O 1º dia do ano é conhecido internacionalmente como "Public Domain Day", pois é a data oficial em que obras entram em domínio público após cumprirem os prazos estipulados por leis de direito autoral, que varia em cada país (no Brasil o prazo é de 70 anos após a morte do autor).
Nos EUA, cujo prazo de domínio público conta a partir do registro da obra no país, e não da morte do autor, estão entrando em domínio público livros clássicos como The Great Gatsby de F. Scott Fitzgerald, Mrs. Dalloway de Virginia Woolf e In Our Time de Ernest Hemingway.
No entanto, toda essas obras citadas já eram para ter entrado em domínio público em 2001, não fosse um lobby que a Disney fez no congresso estadunidense que expandiu o prazo para a entrada em domínio público (na época 75 após o registro) em mais 20 anos.
Essa artimanha, que ficou conhecida como "Lei Mickey", é sempre utilizada pela Disney toda vez que a primeira obra de seu principal personagem, Steamboat Willie, está prestes a entrar em domínio público.
E é provável que até 2024, quando o Mickey de Steamboat Willie deverá entrar em domínio público pela lei atual, a Disney faça novamente lobby para estender o prazo de copyright. O problema que a lei vale para todas as obras, impedindo que todas entrem em domínio público.
Agindo assim, a Disney está invalidando o domínio público. E isso é extremamente perigoso para a existência da própria cultura humana. Inclusive a existência do domínio público é vital para o próprio funcionamento do direito autoral ou do copyright.
Alias, sem o domínio público, a própria Disney não teria conseguido fazer a maioria de seus grandes sucessos de animação, e provavelmente não seria a gigantesca corporação que é hoje. Mas a grana e a hipocrisia falam mais alto.
Não bastasse a extensão do copyright, essas mudanças na lei vem paulatinamente subvertendo o conceito de direito autoral e transformando-o em propriedade privada (que são conceitos distintos, mas que infelizmente muito confundem como iguais, inclusive muitos autores).
Mas autoria não é propriedade privada. Pois toda criação autoral deriva do que veio antes, portanto, do domínio público. Assim sendo, ao domínio público um dia deve voltar. Eis a importância de movimentos de cultura livre e copyleft do qual eu e muitos outros autores fazem parte.
A nossa intenção é criar um poço de obras livres que sirvam de resistência a privatização da autoria e do domínio público que grandes corporações como a Disney estão tentando fazer e que, se não for impedido, irá culminar na privatização da própria cultura popular e de bem comum.
Em tempo, todos os meus quadrinhos autorais podem ser acessados e lidos gratuitamente, e estão sob uma licença aberta Creative Commons (CC BY-SA) que permite o livre compartilhamento e a criação de obras derivadas, inclusive para uso comercial.
Sobre Domínio Público e Cultura Livre cadusimoes.com/sobre-dominio-…
P.S.: Se você quer se aprofundar nessas questões de Direito Autoral, Domínio Público, Copyleft e as tretas com a Disney, recomendo a leitura do livro Cultura Livre de Lawrence Lessig drive.google.com/file/d/1pp1o0j…
Percebi pela grande repercussão deste fio que muita gente desconhecia os problemas abordados. Então é importante que cada vez mais gente se informe e tome consciência dessas questões para lutarmos juntos pela preservação do domínio público, da cultura livre e do bem comum.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Cadu Simões

Cadu Simões Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @cadusimoes

11 Oct 20
Tomo a liberdade de republicar aqui em formato de thread a história em quadrinhos da campanha eleitoral do @GuilhermeBoulos e da @luizaerundina para facilitar a leitura dela de forma fluída e sequencial. #ViraSP50 #BoulosErudina50 Image
Image
Image
Read 45 tweets
16 Mar 20
"Uma Aventura do Fantabulástico Homem-Grilo" por Alex Rodrigues.

Quadrinhos publicado originalmente em 2014 e que agora republico para vocês aqui no twitter em formato de thread.

#homemgrilo #quadrinhos #comics #webcomic #webtoon #superheroi #superhero #bandadesenhada #osasco
Read 21 tweets
30 Apr 19
Não gosto de fazer postagens de explicação dos meus próprios quadrinhos, pois acho que isso é como explicar uma piada, mas vou abrir uma exceção para falar sobre como a forma, o conteúdo e a temática de Cosmogonias se relacionam. Capa de Cosmogonias
Até porque Cosmogonias foi publicada em 2016, então quem tinha que ler já leu, e os leitores, como constatei pelas resenhas e contatos direto, já avançaram em todas as camadas, elementos e referências que coloquei nas histórias. Com exceção de um. Bem, até agora.
Não que fosse algo muito complexo, ou muito "cabeça" de entender, mas é que para perceber esse elemento de Cosmogonias precisa de uma atenção a detalhes que talvez não se perceba numa primeira leitura. E a intenção é que de fato se fizesse mais de uma leitura para poder entender.
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!