🎶A cobra não tem pé/ cobra não tem mão/como é que ela sobe no pezinho de limão?

A cobra da música não sei, mas cientistas descobriram um tipo de locomoção BIZARRA que faz a cobra-arbórea-marrom subir em local liso/alto.

Ela faz um LAÇO no próprio corpo😱

Segue que tem vídeo👇 Foto preto e branco com quatro cenas mostra uma sequência e
A locomoção em laço, batizada assim pela postura corporal, pode contribuir para o sucesso da espécie 'Boiga irregularis' ao permitir que ela acesse presas que de outra forma seria impossível.

E também pode explicar como ela pode escalar postes, levando à queda de energia!
Por quase 100 anos, a locomoção de cobras foi em geral categorizada de quatro jeitos: retilínea, ondulação lateral, sidewiding (ondulação lateral) e concertina (sanfonado)

museudaamazonia.org.br/pt/2015/12/11/… Desenho mostra as quatro formas tradicionalmente conhecidas
A descoberta de um quinto modo de locomoção foi o resultado inesperado de um projeto de conservação que visa proteger os ninhos de estorninhos da Micronésia, uma das duas únicas espécies florestais nativas que ainda existem em Guam.

📷PierreSelim Foto mostro um estorninho comum no que parece um encosto de
A cobra-arbórea-marrom dizimou as populações de pássaros da floresta em Guam, onde a descoberta ocorreu. Ela é uma espécie invasora, foi introduzida acidentalmente pelo homem por lá entre 1940 e 1950. Pouco depois, as populações de pássaros começaram a diminuir.

📷Bjorn Lardner Foto colorida da cobra-árborea-marrom entre folhagem verde
A mesma autora do estudo atual, Julie Savidge conduziu seu doutorado em Guam na década de 1980 e identificou a cobra como a culpada pelo sumiço dos pássaros. O animal causou grandes danos e é responsável por inúmeras falhas de energia na ilha a cada ano. Foto dos anos 1980 mostra a pesquisadora com uma máquina foMapa mostra a ilha de Guam, entre a Austrália e o Japão. F
O estorninho tem uma função ecológica importante, dispersando frutas e sementes que podem ajudar a manter as florestas de Guam.

📷ABC News/Greg Nelson Foto da ilha vista de cima, com o mar em tons de verde e azu
A equipe estava usando um defletor de metal de 1m para evitar que as cobras subissem nas caixas de pássaros, assim como fazem para manter guaxinins longe dos ninhos. Mas a descoberta sugere que o obstáculo pode não ser páreo para cobras-arbóreas-marrons.

📷Soulgany101/Wikipedia Foto mostra a cobra marrom com metade do corpo para cima, naFoto. Um pássaro preto sobre uma caixa de madeira para pás
Inicialmente, o defletor funcionou. Depois de assistir quatro horas de vídeo, de repente, os pesquisadores tomaram um baita susto ao ver esta cobra formar o que parecia um laço em volta do cilindro e sacudir o corpo para cima.
Tom Seibert, um dos pesquisadores, disse que ele e o biólogo Martin Kastner quase caíram da cadeira quando observaram essa nova forma de locomoção. "Assistimos a essa parte do vídeo umas 15 vezes", disse Seibert. "Foi um choque. Nada do que eu já tinha visto se compara a isso."
Com a nova forma de locomoção descoberta, a cobra usa o laço para formar uma única região de agarramento. A locomoção por laço exige mais fisicamente do que outros métodos de escalada, e por isso as cobras param por períodos prolongados para descansar.
Fio com base em release da Colorado University
Vídeos e demais imagens sem crédito: divulgação Colorado University

Artigo científico:
cell.com/current-biolog…
Eu fiquei pasma ao ler sobre a pesquisa. Não é incrível como tem coisas sobre os animais que o ser humano não fazia a menor ideia?

E você, o que achou?🤓

Se gostou do fio, dá um RT pra mais gente ver! ❤️

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Luiza Caires - jornalista de ciências

Luiza Caires - jornalista de ciências Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @luizacaires3

14 Jan
Oxigênio acabou e hospitais de Manaus viraram câmara de asfixia

"Uma das profissionais disse, chorando, que os pacientes estão sendo 'ambuzados', recebendo oxigenação de forma manual, já que os respiradores estão sem oxigênio.

Cada profissional consegue ambuzar um... (cont.) Foto: Paciente no leito é a...
...paciente por até 20 min, quando tem que ceder lugar a outro técnico, o que torna a rotina de procedimentos arriscada, insuportável e caótica."

Da coluna da Mônica Bergamo na Folha.
Jornalismo não salva vidas diretamente, mas pode denunciar para que haja pressão pública por soluções mais rápidas de tragédias como essa.

Aqui o texto completo:

outline.com/LnDvng
Read 6 tweets
12 Jan
❗️Eficácia tira o foco de outras discussões também (ou até mais) importantes

💉Na época do H1N1, o PNI vacinou 80 milhões de pessoas em 3 meses. Mas eles já tinham, antes de começar a campanha 100 milhões de doses da vacina estocadas e insumos preparados (continua...)👇 Foto. Uma mulher negra de m...
O médico e pesquisador da USP @josegallucci acredita que estamos voltando muita atenção à questão da eficácia, quando "a nossa maior chance de fracassar será na hora de transformar a vacina em um programa efetivo de vacinação".
Para ele, considerando que essa será uma campanha de vacinação imensa, talvez a maior da história do país, o @minsaude teria que ter mobilizado de maneira coesa sociedade civil, profissionais de saúde, e a classe política, os governos federal e estaduais.
Read 8 tweets
12 Jan
[Ao vivo] Coletiva do Instituto Butantan com detalhes sobre a vacina Coronavac agora.

O evento deve trazer informações mais técnicas voltadas principalmente aos especialistas.👇
Falando agora emocionado Ricardo Palácios, diretor de Pesquisa Clínica do Butantan, líder do estudo.

Presença da presidente do @iqciencia @TaschnerNatalia no evento surpreende positivamente!
Read 13 tweets
11 Jan
Eficácia geral de CoronaVac fica abaixo de 60%, mas dentro do aceitável, informa reportagem do UOL noticias.uol.com.br/saude/ultimas-…
O fundamental é que a vacina é boa em prevenir doença grave e morte.

Não informar o índice global logo de cara passou a ideia errada à população de que tínhamos uma vacina ruim. Não é o caso!
Lembrando que a informação é extra-oficial, apurada pela reportagem.

Aguardamos a conferência de amanhã. Mas saibam que não fará muita diferença 58% ou 62%...
Read 4 tweets
9 Jan
Título enganoso. Está escrito na matéria que a íntegra dos dados ficará disponível publicamente após a análise. Então não é "só para a Anvisa", mas sim após análise da Anvisa.

Já há comentários dizendo: na China é tudo em segredo.

Peçam as informações, mas não alimentem antivax
"Esses dados, após sua análise, serão totalmente democratizados através de deliberações, fazendo com que todo e qualquer cidadão tenha acesso a essas informações — disse o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn".
Read 4 tweets
8 Jan
Para seres vivos pequeninos, gotas d'água já são uma boa porcentagem do tamanho do corpo. Assim, eles precisam de adaptações inteligentes para sobreviver até mesmo à chuva.💧

Mas o que será que acontece quando um beija-flor encontra uma cachoeira? 🤔

Vem no fio que eu conto🧵👇
Aqui um dos pássaros mais amados - o colibri- encontra um dos locais mais bonitos das paisagens - uma "cachoeira". O resultado só poderia ser uma imagem linda, mas não só isso.

O vídeo foi feito por cientistas, e também revela muitos conhecimentos 🤓
Espécies maiores de pássaros podem usar a barreira das cachoeiras como proteção natural, fazendo ninhos atrás delas... Foto. Um pássaro descansa n...
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!