Tenho visto muitas mulheres em dúvida em relação à segurança das vacinas contra covid19. Apesar de não incluir grávidas e lactantes nos testes de fase 3 temos sim dados de mulheres que engravidaram DURANTE o teste. Siga o🧶 que fiz de um compilado feito pela @VikiLovesFACS 👇🏽
A @VikiLovesFACS analisou trial-por-trial das mulheres que engravidaram durante os testes clínicos. 1. Não há evidências de que as vacinas contra covid19 reduzem fertilidade ou as chances de engravidar, e há evidências de que não reduzem mesmo.
Fonte: drive.google.com/file/d/1_wHIYX…
1. Evidências de que a vacina NÃO reduz fertilidade: apesar de que as grávidas não foram incluídas nos testes e todas nós mulheres assinamos um termos de compromisso a não engravidar, 53 mulheres acabaram por engravidar nos testes da Moderna, Pfizer e AstraZeneca.
2. Essas gravidezes não planejadas ocorreram igualmente entre os grupos vacinados e placebo, o que indica que a vacina não afetou negativamente a capacidade de engravidar. As mulheres que engravidaram estão sendo seguidas de perto pelos cientistas/médicos dos trials e estão bem
3. Temos também dados de experimentos em laboratório usando ratinhas que receberam as vacinas durante a gravidez ou antes de engravidar. Os cientistas concluíram que não houve efeito nenhum na gravidez, fertilidade ou na saúde dos filhotes.
5. Tem gente falando que a vacina reduziria fertilidade pois existem proteínas na placenta com alguma similaridade com a proteína spike do corona e anticorpos gerados como resposta à vacina causariam infertilidade. Tem como inferir que isso não acontece, siga:
👇🏽👇🏽
6. SE anticorpos contra a spike causassem infertilidade, deveríamos esperar que abortos aconteceriam em mulheres infectadas com o Sars-Cov2 pois naturalmente produzimos anticorpos similares no decorrer da infecção, correto? PORÉM NÃO VEMOS isso:
8. O guia do FDA dos EUA e também o do governo do Reino Unido recomendam a vacinação para mulheres grávidas e lactantes se estas estão em risco de contraírem o vírus. As pessoas vacinando agora p/ uso emergencial são trabalhadores da saúde/grupo de risco assets.publishing.service.gov.uk/government/upl…
9. Mulheres jovens e saudáveis que querem engravidar um dia e se perguntam se deveriam se vacinar: sim, benefícios de se vacinar massivamente superam os riscos que são mto baixos ou que ainda não detectamos. Até o momento há evidências que a vacina NÃO afeta fertilidade/gravidez
10. BY THE WAY: se vc é jovem e saudável, não no grupo de risco e não trabalhando nas linhas de frente da batalha contra a covid19: não há motivo para pressa nesse momento. A maioria de vcs só terá acesso à vacina em alguns meses mesmo (meados de 2020?). Até lá mais dados ;)
11. Mulheres lactantes se perguntando se deveriam se vacinar: SIM. A vacina NÃO chegará ao leite mas é possível que os anticorpos protetores poderão chegar ao leite sim. É possível que esses anticorpos ofereçam algum grau de proteção ao seu bebê mas isso não sabemos ainda.
12. Mulheres grávidas se perguntando se devem se vacinar caso tenham acesso à vacina: totalmente compreensível que estejam se perguntando e tenham dúvidas já que não foram incluídas na fase 3 de testes clínicos das vacinas.
siga 👇🏽👇🏽
Para as grávidas na linha de frente ou em alto risco de complicações caso contraiam o risco: SIM é recomendado pois se pegarem o vírus estão em maior risco de necessitar hospitalização e UTI que a população geral (leia aqui cdc.gov/coronavirus/20…).
Portanto os benefícios potenciais de receber a vacina e previnir um caso de covid grave superam os riscos possíveis e conhecidos. O fato de que tanto o FDA e o governo do Reino Unido recomendam que grávidas tomem a vacina reflete esse consenso.
13. Sobre as 53 mulheres que engravidaram durante os testes das vacinas: no trial da Pfizer, 23 mulheres engravidaram, com um aborto espontâneo no grupo placebo e nenhum no grupo vacinado. Detalhes aqui: fda.gov/media/144246/d…
No trial da Moderna, 13 mulheres engravidaram: 6 no grupo vacinado e 7 no grupo placebo, com um aborto espontâneo no grupo placebo e nenhum no grupo vacinado. Mais detalhes aqui: fda.gov/media/144434/d…
No trial da Astrazeneca/Oxford, 21 mulheres engravidaram, 12 no grupo vacinado e 9 no grupo placebo, com três abortos espontâneos no grupo placebo e dois no grupo vacinado. Detalhes aqui: assets.publishing.service.gov.uk/government/upl…
Obviamente esta será uma decisão individual mas coloquei aqui o que sabemos até o momento para ajudar a decidir com base na ciência. Eu pessoalmente escolhi me vacinar (participei do trial da Moderna e recebi a vacina). Minhas amigas grávidas na linha de frente também.
Se vc mora em um condomínio lotadasso de pessoas que usam o mesmo elevador/escadas: INFORME ao síndico ou ao responsável pelo condomínio. Seus vizinhos tem que saber pra tomar mais cuidado, deixar janelas e portas dos corredores abertos. Mais dicas sigam o @vitormori
Se vc viajou de avião ontem e testou positivo hoje informe a companhia aérea. Eles precisam saber que naquele vôo havia uma pessoa potencialmente positiva para o Sars-Cov2 e vão informar a todos naquele vôo pra que prestem atenção, façam testes e monitorem sintomas.
Mesma coisa se vc tiver viajado de ônibus e testou positivo: informe a companhia de transportes e peça pra que façam rastreamento de contatos. Se vc pegou um Uber pra voltar da festa de ano novo e testou positivo hoje, vai lá no aplicativo e informe o motorista. Seja cidadão
Vacinas de RNA mensageiro: mensageiros da esperança! @NatureBiotech comentando sobre os componentes da vacina, as 3 décadas de desenvolvimento (TRÊS DÉCADAS!!) e a esperança que vai além da pandemia da covid19. Siga o 🧶, traduzindo e simplificando pra vcs
Há um ano quem imaginaria que vacinas de mRNA seriam a esperança pra gente sair da maior crise de saúde pública do século? Uma tecnologia relativamente nova, anteriormente testada apenas em 1800 pessoas.
é incrível que em menos de 12 meses, dois testes clínicos testaram vacinas de mRNA contra a covid19 em um total de 74000 pessoas (Moderna e Pfizer/BioNTech) com eficácia impressionante (~94%), incluindo em idosos (>65 anos). No caso da Moderna a eficácia para >65 anos foi de 86%.
A vacina de RNA não altera o DNA, a vacina não vai afetar a minha fertilidade, cognição ou qualquer aspecto neurológico. Eu sou mulher, jovem, não tenho filhos mas sonho em ter um dia E TEREI. Eu não tenho medo da vacina! Vacinas salvam vidas! Obrigada ciência! #EuVouTomarVacina
@FreitasDanielC Boa pergunta! Em primeiro lugar, a grande maioria dos participantes são pessoas que, apesar de estarem usando as medidas convencionais de segurança, estão mais expostas ao vírus. Em grande maioria são profissionais de saúde, pessoas que trabalham em serviços essenciais (continua)
@FreitasDanielC Continuam trabalhando todo dia, pegam transporte público etc. Então mesmo com as medidas, os voluntários ainda estão mais expostos ao vírus e tem maior risco de pegar covid que a população geral. Daí temos um e-diary, um aplicativo de celular onde a gente tem que reportar tudo...
@FreitasDanielC Nesse aplicativo a gente coloca todo e qualquer sintoma possível de covid e se a gente teve exposição ao vírus de alguma forma (exemplo: se alguém da sua casa testou positivo, o que aconteceu comigo!). Quando a gente tem exposição ou algum sintoma, o teste entra em contato
Pra quem estava curioso para saber o que acontece com os voluntários: acabei de receber um email da Moderna informando que caso a vacina mRNA-1273 receba a aprovação do FDA para uso emergencial todos os participantes terão a opção de requisitar 'unblinding'... (1/2)
Ou seja: saber se aquela injeção que eu recebi tinha vacina mesmo ou era o placebo (salina). Eles informaram que quem recebeu o placebo terá a opção de receber a vacina em 1-2 semanas o que é ótimo para os voluntários.
Claro, tudo depende das recomendações do FDA (a reunião será no dia 17 de dezembro). Caso o 'unblinding' aconteça os voluntários ainda serão seguidos pelo período inicialmente estipulado de 2 anos para verificar segurança a longo prazo e se a imunidade tem prazo de validade...
Mais uma segunda com boas notícias! Moderna anunciou que atingiu o número de casos de covid necessários para medir eficácia no trial. Dentre os 30000 voluntários, 196 casos de COVID-19 foram detectados, sendo que 94.5% destes receberam placebo! Siga o 🧶investors.modernatx.com/news-releases/…
O desenho do teste clínico de fase III indicava completude quando 151 voluntários pegassem covid. Com um número muito maior que esperado de casos (196) dá pra ver como está feia a situação da pandemia Nos EUA. Hoje eles submetem o pedido de autorização emergencial com o FDA! :)
A parte mais animadora desse press release de hoje é em relação aos casos graves de covid. 30 desses casos foram identificados no teste, TODOS no grupo placebo. Ou seja: ninguém que recebeu a vacina desenvolveu covid grave, o que é muito muito importante.