É sábado à noite e eu estou disposto a fazer LOUCURAS (porque é o que as pessoas fazem no sábado à noite). Além disso, ainda não achei AQUELE esportivo importado "semi-novo" pra me incomodar e fazer da minha vida um inferno. Restam apenas as POLÊMICAS no saite Twitter. Lá vai...
- Tratamento precoce não funciona, mas todo mundo que eu conheço que pegou fez e tá bem (inclusive os que dizem que não funciona foram atrás da receitinha na hora do aperto).
(sei que é data-bolha e também sei que é bem provável que eles tivessem se recuperado sem. Mas tão bem).
- Médico em quem eu confio muito aplica o tratamento precoce e, segundo ele, tem obtido bons resultados na prática clínica. Óbvio que não defende que seja a solução definitiva a ser aplicada, nem substitui a necessidade de ter estoque de O2 em hospitais.
- A falta de oxigênio em Manaus é mais culpa dos governos locais que do federal. "Ah, mas tinha que ter um plano". Tinha, os governos locais tinham. Se só faltou oxigênio em Manaus e não falta em locais com muito mais casos por mil/habs, é sinal de que o problema tá lá.
- Não vejo problema em o MS encorajar o uso do tratamento precoce. O problema é ele dar a entender que adotando o tratamento precoce não precisa fazer mais nada.
- Não dá pra dizer que não ter comprado a vacina da Pfizer em Julho tenha sido um erro indefensável. Àquela altura, ninguém sabia se aquela logística seria viável. Foi um erro porque deveria ter comprado tudo o que aparecesse? Foi. Mas faz sentido não ter comprado.
- Não estamos vacinando ainda por erro do laboratório. Se AZ/Oxford não tivessem feito merda nos testes, a vacina já estaria disponível no Brasil. À época, era um dos desenvolvimentos mais confiáveis de se apostar e a aposta do governo foi correta.
- SP deveria enviar doses da CoronaVac para Manaus. Umas 500 mil já seriam suficientes. Seria um bom marketing pro Dória se ele realmente quisesse amenizar o sofrimento da população manauara.
- Se o Dória não mandar por marketing, o MS não estaria errado de requisitar uma quantidade de doses suficiente para aplicar na parcela mais vulnerável da população de Manaus.
- Proibir que se divulgue o "tratamento precoce" é censura. "Ah, mas pessoas morrem por causa disso". Se iriam morrer ou se recuperar sem o tratamento precoce, então não há porque desencorajar, mais vale a tentativa. Além disso, liberdade de expressão e autonomia são invioláveis.
- Quem mais politizou tudo o que se refere à pandemia foram aqueles que desde quando Trump anunciou haver "um estudo promissor sobre o uso da cloroquina" correram pra dizer que "o remédio do Trump" não funciona (não PODE funcionar).
- Lockdown agora é inviável e lockdown no começo foi um erro (totalmente perdoável). Culpar decisões do início da pandemia é anacronismo. Ninguém (absolutamente ninguém) sabia o que fazer naquele momento e até hoje não se sabe. Quem diz que sabe exatamente o que fazer tá mentindo
- Lockdown é um trade-off MUITO difícil de resolver. Pra países ricos e bem organizados pode até ser fácil e fazer sentido, em países pobres e mal urbanizados como o Brasil a situação é BEM diferente.
- Bolsonaro é um imbecil que nunca teve e nunca demonstrou condições pra ser presidente e foi eleito justamente por isso. Mas acredito que poderia fazer um bom governo se o "sistema" (termo genérico pra política/poder/instituições/mídia/academia...) tivesse aceitado a derrota.
- Temos o pior presidente possível pra atravessar um momento como e de agora. Em condições normais, talvez fizesse um bom governo.
- Paulo Guedes seria um bom ministro da economia e faria ótimas reformas caso houvesse um alinhamento melhor entre governo e "sistema". Agora é...
- Agora é apenas um peso morto completamente perdido e incapaz de enfrentar a resistência que encontra pela frente.
- Impeachment seria uma ótima solução pra destravar o impasse que se formou entre governo e "sistema". Do jeito que a coisa tá, o constante cabo de guerra que se iniciou desde a posse só vai piorar e a tendência é governo na defensiva e "sistema" no ataque, ambos com suas razões.
- Esse impasse é perigosíssimo pro país porque é apenas uma briga por poder. E brigas por poder não entregam resultados ao país, apenas às personalidades e grupos envolvidos.
- Se fosse outro governo, a estética seria mais digna, mas o resultado na pandemia não seria muito diferente. O Brasil não tá tão fora da curva em relação a outros países até mais desenvolvidos e dificilmente conseguiria resultados melhores.
- 80% das polêmicas que envolvem o governo são estéticas. Espuma que não implica em resultado nenhum. Convenciounou-se que a Geni tem que levar pedrada e assim deve ser. Fosse outro governo fazendo as mesmas coisas, a estética seria diferente.
- Por enquanto é isso. Quem gostou, foda-se. Quem não gostou, foda-se mais ainda. 👍🏻
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Não quero ser o chato aqui e tentar ficar tirando lição de moral de tragédia, mas essa situação de faltar oxigenio em hospital escancara o que é a ineficiência/incompetência do sistema público.
"Ah, mas é que agora..."
Não, é sempre assim. Agora a consequência é mais grave.
Não sei como AM administra seus hospitais, se é por O.S., se faz compras centralizadas ou cada um faz as suas, se o sistema é em maior parte estadual, municipal ou federal (se for federal, é bem provável que seja gerido pelo MEC - sim, o MEC administra mais hospital que o MS)...
O fato é que alguém é responsável por cuidar do estoque de insumos. Provavelmente as compras foram feitas sem previsão de um aumento tão grande de demanda e é provável que ninguém tenha pensado que o fornecedor mais próximo (e talvez o único num raio de quilômetros) não teria...
Vocês (eu não) [narrador: ele também] tão tanto tempo no Twitter que parece que esqueceram como funciona a vida do Winner (o jovem transão, a gostosa, o moreno alto bonito e sensual, o/a modelete do Instagram etc)
Não tem pandemia que faça essa galera sentar a bunda no sofá 🤷🏻♂️
O jovem transão tá há meses se preparando pra este momento e ele não vai ficar em casa como um looser no réveillon...
A vida do Winner gira em torno destes momentos e não participar deles faz tudo perder o sentido
Pode não parecer, mas eu já fui um jovem transão. Eu tinha tudo pra ser um Winner hoje em dia, mas fiz umas escolhas certas [narrador: erradas] na vida e hoje tô aqui no Twitter.
Vamo combina: com exceção dos que são contra a descriminalização do aborto por razões religiosas (o que eu respeito), a maioria só é contra porque sabe que vai virar farra (e vai, ao menos num primeiro momento, vai, não sejamos ingênuos).
E o que motiva esse julgamento é...
...o que motiva esse julgamento é a imoralidade envolvida no ato "deu sem proteção e esperava um iPhone?". O assunto nem é a """"promiscuidade"""" em si, mas o, digamos, "capricho". Submeter-se a um procedimento bastante questionável por pura irresponsabilidade.
Mas... O que tá em discussão é bem simples: uma mulher que realiza um aborto (por farra ou por motivos menos fúteis) merece ser presa ou sofrer algum tipo de punição? A mim não me parece fazer muito sentido...
Gente, banco não "tem dinheiro", banco tem patrimônio. O "dinheiro do banco" são títulos públicos (quanto mais o governo gasta, mais os bancos "ganham"), imóveis, ativos financeiros diversos e piriri e pororó... O "dinheiro do banco" (aquele que tá no banco) é o seu dinheiro.
É o patrimônio do banco que faz o SEU dinheiro ficar lá guardado em segurança e dá crédito quando você precisa. O banco é apenas uma entidade que capta dinheiro de um lado e empresta do outro e concentra os serviços financeiros.
Os pagamentos que você recebe, as transferências que você faz, a remuneração da poupança, todas as transações por cartões de débito e crédito... Banco é apenas um prestador de serviços financeiros. Não adianta ter raiva de banco porque quem faz o banco é você... 🤷🏻♂️
Sim, deu. A questão é: se fosse um desembargador, teriam matado na porrada também? E se ele fosse uma mulher? Teria apanhado do mesmo jeito até a morte?
"Ah, mas o cara morreu porque era preto"
É provável. E é mais estrutural que...
...deliberado. Explico:
Difícil saber se de fato houve um componente racial *deliberado* (quem matou o fez pensando "vou matar esse cara porque ele é preto"), mas o fator estrutural (cultural) é fácil de indentificar e de entender.
Está impregnado na nossa cultura que pessoas pretas têm mais chances de serem "bandidos", logo, uma vida de menor valor. E isso, infelizmente, tem fundamento na realidade, assim como homens tendem a ser mais perigosos que mulheres e certos comportamentos e estilos são associados
Essa de que substituir terceirizados por concursados "reduz" o déficit da previdência de servidores públicos é daquelas meias verdades simplórias usadas pra validar vieses de confirmação.
Sim, é verdade que mais servidores na ativa = mais contribuição ao regime próprio, mas...
...o mesmo ocorreria se os salários dos ativos fossem aumentados 🤷🏻♂️. O sujeito que ganha 10k e contribui com ~1k, contribuiria com ~5k se ganhasse 50k. Mas quem pagou por isso?
E por que substituir terceirizados por concursados não é uma boa ideia?
Alguns cargos precisam das garantias de um cargo público, são aqueles que envolvem algum poder de tomada de decisão ou algum compromisso "de estado". Fora isso, todos os outros são prestadores de serviço.