❗️Eficácia tira o foco de outras discussões também (ou até mais) importantes
💉Na época do H1N1, o PNI vacinou 80 milhões de pessoas em 3 meses. Mas eles já tinham, antes de começar a campanha 100 milhões de doses da vacina estocadas e insumos preparados (continua...)👇
O médico e pesquisador da USP @josegallucci acredita que estamos voltando muita atenção à questão da eficácia, quando "a nossa maior chance de fracassar será na hora de transformar a vacina em um programa efetivo de vacinação".
Para ele, considerando que essa será uma campanha de vacinação imensa, talvez a maior da história do país, o @minsaude teria que ter mobilizado de maneira coesa sociedade civil, profissionais de saúde, e a classe política, os governos federal e estaduais.
Não houve até o momento nenhum tipo de campanha Pelo contrário, as mensagens são sempre ambivalentes, ambíguas. "Tudo indica que o Governo Federal assumiu o risco de não se preparar acreditando que a pandemia de alguma maneira estivesse menos impactante ou já controlada...
...haja vista que não adquiriu insumos como seringas, e está dependendo de estoques que podem ser usados mas teriam como endereço outras campanhas vacinais, como sarampo, BCG que vão ter que acontecer em paralelo."
"Não sabemos como está o PNI [Programa Nacional de Imunização], o quanto foi desestruturado e se vai ter a mesma potência que tinha antes. Acho improvável, da maneira como as coisas estão sendo feitas, que o Ministério consiga dar conta das duas coisas de maneira organizada", diz
...Com tudo isso, o pesquisador acha que discutir neste momento se a eficácia é 50 ou 60% acaba sendo "picuinha", ainda que ele também tenha críticas sobre a maneira como foi feita a comunicação do Governo Estadual sobre a Coronavac.
"Passando dos 50%, o Ministério teria que estar preparado para começar a vacinação assim que a Anvisa aprovar, mas não está. Honestamente, estou muito preocupado", disse ao Jornal da USP:
Oxigênio acabou e hospitais de Manaus viraram câmara de asfixia
"Uma das profissionais disse, chorando, que os pacientes estão sendo 'ambuzados', recebendo oxigenação de forma manual, já que os respiradores estão sem oxigênio.
Cada profissional consegue ambuzar um... (cont.)
...paciente por até 20 min, quando tem que ceder lugar a outro técnico, o que torna a rotina de procedimentos arriscada, insuportável e caótica."
Da coluna da Mônica Bergamo na Folha.
Jornalismo não salva vidas diretamente, mas pode denunciar para que haja pressão pública por soluções mais rápidas de tragédias como essa.
🎶A cobra não tem pé/ cobra não tem mão/como é que ela sobe no pezinho de limão?
A cobra da música não sei, mas cientistas descobriram um tipo de locomoção BIZARRA que faz a cobra-arbórea-marrom subir em local liso/alto.
Ela faz um LAÇO no próprio corpo😱
Segue que tem vídeo👇
A locomoção em laço, batizada assim pela postura corporal, pode contribuir para o sucesso da espécie 'Boiga irregularis' ao permitir que ela acesse presas que de outra forma seria impossível.
E também pode explicar como ela pode escalar postes, levando à queda de energia!
Por quase 100 anos, a locomoção de cobras foi em geral categorizada de quatro jeitos: retilínea, ondulação lateral, sidewiding (ondulação lateral) e concertina (sanfonado)
Título enganoso. Está escrito na matéria que a íntegra dos dados ficará disponível publicamente após a análise. Então não é "só para a Anvisa", mas sim após análise da Anvisa.
Já há comentários dizendo: na China é tudo em segredo.
"Esses dados, após sua análise, serão totalmente democratizados através de deliberações, fazendo com que todo e qualquer cidadão tenha acesso a essas informações — disse o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn".
Para seres vivos pequeninos, gotas d'água já são uma boa porcentagem do tamanho do corpo. Assim, eles precisam de adaptações inteligentes para sobreviver até mesmo à chuva.💧
Mas o que será que acontece quando um beija-flor encontra uma cachoeira? 🤔
Vem no fio que eu conto🧵👇
Aqui um dos pássaros mais amados - o colibri- encontra um dos locais mais bonitos das paisagens - uma "cachoeira". O resultado só poderia ser uma imagem linda, mas não só isso.
O vídeo foi feito por cientistas, e também revela muitos conhecimentos 🤓
Espécies maiores de pássaros podem usar a barreira das cachoeiras como proteção natural, fazendo ninhos atrás delas...