Meu grande aprendizado (e choque) de 2020 foi descobrir que pouquíssimas pessoas no Brasil conseguem manter o foco mental para ler um texto com mais de 280 caracteres. É assustador dado o mundo cada vez mais complexo em que vivemos, entender nuances e detalhes é crucial.
Possivelmente mais assustador que isso é perceber que muitos jornais/revistas brasileiros agora seguem esse modelo de matérias cada vez mais curtas, mais rasas, com repetição de 1 ou 2 bits de informação. Mas abusam das manchetes e mídias sociais para atrair os "leitores”.
É muito mais fácil mentalmente ler (ou assistir) informações com as quais já pré-concordamos, traz até uma sensação de recompensa esse “cognitive ease”. Textos + longos frequentemente trazem detalhes que contrariam nossos pré-julgamentos, dá um tilt mental, "cognitive strain”.
Em 2021, faça um favor a si mesmo. Lute contra o “cognitive strain”, leia textos mais longos, e leia textos que contrariam aquilo que você pensa. Faz muito bem, corrige alguns erros e melhora seus argumentos.
Deixarei aqui alguns links com bons textos longos para vocês que estão isolados lerem sem pressa. Muitos são em Inglês. O @NexoJornal tem ótimas matérias também, mas infelizmente não sou (ainda) assinante.
bbc.co.uk/news/science-e…
Aqui alguns ótimos textos do New York Times sobre vacinas nytimes.com/spotlight/coro…
Por último, saiba que ler textos longos nem sempre é fácil. As vezes o “cognitive strain” bate forte, e a gente se coça para olhar o WhatsApp, o Twitter, a geladeira.. Saiba que é seu cérebro sendo mimado e buscando prazer imediato. Lute contra. Eu jogo o celular atrás do sofá.
Convido os amigos jornalistas brasileiros a recomendar alguns dos melhores textos longos de 2020, e linka-los aqui nos comentários. Tem muita coisa boa publicada, mas que talvez foi ignorada por muitos pq na mesma semana o presidente resolveu comer pastel ou jogar futebol.
Aqui uma série de tweets dessa íncrivel jornalista que trabalhou exclusivamente com COVID para o New York Times. Ela vai linkando e explicando cada um de seus principais artigos em ordem cronológica.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ricardo Parolin Schnekenberg MD

Ricardo Parolin Schnekenberg MD Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @parolin_ricardo

29 Dec 20
Vou tentar algo diferente… Sobre COVID19, quais são suas dúvidas? O que poderia ser mais bem explicado?
Obviamente não conseguirei responder todos, muito menos hoje. Mas prometo que todo momento que tiver com alguns minutinhos livres no laboratório eu vou olhar os comentários e irei respondendo ao longo dos dias.
Pessoal, 2 da manhã aqui, preciso dormir e ir trabalhar amanhã (hoje) cedo. Mas colegas médicos e pesquisadores, fiquem a vontade para responder as perguntas aqui. Ou de linkarem respostas para perguntas repetidas.
Read 10 tweets
10 Dec 20
Em NOVEMBRO 2019 uma criança italiana apresentou um quadro clínico semelhante a sarampo. Um artigo publicado hoje mostra que o caso era na verdade COVID19. wwwnc.cdc.gov/eid/article/27…
O interessante da história não é a apresentação cutânea — isso já é conhecido pelos pediatras — e sim a linha do tempo da COVID19 circulando desapercebida na Europa.
Normalmente fico receoso com esse tipo de afirmação de casos super precoces, mas outras linhas de evidência me fazem acreditar que esse caso seja verdadeiro. Especialmente a detecção de material genético do vírus no esgoto da região na mesma época. sciencedirect.com/science/articl…
Read 4 tweets
10 Dec 20
O @MPF_GO irá também requisitar a Sociedade Brasileira de Cardiologia os estudos clinicos que embasam as recomendações da entidade? Ou a Igreja Católica os documentos que ensinam padres a rezar a missa? Qual a capacidade técnica do @MPF_GO de avaliar essa questão?!
Os estudos são públicos, não é necessário requisitar nada a nínguem, basta ter capacidade técnica de interpretá-los. E caso haja dúvida, apenas consultar quais as recomendações das autoridades sanitárias de países desenvolvidos. A @SBInfectologia não possui “informações internas”
Recomendação do NHS Britânico: Sintomas = Fique em Casa. Não saia nem para ir a farmácia. Agende um teste pelo telefone. nhs.uk/conditions/cor…
Read 10 tweets
8 Dec 20
Brasil mostra ao mundo a triste evolução natural de uma epidemia de COVID19 não combatida adequadamente. Em Outubro ~76% dos moradores de Manaus já haviam sido infectados. E mortes só não foram maiores devido a população majoritariamente jovem.
O próximo ensinamento que Manaus pode dar ao mundo é se reinfecções são:
1) Possíveis
2) Frequentes
3) Quanto tempo demoram a ocorrer
4) Levam a hospitalizações
5) Levam a mortes
Fica o alerta para o resto das cidades brasileiras e de outros países: a única forma de evitar que grandes parcelas da população de infectem são as medidas de controle bem executadas e no tempo correto.
Read 9 tweets
3 Dec 20
É muito mais provável que você seja infectado por um familiar ou amigo próximo do que por um desconhecido. Não adianta apenas praticar distanciamento social com desconhecidos. Se não ficar “estranho” e “frio” socialmente você não está se distanciando adequadamente.
Read 4 tweets
2 Dec 20
Creio que reinfecções por COVID19 não sejam raras, mas apenas extremamente difíceis de serem efetivamente comprovadas. O set de critérios que precisam ser cumpridos para provar uma reinfecção é algo inacreditável. As comprovadas são apenas a pontinha do iceberg.
NOTA: Essa é minha *OPINIÃO*, e ela destoa da de outros cientistas e pesquisadores. Minhas razões para acreditar nisso são puramente lógicas, e contrariam vários dados experimentais do campo da imunologia muito bem explicados pelo @mab_sp125. Critérios:
cdc.gov/coronavirus/20…
Por último, a distinção entre algo raro e comum é diferente entre as pessoas. Se 1% dos infectados estiver novamente suscetível após 6 meses, eu consideraria isso comum (em termos populacionais).
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!