Fio: É dureza acordar com notícias de acidente aéreo. Um Boeing 737-500 da Sriwijaya Air caiu 4 minutos após a decolagem de Jakarta. É muito cedo para falar qualquer coisa, muito menos para ter vídeo no canal. Os dados do @FlightRadar24 indicam uma rápida perda de altitude (1)
Caso os dados de ADS-B estejam confiáveis, é preciso haver uma falha catastrófica para um avião vir ao chão tão rápido. Entre os fatores que poderiam causar isso temos: Bomba a bordo, falha de elemento estrutural primário (PSE), míssil ou colisão no ar. (2)
Há imagens de pescadores mostrando pequenos fragmentos do avião na área do desaparecimento. A maneira com que os destroços chegam ao solo (no caso o mar de Java) indicam se houve a fragmentação do avião em voo ou não (3)
No entanto, dados de ADS-B foram transmitidos por até 19 segundos após o evento, o que indica presença de força elétrica disponível nos barramentos do avião depois do início da descida fatal. Ainda não é possível entender isso. (4)
A empresa aérea em questão, a Sriwijaya Air tem índice 1 de segurança, avaliado pelo órgão local. Esse índice seria o mais alto. Em 17 anos de operação tiveram 4 acidentes. A Indonésia é um país peculiar para aviação (5)
As operações naquelas bandas são muito complexas, a infraestrutura é horrível e o clima também, a fiscalização relaxada (até falsificações foram encontradas no relatório final do acidente com o MAX), tudo isso contribui para p elevado número de acidentes por lá. (6)
Um outro problema é que o país é na verdade um emaranhado de ilhas, cuja única maneira de acesso é através da aviação, e regras restritivas usadas em outros países não funcionam por lá. Alguém me perguntou se seria ruim para a Boeing esse acidente (7)
A princípio não, o 737-500 é uma aeronave com excelente histórico de segurança, há que se aguardar o relatório para entender todos os fatores contribuintes. (Fim)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Lito Sousa

Lito Sousa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @avioesemusicas

14 Mar 20
(1) Quem trabalha na linha de frente da aviação sabe o quanto tudo é planejado com antecedência. Mas quando vem uma crise assim em que há grande incerteza sobre o próximo passo, o planejamento fica bem comprometido. Geralmente sabemos em Janeiro o que vai acontecer em Novembro ->
(2) do mesmo ano e já está tudo planejado. Mas com o coronga, as disrupções nos levam a não ter planos para daqui a 3 semanas. Voos sendo mudados da noite pro dia, planejamentos de manutenção, horários - tudo bem dinâmico numa área em que planejamento é essencial para ->
(3) sobrevivência. Aconteceu isso após 11 de Setembro, mas naquela época o pensamento era mais sobre a viabilidade (e vulnerabilidade) da aviação como transporte. Na época da SARS, houve queda de demanda, mas não foi drástica e nem rápida como agora. É inédito uma empresa ->
Read 5 tweets
22 Feb 20
(1) Segue o fio - O Pouso com vento cruzado visto do cockpit de um A380. Neste vídeo o toque também ocorre em "crab" e é corrigido depois- motivo de críticas aos pilotos daquele vídeo viral. Assim como aquele video, neste ocorre a flutuação após o "retard" e o "flare [+]
(2) mas o piloto não pode fazer sideslip na baleia, porque o sideslip pode fazer com que o motor toque na pista antes do trem de pouso, que no A380 são mais próximos ao corpo central da fuselagem. É nítido que após o "retard" a baleia flutua a 7 pés e não desce. [+]
(3) Talvez por isso o "crab" não tenha sido desfeito, porque desfazer a 7 pés poderia significar a perda do eixo da pista. Sem sideslip e sem de-crab, só sobraram duas opções: arremeter ou esperar o toque em crab. Eles esperaram, neste vídeo e no pouso em Londres. [+]
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!