Nada como começar o dia com ótimas notícias, para recuperar o orgulho de ser #SUS
Ciência, seriedade, comprometimento, colaboração, em prol da vida. Vamos em frente!
Se tudo que foi falado se confirmar (e tenho total confiança que sim), tenho certeza que vocês estarão celebrando também já, já. Cada avanço deve ser celebrado.
Ah, pra não gerar falsa expectativa: não, não é que a vacinação vai começar amanhã ou mês que vem. Mas é ainda assim é um grande avanço no planejamento.
Expectativa: cerimônia de apresentação do plano.
Realidade: cerimônia de entrega de um calhamaço ao presidente com aglomeração e várias autoridades (inclusive da saúde) sem máscara. 🤔
É pra comemorar, sim!
Indígenas, quilombolas, ribeirinhos, moradores de rua: ✅
Todos os funcionários de instituições de ensino, não apenas professores/as: ✅
População com deficiência: ✅
População privada de liberdade, não apenas os servidores desse sistema: ✅
Motoristas: ✅
Boletim #InfoGripe semana 48 (22/11 - 28/11):
13 capitais com sinal↗️
22 estados com ao menos uma macro de saúde com sinal ↗️
Segue comparação entre os mapas de tendência de longo prazo para capitais e macrorregiões de saúde nas semanas 47 e 48, para referência...
Manaus voltou a apresentar crescimento, após leve queda em outubro. A estimativa de sinal moderado de queda apresentada no boletim da semana 46 já havia sido desfeita no boletim da SE 47, e agora sugere retomada d crescimento ocorrida em novembro.
Pra quem está em dúvida se a questão da faixa etária faz sentido como lógica de priorização de uma eventual vacina de estoque limitado com abastecimento lento ao longo de 2020, separa o mate e te atina aqui neste 🧶 rapidinho. #MAVE#FIOCRUZ#COVID19#ABRASCO
Dia 2020-12-01 a @ABRASCO organizou um webiário (Ágora) muito bacana, e lá eu falei sobre grupos de risco no Brasil a partir dos dados de #SRAG: bit.ly/abrasco-grupos…
Puxei aqui só os slides sobre faixa etária. Linha horizontal no gráfico de letalidade: valor para todos os casos de SRAG por #COVID19 hospitalizados no país (33,4%). Linha hor preta e dourada na incidência: valor para a população em geral para casos (1,4) e óbitos (0,5).
Reforçando: dada a limitação de oferta de vacinas, a estratégia atual é, de maneira escalonada, priorizar grupos de risco para caso grave e óbito. Não é grupos de risco por alta exposição. Até pq ñ se sabe a eficácia de nenhuma das vacinas atuais em conter a transmissão. +
E, caso o foco fosse nível de exposição, teríamos aí então:
Profissionais de ensino;
Mercado;
Restaurantes e bares;
Comércio em geral;
Motoristas;
...
Mas os promotores tem razão: não é questão de egoísmo, não. É de privilégio mesmo.
A exceção são os profissionais que trabalham em unidades de saúde, que de fato é por exposição. Mas a lógica nesse caso é preservar a capacidade de atendimento hospitalar.
Bate papo rápido com o @leosbastos sobre nossa situação de surrealismo mágico para final de ano com casos ↗️⬆️e a medida de reduzir horário de comércio como medida de proteção em dezembro (???): +
"Reduzir horário com promoção é algo excelente pra aumentar a exposição.
É tipo reduzir linhas de ônibus."
"Né? 'Ah, mas dentro da loja só 30%'. Ah, tá. Vai, sim. E mesmo que fosse, a fila fica como? O ar interno fica como? Os funcionários ficam como? O provador fica como?"
Não é possível que só a gente esteja pensando nisso. 'Ah, mas o comércio não pode mais sofrer'. Filho, vende pelo zap. Até cachorro quente já vende por zap. 'Mas tem q experimentar a roupa'. Estende o prazo de troca e autoriza atend com hora marcada, envio pelos correios, ...+
Aos prof d saúde, analistas de dados, pesquisadores, jornalistas e qqr pessoa que esteja trabalhando/acompanhando diaria/semanalmente os dados de #COVID19 e já perdeu a conta de qntas vezes se viu de olhos marejados *do nada*: amo vocês; tamo junto; vamos que vamos.
Como dito num episódio de Law & Order SVU: "o dia q você não se abalar por uma situação desse tipo é o dia q você devem se preocupar". (ou algo do tipo)
Sinal que estamos vivos. Que somos humanos. Que nos importamos com o coletivo. Dói? Muito. Mas não sentir nada é q preocuparia.
"o flerte troteando alerta
bufa e se nega pros lados
e uma perdiz se degola
no último fio do alambrado
apeia na cruz da estrada
e o seu olhar se enfumaça
saca o sombrero em silêncio
por respeito a sua raça."
-- Entrando no M'bororé, Elton Saldanha.