Conversei agora com um amigo inglês que me relatou um monte de aglomeração sendo descoberta por lá, em pleno inverno.
Nos EUA, tb amigos relataram q pipocam as notícias de festas fechadas clandestinas lotadas de pessoas, tb em com o frio de rachar.
Uma amiga brasileira judia q vive Rashon, Israel foi vacinada ontem, mas relatos de lá dizem q o pessoal estava saindo às ruas, bebendo nas calçadas (dentro não pode).
Destes relatos, somente amigos no Japão e meu aluno, Paulo Chen em Shanghai é que não relataram aglomeração
Q o nosso PR é um anormal, pra dizer o mínimo q curte uma atenção populista, não existe nenhuma novidade e q, como seu "buddy" Trumpeta, ele não segue a liturgia do cargo é zero novidade.
Sabemos o saco que é isso, em especial nas questões congressuais e negociações importantes
Agora, na boa, saco cheio de ouvir o povo repetir q "a aglomeração acontece por exemplo do presidente"
Po**a, gente, PÁRA! Aglomeração acontece pq SIM!
Pq querem, pq não acreditam, pq estão de saco cheio, pq desistiram de esperar, pq se acham imunes, pq estão pouco se f...ndo
Pq essa é a educação, pq querem farrear, pq não tem opção (transporte público, por exemplo), pq, pq, pq...
Tem aglomeração clandestina e não só aqui, em país com lockdown, em país mais "educado" que nós, em país mais rico, mais pobre. Virou um fenômeno e decretar lockdown como..
...no Canada, com algo parecido com uma Gestapo invadindo casa de pessoas de mesma família, pq um vizinho fez uma denúncia é algo q TB não vai dar certo.
Lembrando e repetindo. Eu não concordo! Festas de todo mundo sem máscara, praia abarrotada de gente, bar lotado, não rola!!!
Agora ficar com esse papo q a aglomeração e falta de máscara é culpa de presidente x e y! sorry, um ou outro eu até acredito, pois é pet de político mesmo, mas essa MULTIDÃO TODA, aí não dá, ofende a inteligência alheia!
É complicado entender as causas das pessoas estarem assim
...desesperadas, parecendo q não terá o amanhã, saindo às compras, às festas, às baladas como se fosse a última vez.
Isso tem ocorrido no mundo todo, com intensidades semelhantes e dado o histórico cultural brasileiro, misturado com verão e férias, sem surpresas.
De verdade!
O presidente agindo diferente mudaria alguma coisa?
Duvido muito, pois países com presidentes bem afáveis aos controles e lockdowns não tiveram sucesso na contenção humana.
É uma verdade humana inconveniente!
Dureza é ver celebridades usando politicamente a pandemia pra serem descobertas em viagens em grupo, aglomerações, festas e etc.
Alguns até apagaram redes sociais.
Enfim, a hipocrisia
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Oq me preocupa de ver o governo pouquíssimo preocupado com a questão fiscal é a armadilha em q estamos nos inserindo.
Estamos com uma atividade econômica impulsionada em partes por um voucher e sequer sabemos os efeitos da retirada do mesmo.
A inflação está batendo na porta...
...e parte significativa dela nem é demanda, é atacado e choques de oferta.
Para piorar, chuvas escassas podem afetar o custo de energia elétrica e alimentos, combustível não cai e o câmbio continua a dar preferência ao produtor exportar, afetando os preços locais.
E o hiato? 🐟
Os choques de oferta e nossa ineficaz produtividade cumprem o papel de fechamento do hiato, dando margem à elevação de preços, mesmo num cenário de desemprego elevado. O “modeulo” desafiado, assim como a Philips Curve nos EUA.
Por fim, resta o fiscal.
Sorry guys if I’m going to do this in English, but Twitter has tools of translation so it helps a lot, and I’m more comfortable with the theme on its original language . Here goes the thread 🧵 1/x
As a centrist, the rise of the Democrats really brought me concerns about what’s happening in the US & what they’re exporting all over the world. People say if Biden dies, due to his advanced age, a “liberal” will take the office. Not to mention, rumors about his mental state 2/x
A reforma tributária veio e notei (poucas) vozes reclamando da ausência de um imposto sob grandes fortunas, conhecido como IGF. Pensando nisso, levantei alguns pontos de discussão sobre a possibilidade de adoção:
Sigam a thread 🧵
(1) Ele é Popular (Populista): O imposto possui grande apelo popular, principalmente em momentos de grande crise como o atual, porém de eficácia limitada. Ele traz um senso de "justiçamento social", porém com resultado fiscal limitado;
(2) Existem neste momento 4 propostas de taxação sobre fortunas andamento no senado, sendo PLP 183/2019, 38/2020, 50/2020, 315/2015.
Somente a PLP 183/2019 é aparentemente uma das melhores até agora apresentadas, pela forma de cobrança;
São 75 BP de pancada no Real, a pior das moedas relevantes no ano. Substituição de importações? Com tal parque industrial desatualizado, de baixa produtividade e com necessidade intensa de bens de capital, acho difícil. 1/11
A economia brasileira já era fechada e o COPOM acabou de arrancar a porta, como disse o @ArthurLulaM e a pôs no nosso comércio internacional. Pra variar, a conta vai pro mais pobre, que, como sempre, vai pagar mais caro por TUDO, vis-à-vis salários... 2/11
Tudo o que tiver minimamente valor agregado, vai subir de preço, até mesmo pela característica do consumo moderno, fortemente baseado em tecnologia. A falta de concorrência tb vai prestar um papel pesado, beneficiando a indústria local, em detrimento ao consumidor final 3/11
A percepção de tempo é algo que se altera no ser humano com o passar dos anos. Quando jovens, além das transformações aceleradas no corpo, tudo é “novidade” para um cérebro feito de associações. Por isso, para uma criança o tempo “passa muito mais devagar”. Peça para uma... 1/9
...criança esperar 5 minutos para qualquer coisa, que para ela isso soa uma eternidade. Os castigos, então, parecem eternos e em partes explicam o porquê a criança se cansa logo de longas viagens, com o clássico:”já chegamos?”. Ao envelhecermos, a repetição de padrões... 2/9
...transforma nossa percepção de tempo, principalmente se fazemos a mesma coisa todos os dias, curtindo um #sextou, assistindo os mesmos programas na 📺 e entrando de férias quase sempre na mesma época. Um dia vira uma semana, uma semana vira um mês, um mês vira um ano... 3/9