ter a capacidade de mobilizar sua comunidade e angariar os fundos.

O seu Jair, manobrista, não tem que financiar candidatura alguma.
Para ser justo (e não ser partidário), há outros lobos solitários que também não utilizaram recursos públicos em 2018 e em 2020.

@kimpkat, @FernandoHoliday e @arthurmoledoval fizeram e fazem campanha sem recurso público. Além dos vereadores da chapa da legenda do Arthur (51).
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