Uma coisa curiosa do nosso tempo é como a explosão na quantidade de informação foi perfeitamente acompanhada por um emburrecimento profundo e generalizado.

Tudo se politizou e cada facção política criou um modo próprio de ser maluco.
Um dos grandes sinais de burrice é a crença ingênua na ciência e na tal "política baseada em evidências" -- o que não é mais nem o cientificismo do século XIX, mas uma versão mais rasteira e superficial, baseada exclusivamente na autoridade de burocratas.
Os cientificistas de antigamente ao menos acreditavam em algum critério de verdade -- conquanto estreito -- e esperavam encontrar respostas universais por meio do método científico.

Os cientificistas de hoje são apenas deslumbrados que acreditam em qualquer coisa que um comitê..
... diga para acreditar.

A própria noção de "política baseada em evidências" parece tão séria, tão chique, até você entender que "evidence" em inglês significa "indícios", isto é, algo meramente provável, indicativo.
Qualquer política é "baseada em indícios", afinal há sempre indícios contra ou a favor qualquer coisa. Mesmo no domínio estreito da ciência, o método científico só consegue resolver definitivamente um punhado de questões. Quando entramos no domínio movediço das políticas...
... públicas, onde estamos lidando com inúmeras opções com configurações diferentes, atravessando áreas do conhecimento distintas, é óbvio para qualquer pessoa minimamente culta que não há critério universal que possa ser utilizado para equalizar todas as variáveis.
O exemplo mais simples do modo: é claro que é importante ver o que os cientistas dizem sobre o coronavírus. Porém, qual a área da ciência capaz de criar um modelo unificado que contém o impacto financeiro e social de medidas em escala global nunca antes utilizadas?
Obviamente, estamos muito longe do terreno científico, plenamente instalado no campo das ações práticas, onde é preciso tomar decisões prudenciais, isto é, articular interesses, riscos e probabilidades, sem qualquer esperança de encontrar uma resposta final acertada.
Curiosamente, creio que o cidadão comum percebe isso com mais facilidade do que a classe acadêmica, a qual tem dado um show de estupidez, certamente intoxicada pelo impulso corporatista de defender sua posição privilegiada no novo estado das coisas.
Ao fizer isso, no entanto, os acadêmicos não estão agindo de modo algum como cientistas, mas como mero burocratas sedentos por poder e atenção.

No fim das contas, a tal ciência contemporânea tem pontificado sobre mais assuntos e defendidos mais dogmas do que qualquer concílio..
... medieval.

Além disso, os dogmas contemporâneos já não duram mais que algumas semanas, como se viu como passamos a acreditar na ineficácia das máscaras para sua obrigatoriedade absoluta até chegarmos no curioso estado atual onde elas são importantíssimas, mas não...
... suficientes para evitar a necessidade do isolamento nem da vacina (que também é importantíssima, mas também requer a continuação do isolamento).

Em meio a essa escalada de contradições, não é de espantar que tenha surgido uma direita meio surtada, tipo o Alex Jones.
Embora o conspiracionismo seja uma forma de loucura, ele acaba sendo uma reação à loucura da cultura média. O tio do zap que acredita que a vacina é um estratégia para implementar microchip pode estar delirando, mas o surto não deixa de ter uma dose de prudência...
... que parece ter sumido totalmente da população bem pensante, a qual parece ter esquecido que os seres humanos são falhos e que uma vacina lançada às pressas em escala global pode causar danos não-lineares muito mais graves do que uma doença cuja gravidade...
... parece variar enormemente de caso para caso.

Enfim, isso já está enorme, então vou parar por aqui.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Lucas Mafaldo

Lucas Mafaldo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lucasmafaldo

22 Dec
Embora vários ministros do STF não prestem, um dos grandes erros da direita foi fazer um ataque genérico ao órgão. Além de alimentar a narrativa da esquerda, isso faz com que os ministros se unam para se proteger.
Uma das regras básicas do poder é "dividir e conquistar". O impeachment de um ministro vale mil vezes mais do que uma CPI da Toga.

E tem um alvo claro agora: o Ministro Alexandre, com seu inquérito das fake news, deu início a uma série de perseguições arbitrárias.
Se a direita fosse organizada, deveria contra-atacar em várias frentes. A principal seria o impeachment, mas também acho válido e importante denunciá-lo em fóruns internacionais, para mover a opinião pública.
Read 4 tweets
30 Nov
Parece então que (surpresa, surpresa), a grande mídia tinha exagerado as chances da esquerda.

Os resultados reforçam minha convicção que a esquerda só tem apoio sólido de uns 25% da população, enquanto a base da direita é mais próxima de 40-50% (os 25-35% restante...
... sendo um voto mais "ideologicamente fluido"). A direita só não vence mais eleições por falta de apoio orgânico na sociedade civil (participação nas instituições, grande mídia, liderança partidária, etc.).

Dito isso, o fracasso do PT é uma ótima notícia para a esquerda....
... afinal, o PT se tornou um imenso passivo eleitoral. Há tempos digo que Lula é o principal obstáculo para eles voltarem à presidência: ele garante o apoio desses 25%, mas impede a esquerda de ir além deles.

A esquerda tem sido bem mais eficiente atuando agora por meio do...
Read 5 tweets
29 Nov
Finalmente fui assistir as outras temporadas de True Detective. Realmente não são tão boas quanto a primeira, mas a terceira vale a pena.

Gosto especialmente que retomam a coisa de contar a história em tempos diferentes (não é spoiler, já que aparece já nas primeiras...
... cenas). Imagino que seja um desafio para o autor compor a história em três pedaços. A caracterização ficou ótima também.

A única coisa que eu não gostei tanto (especialmente em relação à segunda temporada) é que nossa época tem basicamente narrativas de pessoas abaixo...
... da situação. Entendo que é uma contraposição ao idealismo excessivo de outras épocas, mas dá saudades de ver narrativas onde as pessoas com pessoas mais capazes. Por isso eu gosto tanto de Fargo.
Read 4 tweets
29 Nov
Finalmente ouvi um podcast do BAP. Esse último é bom mesmo. O (pseudo?) sotaque russo é muito engraçado, assim como a defesa de todas as opiniões inaceitáveis na sociedade contemporânea. É uma espécie de “performance” invertendo os dogmas do dia.

E acho que a leitura sobre...
... Trump está correta também, mas creio que ele superestima (assim como boa parte da direita-br), as chances de uma virada. Ainda é possível, mas é quase nulo. Ele precisaria de ter mais apoio de líderes republicanos. O partido quer deixar a eleição para trás.
No entanto, a janela existe e, como já falei, acho até moralmente obrigatório testá-la. E a janela é que há suspeita suficiente para contestar na justiça e até para pedir que as legislaturas estudais não mandem delegados democratas.

Isso é estritamente constitucional e parte...
Read 5 tweets
21 Nov
Queria escrever algo mais longo, mas não quero adiar e acabar deixando para lá. Logo... uma breve atualização da minha leitura do momento político brasileiro.
Em primeiro lugar, acho muito útil falar em Nova Direita. Para mim, esse termo designa um movimento político real, formado em 2013.

Esse movimento surgiu basicamente por uma síntese negativa: todo mundo que era anti-petista e não queria uma opção claramente à esquerda entrou...
... no barco.

A Nova Direita incluía jovens ideólogos de direita, pessoas aleatórias procurando oportunidade de carreira, a classe média que estava puta com o PT, eleitores da Velha Direita que estavam sem casa e setores econômicos desprestigiados (como o agronegócio)
Read 29 tweets
21 Nov
Gente que reclama de discurso de ódio = gente cheio de ódio no coração e usar isso como desculpa para policiar linguagem.

Eis tudo que precisa ser dito sobre a nova esquerda.
O ódio é o verdadeiro inimigo. Ele deve ser substituído pela caridade. Mas isso só acontece no coração, por meio da conversão.

Policiar a linguagem é outra coisa. É truque de quem está com o próprio coração corrompido.
Como explicar a sanha em tirar os meios de substância do @opropriolavo, do Brasileirinhos e tantos outros senão pelo ódio? Eles não estão preocupados com o discurso. Eles querem varrer os inimigos da face da terra.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!