Essa de que substituir terceirizados por concursados "reduz" o déficit da previdência de servidores públicos é daquelas meias verdades simplórias usadas pra validar vieses de confirmação.

Sim, é verdade que mais servidores na ativa = mais contribuição ao regime próprio, mas...
...o mesmo ocorreria se os salários dos ativos fossem aumentados 🤷🏻‍♂️. O sujeito que ganha 10k e contribui com ~1k, contribuiria com ~5k se ganhasse 50k. Mas quem pagou por isso?
E por que substituir terceirizados por concursados não é uma boa ideia?

Alguns cargos precisam das garantias de um cargo público, são aqueles que envolvem algum poder de tomada de decisão ou algum compromisso "de estado". Fora isso, todos os outros são prestadores de serviço.
Contratar um concursado significa incluir na folha uma despesa que tem um crescimento vegetativo. Isso porque servidores públicos têm planos de carreira e recebem adicionais por tempo de serviço. E uma vez contratado, não tem mais como demitir caso não seja mais necessário.
A vantagem da terceirização é justamente essa: encargos trabalhistas ficam com a terceirizada, o terceirizador pode cancelar o contrato quando achar melhor, maus funcionários ou funcionários obsoletos podem ser demitidos e não há um compromisso assumido "pelo resto da vida".
O problema é que há uma certa discricionariedade na contratação de terceirizados que acaba gerando contratações por interesse político. É muito comum se ver terceirizados que estão empregados em órgãos públicos "porque político Fulano me arrumou essa vaguinha"
Este é um problema secundário que pode ser resolvido (ou pelo menos amenizado) por uma reforma administrativa que estabeleça regras mais rígidas tanto de contratação quanto de acompanhamento e, principalmente, que retire muito do poder dos políticos sobre as rotinas dos órgãos
Concursados devem estar nos postos-chave justamente daquilo que compreende o dia-a-dia da gestão de um órgão público e deve ser deles a responsabilidade de contratar e acompanhar resultados de acordo com metas estabelecidas. O que o ocorre DEMAIS é que quem ocupa estes postos...
...são geralmente comissionados e (nem todos, mas a tendência é isso ocorrer) a gestão acaba ficando sob a conveniência política.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ciclista Fiscal

Ciclista Fiscal Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @aquelerebelde

22 Nov
"Ah, mas o cara deu um socão no vigilante"

Sim, deu. A questão é: se fosse um desembargador, teriam matado na porrada também? E se ele fosse uma mulher? Teria apanhado do mesmo jeito até a morte?

"Ah, mas o cara morreu porque era preto"

É provável. E é mais estrutural que...
...deliberado. Explico:

Difícil saber se de fato houve um componente racial *deliberado* (quem matou o fez pensando "vou matar esse cara porque ele é preto"), mas o fator estrutural (cultural) é fácil de indentificar e de entender.
Está impregnado na nossa cultura que pessoas pretas têm mais chances de serem "bandidos", logo, uma vida de menor valor. E isso, infelizmente, tem fundamento na realidade, assim como homens tendem a ser mais perigosos que mulheres e certos comportamentos e estilos são associados
Read 8 tweets
19 Sep
Fundos de sustentabilidade e governança têm mandado na postura "lacradora" das empresas (como gostam de chamar). Não muda a lucratividade do negócio em si e até causa alguma antipatia nas redes, mas é um ganha/ganha no valor de mercado. O consumidor médio não se afeta...
...uma minoria militante se engraça e a outra critica, mas nenhuma tem força pra promover um boicote capaz de abalar a estrutura do negócio. Ganha a empresa em valor de mercado e repercussão gratuita.
O que rola de grana nesses fundos de sustentabilidade hoje em dia... Virou pauta de tudo quanto é bilionário. São uma forma de mover o mercado pra esse "politicamente correto" injetando valor de mercado e poder de fogo numa agenda que até então não seria economicamente atrativa.
Read 8 tweets
25 Jul
Por trás de todo esse lance de fake news (além da angústia de gente que se achava dona da verdade e começou a ver que não é tão relevante quanto pensa) tem esse espírito brasileiro de se agarrar ao estado de coisas como se a mediocridade fosse uma barca de salvação. Explico:
Essa resistência a enxergar alternativas deve vir de muito antes, mas acho que ficou mais evidente após a CF88. Desde então, o Brasil ficou tão engessado política, econômica e juridicamente, sobretudo no debate público...
...que é praticamente impossível cogitar alguma possibilidade que esteja fora da caixinha social democrata/garantista do "projeto de país" que foi decretado em 88. E cada nova medida inserida na constituição parte do pressuposto de que o próximo governo virá para matar pobres...
Read 10 tweets
6 Jul
Trabalho completíssimo da equipe do Marcos Lisboa, um verdadeiro manual sobre o que somos, onde estamos e pra onde devemos ir.
insper.edu.br/conhecimento/p…
Dentre outros, as reformas que a educação desse país precisa. Não é por falta de gasto.
A baixa produtividade crônica com gasto público e carga tributária que só crescem.
Read 5 tweets
21 Jun
Eu tenho diversos amigos e amigas minions e todos/as são contra racismo, discriminação de homossexuais, violência contra a mulher, têm suas convergências com os direitos humanos e são a favor de ajudar os pobres. No fundo, as divergências raramente estão no mérito, mas no método.
Todos divergem da esquerda justamente pela instrumentalização desses temas, que vêm carregados de distorções, diagnósticos controversos, soluções ideologizadas e uma militância fanática e caricata. E todos se cansaram de serem chamados de tudo o que há de pior no mundo...
...simplesmente por se oporem a estes métodos que visivelmente nada têm a ver com soluções objetivas para as pautas, apenas servem apenas como subterfúgio pra aceitação de uma agenda "revolucionária", de "superação do capitalismo" e etc.
Read 11 tweets
19 Jun
É impressionante a tendência de auto-destruição em que o Ocidente entrou
Essa tendência a auto-destruição em que o Ocidente entrou vem desde os anos 60, eu acho. Começou nas campanhas contra a guerra do Vietnã e quando a luta por direitos civis ganhou contornos de luta de classes que passou a ditar o rumo do debate público.
Desde então, parece que o Ocidente vem mesmo numa tendência masoquista, como uma pessoa autodestrutiva que só encontra defeitos em si mesma e vive cheia de culpas.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!