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10 Jan, 33 tweets, 5 min read
Um dos maiores problemas que a gente tem com aspirantes a cientistas consumindo divulgação científica é que eles ficam com a impressão que ciência é algo fácil
Eu gosto muito de uma analogia do Marcelo Gleiser, em que ele diz que ciência é como uma orquestra: você não precisa saber tocar um instrumento pra apreciar a sinfonia
Mas o que eu gosto nisso é que ela também capta muito bem a dificuldade que se tem em fazer ciência. Se você quer só ouvir a música, basta a vontade. Se você quer só apreciar ciência, basta ler os livros excelentes do Hawking, do Rovelli, acompanhar um canal de divulgação, etc
Mas você não pode reger uma orquestra sem colocar todo o esforço necessário pra aprender a tocar um instrumento. E isso é muito mais doloroso e complicado
Quando eu era pequeno (ou melhor, quando eu era menor), eu fazia escola de música. Tocava teclado (e me aventurei por outras coisas)
Uma certa semana, eu quis aprender a tocar Linha do Horizonte (É, eu vou pro ar. No azul mais lindo eu vou morar...), e fui aprendendo a partitura por conta
Numa certa semana, eu cheguei na escolinha e toquei a música pra minha professora. Eu não lembro da reação em detalhes dela, mas ela me falou que faltava tocar os acordes. Eu tava tocando só com a mão direita
Eu comecei a me irritar e falei que a música não tinha acordes (e acho que a minha partitura de fato não tinha), mas naturalmente músicas em teclado TEM acordes
Eu fiquei irado, briguei, chorei, saí da sala, tomei bronca da minha mãe, tudo mais
Olhando em retrospecto, talvez eu devesse ter quebrado o teclado na cabeça da minha professora e incendiado a escola. Afinal, como ela, uma professora de teclado com décadas de experiência, poderia saber mais sobre aquela música que eu, que já tinha uns 10 anos?
Não sei como são as coisas na UFRJ. Afinal, eu estudei no IFUSP. Porém, pelo IFUSP eu já ouvi várias histórias semelhantes sobre como os professores são malvados e fazem os alunos odiarem o curso e etc e tal e eles tem uma masmorra escondida no banheiro do departamento
Em alguns casos os professores tão errados sim. No IF eu consigo contar uns 3 ou 4 professores que são cuzões com frequência e outros 3 ou 4 que já falaram bosta num dia ruim (especialmente quando tavam trancados em casa durante 10 meses)
Porém, a gigantesca maioria das reclamações dessa forma que eu vi de alunos - dando a entender que os professores querem te ver sofrer só pra vc deixar de ser ruim, te fazer pagar se humilhar, ficar correndo atrás deles - eram extremamente exageradas
Geralmente o que acontece é como a minha história aprendendo teclado. Você chega na Universidade achando que os cursos vão ser ministrados pelo Carl Sagan, você vai entrar como uma folha em branco, o conhecimento vai lhe preencher e você sai um físico
Isso acontece numa palestra de divulgação, num vídeo do YouTube, num livro bem feito. Mas não é assim que se aprende Física se você quer ser físico
Relatividade Geral "de verdade" não é só deixar bolinhas escorregando numa malha elástica. Envolve toneladas de Matemática complicada. RG não diz só "O espaço-tempo diz à matéria como se mexer e a matéria diz ao espaço-tempo como se curvar"
Essa frase funciona em divulgação científica, e já é linda e magnífica por si só. Mas se você quer entender Relatividade Geral, não é a ela que você recorre. Você recorre a
O espaço-tempo é uma variedade topológica quadridimensional com um atlas suave e uma conexão sem torção compatível com uma métrica Lorentziana e uma orientação temporal satisfazendo as Equações de Einstein
Quando você chega numa aula de RG depois de anos vendo a malha elástica, isso te assusta, e alguns alunos vão achar que o professor tá de sacanagem e querendo tratar todos os alunos como gênios ou algo assim
A dura verdade é que 1. não existem gênios e 2. Física é bem menos fácil do que a divulgação faz parecer. Divulgação deixar ciência fácil é um talento muito mais impressionante do que parece
A gente apanha. Aprender Física é um processo doloroso. Pra você, pra mim, pros professores, pra quem ganha um Nobel, pra todo mundo
Os professores poderiam fazer provas mais fáceis. O professor de Eletromag pode escolher não passar harmônicos esféricos, tal qual o Griffiths faz. Isso vai deixar as provas um pouco mais fáceis
Mas, na minha opinião ao menos, isso é mentir pros alunos. O Griffiths não precisa de harmônicos esféricos, mas o mundo real precisa. Não tem como você querer saber Eletromagnetismo sem saber harmônicos esféricos do mesmo jeito que não tem como você querer saber tocar teclado +
sem saber usar a mão esquerda. Faz parte do jogo.

E os professores sabem disso há muito mais tempo que você. Você tem uma noção do que é Física proveniente de alguma divulgação científica e de um tempinho na graduação
Os professores trabalham com isso diariamente há uns 40 anos. Eles sabem o que você precisa saber melhor do que você, porque eles já estão no estágio que usa essas coisas
Claro, eu tentei focar no outro lado porque eu considero o comentário sobre o Bolsonaro um fruto de um momento de raiva e frustração do cara que postou (eu até entendo, eu xingo meus professores em silêncio sempre que eu tô fazendo lista)
A solução pra qualquer problema educacional em Universidades com certeza não é desmontar o sistema e torcer pra dar certo de novo. Montar isso tudo foi um processo extremamente demorado e lento. O IFUSP é a história da Física no Brasil e os nossos prédios levam os nomes das
mães e dos pais da Física brasileira. Foi um processo lento. E boa parte dos problemas que eu vejo no IFUSP hoje em dia parece ter origem com a dificuldade que é ser o primeiro a fundar uma instituição dessas no país, e não poder selecionar apenas pessoal extremamente +
competente (não é como se tivesse muitas opções). Claro, o IFUSP tem profissionais de ponta, mas também tem gente meia boca. Em instituições mais jovens esse problema ME PARECE ser menos frequente (você já tem vários professores excelentes em potencial pra escolher)
Sem falar que pelamor né, isso aí ia ser uma política de dar sete passos pra trás e torcer pra dar um pra frente sem tropeçar
Em suma, Física é difícil, e acho que todo mundo xinga os professores de tempo em tempo (na verdade, uma professora minha já me disse que se você não está xingando os professores, talvez esteja fazendo a graduação errado aushasua). Mas uma coisa é fazer isso como forma de
extravasar com os amigos, ou soltar um "Ah, vai se foder" pra lista que você tá resolvendo. Outra coisa completamente diferente é você acreditar seriamente que as dificuldades que você tá tendo são culpa exclusiva dos professores, dar a entender que eles são desumanos, falar +
isso pra 12 mil pessoas que veem em você alguém que supostamente sabe do que tá falando e ainda por cima usar isso como argumento pra defender o desmonte da ciência nacional

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