Olá, primatas, tudo bem? Vocês já ouviram falar da "Guerra dos 4 anos? O assassinato brutal do primata Godi marcou o início dessa sangrenta guerra entre duas facções de primatas: Kasakela e Kahama. Bora descobrir como isso aconteceu? 👇👇👇
A única guerra civil documentada entre chimpanzés selvagens começou com um assassinato brutal.
O ano era de 1974, um chimpanzé de no Godi fazia sua refeição, sozinho, nos galhos de uma árvore no Parque Nacional de Gombe, na Tanzânia.
Segundo Richard Wrangham, enquanto ele comia, não percebeu que estava rodeado por oito macacos, "ele pulou da árvore e correu, mas eles o agarraram", disse o primatológo britânico ao documentário da BBC "The Demoniac Ape".
"Um deles conseguiu agarrar um de seus pés, outro lhe prendeu pela mão. Ele foi imobilizado e surrado. O ataque durou mais de cinco minutos e, quando o deixaram, ele mal conseguia se mover." Godi nunca mais foi visto.
O episódio ficou conhecido como o início do que a Jane Goodall chamou de "A Guerra dos 4 Anos", o conflito que dividiu uma comunidade de chimpanzés em Gombe e desatou uma onda de assassinatos e violência que, desde então, nunca mais foi registrada.
um estudo publicado na revista científica "American Journal of Physical Anthropology" revelou que a história de "poder, ambição e ciúmes" deu origem à guerra entre estes primatas.
Em quatro anos, Jane Goodall documentou, saques, surras e assassinatos entre as facções Kasakela e Kahama, que ficavam ao norte e ao sul do parque. Respectivamente.
Nesse tempo, por exemplo, um terço das mortes de chimpanzés machos em Gombe foram ocasionadas pelos próprios animais.
A violência foi tão excessiva e única que alguns investigadores sugeriram que ela foi provocada involuntariamente pela própria Goodall, que montou uma estação de observação no local onde os animais recebiam alimentos.
Mas estudos feitos pela universidade de Duque, Mostraram um cenário diferente. Os pesquisadores analisaram mudanças nas alianças entre 19 chimpanzés machos durante os sete anos anteriores à guerra.
E as análises feitas sugeriram que, durante os primeiros anos, entre 1967 e 1970, os machos do grupo original estavam misturados. Foi aí que a comunidade começou a se dividir: enquanto alguns passavam mais tempo no norte, outros estavam a maior parte do tempo no sul.
Em 1972, a socialização entre os machos já ocorria exclusivamente dentro das facções Kasakela ou Kahama. Ao se encontrarem, eles começavam a atirar galhos uns nos outros, a gritar ou fazer outras demonstrações de força.
Pesquisadores indicam que tudo isso pode ter acontecido devido a três macacos. Quando ocorreu a divisão entre os grupos um conflito acabou surgindo por causa de uma luta pelo poder entre três machos de alta categoria.
Humphrey, um macho alfa recém-coroado pelo grupo do norte, e seus rivais do sul, Charlie e Hugh.
De acordo com a pesquisa, a disponibilidade de fêmeas foi mais baixa o que provavelmente ocasionou a luta pelo domínio do território.
A violência, não se limitou somente a estes três machos rivais, mas acabou afetando toda a rede de vínculos sociais desses primatas, sem distinguir idade nem sexo.
Se quiserem se aprofundar neste assunto aqui está o link para o artigo da revista "American Journal of Physical Anthropology". Espero que tenham gostado do tema! Um grande abraço primatas!
Eu, cada vez que leio que primatas estão entrando em extinção ou que uma espécie pode deixar de existir por causa da ignorância humana. Isso tira um pedaço de mim. Pois saber que estão tirando cada vez mais o habitat desses animais estão condenando eles. Isso me deixa triste!👇
Estava lendo um artigo agora que saiu em 11 de setembro de 2020 escrito pela professora de antropologia Jo Setchell. No qual ela mostra que 60% das espécies de primatas estão ameaçadas de extinção. 60%. Devido a caça, perda de habitat e COMÉRCIO ILEGAL de primatas.
Não só a questão antrópica direta em seu habitat, mas também questões ambientais e doenças nas populações. Segundo ela estas crises de extinção se tornam vitais ações eficazes de conservação.
Olá, primatas, tudo bem? Muitas vezes vemos animais em desenhos animados e nos perguntamos se eles existem na vida real. Então resolvi fazer esse fio. Se lembrarem demais algum coloque nos comentários. 👇
Gostaria de começar esse texto dizendo que isso não é de jeito nenhum um ataque aos profissionais de saúde. Eles estão trabalhando em meio a esse caos que está neste país e com certeza não quero ofender de maneira alguma ninguém da área.
Mas o que eu gostaria de trazer nesse texto é um pouco do que eu estou sentindo e um tanto revoltado como foi tratado o caso da minha mãe. Sabemos que o mundo está em um tiro cego e não sabemos como lidar com o coronavírus.
Vemos as propagandas dizerem que idosos e pessoas com doenças crônicas devem ir imediatamente em caso de se ter sintomas da COVID-19. Não temos um tratamento certo isso é fato. Mas se tratado no começo pode se ter uma chance maior da pessoa estabilizar os sintomas.