Devido a pandemia, mais de 30 milhões de alunos passaram a ter aulas online e, ainda, quase 20 milhões tiveram as aulas suspensas no 🇧🇷

Mesmo em setembro, 7 milhões de estudantes ñ tiveram NENHUMA AULA

E é óbvio q há IMPACTOS NEGATIVOS no APRENDIZADO. Vejamos as evidências...🧵
Uma pesquisa da FGV comparou o aprendizado dos alunos brasileiros em um ano regular com o ano de 2020, considerando que 72% das aulas foram online

O estudo focou em alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de todo o país

O resultado encontrado não é nenhuma novidade...
Segundo a análise, tanto para o Ensino Fundamental e Médio, os alunos deixaram de aprender em 2020 o equivalente a 15% no cenário otimista, chegando até 70% de perda no cenário pessimista 😱🤦

As simulações consideraram dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Os alunos mais prejudicados são:

- Os mais novos, devido a dificuldade de concentração;
- Aqueles em situação de vulnerabilidade econômica

Nas disciplinas, haverá MAIOR queda no aprendizado de matemática. 🔢

E esse déficit em matemática os prejudicará durante toda a vida 📉⚠️
Além disso, há diferença entre os estados brasileiros!

Os alunos das regiões Norte e Nordeste deixaram de aprender mais que os do Sul e Sudeste.

Situação que ajudará a perpetuar as desigualdades econômicas, o que acaba REDUZINDO as OPORTUNIDADES em determinadas regiões. 😖👎
O tempo dedicado pelos alunos também foi diferente entre as regiões

No geral, os alunos das regiões Norte e Nordeste dedicaram menos tempo aos estudos do que os grupos do Sul, Sudeste e CO

Coincidentemente, os alunos + dedicados têm acesso a melhor infraestrutura, como 💻 e 📱
Os resultados mostram como o ensino remoto foi implementado de forma diferente e sem uma diretriz governamental única.

A educação foi tratada no estilo 'salve-se quem puder'.

Certamente o choque de aprendizado teria sido MENOR com aulas remotas melhor planejadas e executadas.
O estudo ainda mostra q há diferença de gênero tb: meninos deixaram de aprender mais do q as meninas.

Outro ponto: as crianças cujos pais tem maior escolaridade são menos prejudicadas no resultado global.

Ou seja, o contexto familiar importa p/ a continuidade da 🏫
O afastamento do ambiente escolar causou prejuízos aos alunos, principalmente no desenvolvimento das capacidades sociais, no vínculo aluno-professor, essenciais para a aprendizagem e na saúde mental

O retorno das aulas não deveria ter sido uma escolha política e sim científica!
Agora a maioria dos estados já têm data p/ o retorno às aulas presenciais, porém os estudantes terão que lidar com esse déficit de aprendizagem durante a vida toda!

Nesse cenário, a geração de OPORTUNIDADES fica comprometida.

E vamos ficando cada vez mais para trás... 🇧🇷😢
FONTES dessa THREAD:

50 milhões de estudantes sem aula:
www12.senado.leg.br/noticias/mater….

Perda de aprendizado no Brasil durante a covid-19 | Estudo FGV: fundacaolemann.org.br/storage/materi…

Estudo Bélgica com resultados semelhantes:

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More from @danieljosebr

19 Jan
Está muito claro que não há um motivo para o impeachment do Presidente Jair Bolsonaro.

HÁ VÁRIOS MOTIVOS, todos respaldados na Lei de Crimes de Responsabilidade 🧵
Primeiro, a PÉSSIMA condução da pandemia, ao incentivar aglomerações e indicar tratamentos sem eficácia

Claro crime de responsabilidade, previsto no Art. 9º: proceder de modo incompatível c/ a dignidade, a honra e o decoro do cargo, além de atentar contra a saúde dos brasileiros
Depois, a compra do insumo para fabricação de cloroquina com sobrepreço de 167%, sem qualquer fundamento científico ou recomendação da ANVISA pata tratamento da COVID.

Enquadrando-se no art. 11 - ordenar despesas não autorizadas por lei ou sem observância das prescrições legais.
Read 8 tweets
13 Jan
No Brasil, mais de 7 milhões de crianças vivem em casas sem saneamento básico!

E a falta de infraestrutura e estímulos pode afetar até a vida adulta. É o que diz a pesquisa do Prêmio Nobel, J. Heckman 🏆

Como conseguiremos gerar OPORTUNIDADES para essas crianças?

Segue o fio🧶
Em sua pesquisa, Heckman mostra q estímulos cognitivos na primeira infância (0-6 anos) são fundamentais para reduzir a pobreza e desigualdade de um país!

Mais ainda, as políticas que focam na primeira infância são as que têm MAIOR retorno futuro!

E tem efeito entre as gerações!
As crianças q participaram da pesquisa foram incluídas em um programa de creche

E ao longo da vida tiveram menor propensão a participarem de crimes, menores taxas de gravidez na adolescência e de evasão no EMédio

As atividades a q foram expostas foram simples, como ler um livro
Read 11 tweets
12 Jan
Nenhuma vacina é 100% eficaz! Isso todo mundo já sabe...

A OMS considera q o crescente número de pessoas q não querem se vacinar é uma das 10 principais ameaças à saúde global!

E nesse caso, o negacionismo mata - além de familiares - as OPORTUNIDADES e sonhos

Segue o fio 🧶
Hoje o Instituto Butantã anunciou q a eficácia da Coronavac é 50,4%

Aqui o mais importante é saber que nenhum participante desenvolveu algum tipo de caso grave, mesmo q com n baixo

A vacina de Oxford teve eficácia de 70%

Pq devemos nos vacinar, mesmo com essa 'baixa eficácia'?
46 milhões de alunos tiveram prejuízos na EDUCAÇÃO.

As aulas online aumentaram os casos de depressão, ansiedade, de trabalho infantil e de evasão escolar.

No 🇧🇷 temos mais de 2 milhões de alunos sem NENHUMA atividade escolar!🤦

É um fato que os acompanhará até adultos!
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30 Dec 20
Vocês devem ter visto o fracasso da LICITAÇÃO da compra de SERINGAS do gov federal.

O Ministério da Saúde tentou comprar 331 milhões de itens, porém conseguiu apenas 8 milhões.

Isso ñ é apenas DESORGANIZAÇÃO do Governo mas tb reflexo da BUROCRACIA da LEI 8.666

Segue o fio 🧵
Por utilizar o dinheiro do contribuinte, o Governo ñ pode ir e comprar na hora q quiser

Todas as compras feitas por entes públicos, seja obras, serviços e até publicidade são regidas pela Lei das Licitações (8.666), cheio de burocracias!

E aí temos o primeiro entrave: TEMPO ⏲️
A Lei estabelece a regulamentação, q começa nos princípios, nas definições de modalidades, pelo processo em si e termina nas sanções administrativas e penais se algo for desrespeitado

O objetivo é SEMPRE escolher a proposta + vantajosa financeiramente p/ a administração pública
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29 Dec 20
A melhor forma de reduzir a pobreza extrema é distribuir $$ para as famílias com certas condições

Essa foi a conclusão de 1 novo estudo q acaba de sair

Semelhante ao Bolsa Família 🇧🇷, q tem resultados marcantes na redução da pobreza, o estudo tem dados da Indonésia 🇮🇩

Segue 🧵
Um estudo da @AEAjournals mostrou como transferir dinheiro para famílias pobres afeta o desenvolvimento das crianças no LONGO PRAZO

Mas não é apenas dar dinheiro ou subsidiar mercadorias

É elaborar um programa em troca de compromissos como vacinação e frequência escolar, p. ex.
O estudo foi feito p/ a Indonésia e concluiu q a transferência de $$$ reduz a pobreza e ainda tem efeito positivo na pobreza INTERGERACIONAL - as famílias vão ficando menos pobres a cada geração

Tb foi observado maior estatura média e aumento de matrículas escolares nas famílias
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24 Dec 20
Carlos Miguel* foi eleito prefeito de Avelino Lopes-PI para o mandato 2016-2020

Por sorte, em 02/12/15, a prefeitura recebeu R$8,6 MILHÕES de ‘renda extra’ do FUNDEF. Uma briga antiga.

Com dinheiro sobrando deu pra melhorar e investir na educação, certo? Errado.

Segue o 🧵
Avelino Lopes é um município q fica a 800km da capital Teresina

É um município pobre, com 11 mil habitantes, baixo IDH e apenas 11 escolas

Lá moram as irmãs Paola* e Paulina* q, vendo TV, aprenderam a sonhar em estudar e trabalhar p/ ajudar a família. Queriam + oportunidades!
Carlos Miguel, como cidadão “honesto”, primeiramente repassou a verba de EDUCAÇÃO aos advogados que ajudaram o município a ganhar essa BARGANHA de precatório.

Quase R$1,8 MILHÕES para escritórios de advocacia ⚖️

🤔 A história dos precatórios está aqui:
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