Alguns daqui devem saber que eu já fui ancap num passado distante. Eventualmente eu fiz dezoito anos, fui amadurecendo e minha posição política mudou pra "mano, só tenha bom senso"
Num diagrama político, eu sou extremamente progressista em termos de liberdade política e social, mas sou de centro em termos econômicos (vejo isso como um reflexo da minha crença de que eu não sei o suficiente de Economia pra ter uma posição diferente)
Porém, algumas ideias libertárias sobreviveram em mim depois de vários anos de reflexão. Geralmente são da forma "É importante as pessoas serem livres", mas com o porém de "Não, vender seu filho pra comprar heroína não é bem liberdade"
Ser contra propriedade intelectual é uma delas, e a justificativa segue quase inalterada
De um ponto de vista libertário, não faz sentido o conceito de propriedade intelectual porque propriedade privada está atrelada a escassez, e não existe escassez de ideias
Quando se fala "Fulano possui uma Ferrari, mas Sicrano não" é porque não dá pros dois terem a Ferrari. Porém, Sicrano pode ter o mesmo conhecimento que Fulano sem Fulano perder nada
A ideia de propriedade intelectual me parece baseada num prejuízo futuro. "Se Sicrano vender o remédio que eu inventei, eu vou ter menos lucro, então ele tá me roubando"
Me parece com contar com o ovo no cu da galinha
Esse argumento de escassez também encaixa numa visão libertária pra justificar sla, que água seja um produto comercializável e coisas do tipo. Nesse ponto eu começo a discordar porque eu não concordo que hoje em dia se tenha uma escassez de água a esse ponto, além de água ser
fundamental para a vida, uma Ferrari não
Essas questões de propriedade intelectual me ocorrem de tempo em tempo pq né, eu dou aula particular quando alguém me pede. Se eu não acredito em propriedade intelectual, eu posso cobrar?
Eu concluí que eu posso, porque eu não vendo o meu conhecimento. Bem, inclusive eu já participei de sei lá quantos projetos voluntários no IF pra ajudar o pessoal com as matérias
Eu vendo o meu tempo
Que por sinal, vale muito mais que conhecimento. Conhecimento eu adquiro mais frequentemente. Tempo é a única coisa que a gente tem e não pode recuperar
Então eu acho que quando você cobra pra ensinar alguém, seja por aula, podcast, minicurso, texto, etc, isso precisa estar na sua mente. Você não cobra por conhecimento, cobra por tempo e pelos custos que você tem
No contexto de livros e artigos, que é o que eu imagino que motivou a pergunta, existe um fator extra: essencialmente todo o conhecimento que tá ali foi obtido com dinheiro público. Restringir o acesso ao conhecimento é privar o povo do que eles próprios pagaram
Eu acho justo você cobrar uma taxa pra sla, manutenção de servidor, papel (no caso de periódico impresso), coisas do tipo. O que as grandes editoras fazem, no entanto, pra mim é roubo institucionalizado e reflete uma das falhas do nosso sistema econômico
Em círculos libertários é comum se falar em como pedágio e impostos são absurdos porque você paga duas vezes pelo mesmo serviço e etc. O que acontece aqui é pior, na minha opinião, porque você paga pra descobrir algo sobre o mundo, paga pra tornar o conhecimento público e +
paga ainda mais pra poder acessar. E as duas últimas etapas são extremamente superfaturadas. Dão dinheiro pra quem não fez nada no processo além de querer pagar de esperto
A história da Alexandra Elbakyan e da Elsevier me lembra da música de abertura do Corcunda de Notre Dame, por sinal
Hush, and Clopin will tell you
It is a tale, a tale of a man and a monster
[...]
Now here is a riddle to guess if you can
Sing the bells of Notre Dame
Who is the monster and who is the man?
De um lado você tem uma entidade que revolucionou a ciência e permitiu que a humanidade desenvolvesse seu conhecimento mais do que jamais havia sonhado, do outro uma entidade que não passa de uma ladra
Quem é a revolucionária e quem é a ladra?
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Faz uma thread explicando E=mc²? O que acha? Você já disse que achava que ela significava que uma massa vir… — Tô enrolando pra fazer essa #FísicaThreadBR há 15 dias (mals anon uahsauhs). Vamos lá curiouscat.qa/nickfismat/pos…
Acho que é interessante eu começar dando uma ideia de onde vem a fórmula. Eu vou mostrar uma dedução que tá errada (e falar que pq tá errada), mas que deve dar uma intuição bacana e que o próprio Einstein propôs em 1906 (Lemos, 2002)
Como sempre, as referências que eu citar entre parênteses vão aparecer no final da thread
Um dos maiores problemas que a gente tem com aspirantes a cientistas consumindo divulgação científica é que eles ficam com a impressão que ciência é algo fácil
Eu gosto muito de uma analogia do Marcelo Gleiser, em que ele diz que ciência é como uma orquestra: você não precisa saber tocar um instrumento pra apreciar a sinfonia
Mas o que eu gosto nisso é que ela também capta muito bem a dificuldade que se tem em fazer ciência. Se você quer só ouvir a música, basta a vontade. Se você quer só apreciar ciência, basta ler os livros excelentes do Hawking, do Rovelli, acompanhar um canal de divulgação, etc
vc dá aula particular pra aluno de médio? se n, conhece algm fera que dê? — Olha, a gente pode conversar. Eu sou um tanto mais fã de dar aula de assuntos a nível universitário, though. Não duvido que pode aparecer algu… curiouscat.qa/nickfismat/pos…
Se alguém tiver interesse, fica à vontade pra comentar aí
Ok, talvez eu devesse comentar alguns detalhes num surto de coragem pq eu preciso aprender a cobrar pelo meu trabalho
What's your biggest achievement so far? — Mano, você não sabe como eu fiquei feliz quando eu aprendi a usar a impressora da FisMat curiouscat.qa/nickfismat/pos…
Isso é não-irônico, por sinal. Um dos meus dias mais felizes na USP foi quando eu aprendi a usar a impressora da FisMat. Eu gostei MUITO mais disso do que da notícia de que eu tinha conseguido bolsa de IC, ou que fui aprovado no mestrado, etc
É um aspecto bem Soul da minha vida acadêmica. Eu me divirto muio no processo e frequentemente anseio por alguns milestones, mas eles frequentemente não tem o sabor que eu esperava
Acha que em algum futuro não muito longe, a profissão de professor presencial pode acabar, e ser substituíd… — ISSO É UM PRATO CHEIO PRA EU DESTILAR VENENO. PARTIU TWITTER curiouscat.qa/nickfismat/pos…
Primeiro a parte de aulas presenciais
Acho discutível. O sentido de você ter um professor é, na minha opinião, que a pessoa que está dando aula possa fazer algo melhor do que qualquer coisa que pode ser encontrada em um livro ou em vídeo
Existem diversos pontos no mínimo patéticos, mas podendo chegar a grotescas falhas morais, que os defensores da medida pré-integrando utilizam para defender sua visão deturpada sobre notações para integração
O primeiro, talvez até o mais comum, é colocar o diferencial logo após a integral para que não se esqueça sobre qual variável se está integrando