Não é impossível - ainda q no presente momento, improvável - q o BRA dependa da vacina cubana pra imunizar todo mundo em tempo razoável contra a covid-19.
Estão contando com uma transferência tecnológica para a produção local de Coronavac e da Ox/AZ em prazo de seis meses a um ano - normalmente a transferência ocorre em prazo de 5 anos.
Se houver necessidade de atualização das vacinas por conta das linhagens novas, a demanda mundial pelas vacinas irá continuar alta, limitando a disponibilidade para o BRA.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Roberto Takata

Roberto Takata Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rmtakata

24 Jan
A relativa segurança da ivermectina depende de que o composto não atinja o sistema nervoso central. Normalmente, a barreira hemato-encefálica evita que a IVM chegue ao nosso cérebro. Mas a covid-19 parece danificar essa barreira.
Read 4 tweets
24 Jan
"O lugar da educação literária nas novas orientações curriculares: uma reflexão sobre os caminhos de Portugal e do Brasil" scielo.br/pdf/rbeped/v99…
"Como se forma um leitor? Que literatura ele deve percorrer? Quando e como ler obras literárias na escola? Que itinerário constrói um leitor?"
"[A] autora pondera q qdo observamos a situação durante os primeiros anos de escolarização, a literatura se vê justificada em função da sua convergência p os objetivos mais globais de alfabetização e letramento, q são buscados naquele momento de aprendizagem."
Read 14 tweets
24 Jan
O uso correto do chamado kit Covid é não usar pra tratar Covid-19.
Cloroquina/hidroxicloroquina são antimaláricos. Ivermectina é antiparasitário (insetos, ácaros, vermes). Nitazoxanida (Annita) é anti-helmíntico (vermes intestinais) e anti-giárdia.
Nenhum tem uso comprovado contra covid-19. Vários têm comprovação de que não funcionam. Alguns que podem até fazer mal.
Read 5 tweets
8 Jan
Trabalhar com porcentagem é muito fácil de se perder pq a porcentagem é um número relativo a uma certa quantidade de referência, e é preciso saber qual é essa referência.
A explicação q a pessoa deu está simplesmente ERRADA. E recebeu milhares de compartilhamentos e curtidas. Tenho certeza q a pessoa escreveu com boas intenções pra explicar o q significaria os 78% de eficácia da Coronavac pra casos leves. Mas acabou espalhando desinformação. Tweet com explicação ERRADA:  "Gente, pra quem não e
A eficácia de vacina é uma porcentagem q tem como referência o número de casos no grupo q nāo recebeu a vacina. Se a eficácia nos casos leves é de 78%, significa q, se uma porcentagem X dos não vacinados desenvolverem casos leves, *22% de X* entre os vacinados desenvolverão.
Read 8 tweets
8 Jan
Como se saiu o modelo da Imperial College usado no relatório 12, de 26 de março de 2020 (qdo se sabia muito menos sobre o SARS-CoV-2 e a covid-19)? Dos 27+1 países com dados sobre excesso de mortalidade levantados pelo Financial Times, o modelo só errou: DEN, NOR, ISL, IND e KOR. Tabela comparativa das previsões em três cenários de mort
Dos países nórdicos, só a SWE ultrapassou - e bastante - o limite mínimo de mortes previstas pelo modelo do IC: chegando perto da mortalidade prevista para o cenário com restrição menos rígida. Pode haver forte subnotificação na IND. Ñ há dados para excesso de mortalidade.
A KOR, ao lado dos países nórdicos (vc ñ, SWE), foi um dos países com medidas bem intensas de combate à covid-19 (a KOR testou e rastreou muito mais - mm ñ tendo feito lockdown). E, junto com países nórdicos (vc ñ, SWE) teve mortalidade até mais baixa do q a média esperada.
Read 7 tweets
7 Jan
Não. Significa q, se a chance de alguém ñ vacinado pegar a doença em um ano for de 7% (6,3% de quadro leve, 0,6% de caso grave), se vc estiver vacinado a sua chance será de 22%*7% = 1,54% (e só desenvolverá o quadro leve).
Esse 7% peguei pq é a taxa de infectados no BRA em números oficiais. Há subestimativas e varia de lugar pra lugar - em Manaus deve estar na casa dos 30% ou mais de infectados. E tb de tempo para tempo, as chances dos próximos 12 meses sem vacina devem ser maiores.
Enfim, quaisquer q sejam as chances (I%) de alguém não vacinado se infectar, as chances de alguém vacinado se infectar será 78% menor: 0,22*I% - e mm se tiver o azar de se infectar, deve ser apenas de caso leve, ñ precisando ser internado nem entubado.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!