Vacinas de RNA mensageiro: mensageiros da esperança! @NatureBiotech comentando sobre os componentes da vacina, as 3 décadas de desenvolvimento (TRÊS DÉCADAS!!) e a esperança que vai além da pandemia da covid19. Siga o 🧶, traduzindo e simplificando pra vcs
Há um ano quem imaginaria que vacinas de mRNA seriam a esperança pra gente sair da maior crise de saúde pública do século? Uma tecnologia relativamente nova, anteriormente testada apenas em 1800 pessoas.
é incrível que em menos de 12 meses, dois testes clínicos testaram vacinas de mRNA contra a covid19 em um total de 74000 pessoas (Moderna e Pfizer/BioNTech) com eficácia impressionante (~94%), incluindo em idosos (>65 anos). No caso da Moderna a eficácia para >65 anos foi de 86%.
A esperança se consolidou com a autorização do FDA para uso emergencial. Isso nos faz sonhar com uma nova era da ciência e tecnologia na qual vacinas podem ser desenvolvidas muito mais rapidamente, com auxilio de biologia computacional e manufaturada por demanda
Essas vacinas contem um mRNA modificado, encapsulado em uma nanopartícula lipídica (tipo um óleozinho). Ambas são administradas por injeção intramuscular e em regime de duas doses (2a injeção da Pfizer é 21 dias após a primeira dose e a 2a injeção da Moderna é 28 dias após a 1a)
Outras vacinas de RNA também estão sendo testadas para a covid: a CVnCoV da CureVac acabou de iniciar um teste de fase 2/3 e a Arcturus Therapeutics e Imperial College London estão começando um teste de fase 1.
Como toda grande descoberta científica, existe uma longa história e muitos anos de pesquisa até chegar até aqui. Não se desenvolve uma vacina de mRNA foda dessas assim do nada gente...
Sabia que na década de 1990, cientistas mostraram pela primeira vez que mRNA poderia ser injetado no músculo de camundongos, induzir a produção da proteína de interesse (codificadas por esse RNA) e induzir resposta imune celular? Essa história é antiga!
PORÉM alguns problemas freiaram o desenvolvimento dessa tecnologia: o sistema imune inato não gosta de RNA na forma pura circulando por aí e essas preparações iniciais induziram inflamação. O outro problema foi a instabilidade do RNA (degrada muito rápido, muito frágil).
Enfim EUREKA!!! Após muitos anos, em 2005, Katalin Karikó, Drew Weissman e colegas descobriram uma modificação química do RNA (adicionando umas pecinhas) que evitava a inflamação indesejada e também tornou a molécula mais estável. Resultado: maior produção da proteína-alvo.
O outro desafio era como fazer com que o RNA entre na célula. Os cientistas tentaram MUITAS coisas ao longo dos anos (vários tipos de liposomos, protamina, nano-emulsões, polímeros, etc). Até que, em 2012 um tipo de nanopartícula lipídica ionizada da Tekmira começou a ser testado
Essas são as partículas usadas hoje como base para entregar o RNA dentro da célula. Desde então, os cientistas de diversas companhias tem trabalhado com pequenas modificações químicas nas duas pontas do RNA para melhorar a estabilidade e regulação do RNA.
Ao contrário das vacinas de DNA, as vacinas de mRNA não precisam entrar no núcleo da célula e, portanto NÃO OFERECEM RISCO à integridade do genoma ou a alterar o material genético da célula.
Apesar de todos esses benefícios, por se tratar de RNA (que é muito menos estável que DNA e proteínas), precisamos de cadeias de frio mais complexas para armazenamento a longo prazo e distribuição. Lembra da vacina da Pfizer? Precisa de freezers -80...
E por precisarem de -70 graus, transporte tem que ser em gelo seco
As da Moderna precisam de freezer -20 (mesma temperatura do freezer de casa).
Isso faz com que essas vacinas sejam MAIS CARAS que as vacinas mais tradicionais como as de vírus inativado.
Além de ser esperança para eliminar a covid19 do planeta, estamos empolgados com essas vacinas de RNA pois elas podem ser uma forma nova de rapidamente desenhar e sintetizar vacinas contra um novo vírus/bactéria…
Por exemplo: mesmo se um corona completamente novo e assustador surgir por aí, os cientistas podem usar essas metodologias de desenho computacional do RNA e a cadeia de manufatura já estabelecida para fazer rapidamente uma nova vacina candidata.
A Moderna foi capaz de criar a vacina mRNA-1273 apenas SEIS SEMANAS depois da publicação do genoma do Sars-CoV2, é impressionante mesmo! O.o! Estaremos mais bem preparados para as próximas pandemias (que virão) por causa dessa tecnologia.
Em mais um ano da história das vacinas de RNA teremos centenas de milhões de pessoas vacinadas. Dados serão disponíveis aos cientistas e ao público por meio de iniciativas como o VAERS, Sentinel e outros.
Esses dados serão super importantes para ver quais são os raríssimos efeitos adversos dessas vacinas. E as próximas formulações poderão ser melhoradas caso seja confirmado que existem pessoas alérgicas ao PEG por exemplo, da vacina da Pfizer.
Saberemos em breve se essas vacinas podem ser usadas em crianças, mulheres grávidas e lactantes. Saberemos qual será a duração da imunidade a medida que infeções aconteçam (ou não) nos grupos vacinados nos testes clínicos e se a vacina previne transmissão.
Para agora, essas vacinas representam ESPERANÇA: O COMEÇO DO FIM DESSA PANDEMIA. E o advento de uma nova (e eu diria UMA ERA MARAVILHOSA) era no mundo das vacinas!

FELIZ ANO NOVO! :)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Izabella A. Pena, PhD #EuVouTomarVacina

Izabella A. Pena, PhD #EuVouTomarVacina Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @izabellapena1

17 Dec 20
A vacina de RNA não altera o DNA, a vacina não vai afetar a minha fertilidade, cognição ou qualquer aspecto neurológico. Eu sou mulher, jovem, não tenho filhos mas sonho em ter um dia E TEREI. Eu não tenho medo da vacina! Vacinas salvam vidas! Obrigada ciência! #EuVouTomarVacina
Read 23 tweets
17 Dec 20
@FreitasDanielC Boa pergunta! Em primeiro lugar, a grande maioria dos participantes são pessoas que, apesar de estarem usando as medidas convencionais de segurança, estão mais expostas ao vírus. Em grande maioria são profissionais de saúde, pessoas que trabalham em serviços essenciais (continua)
@FreitasDanielC Continuam trabalhando todo dia, pegam transporte público etc. Então mesmo com as medidas, os voluntários ainda estão mais expostos ao vírus e tem maior risco de pegar covid que a população geral. Daí temos um e-diary, um aplicativo de celular onde a gente tem que reportar tudo...
@FreitasDanielC Nesse aplicativo a gente coloca todo e qualquer sintoma possível de covid e se a gente teve exposição ao vírus de alguma forma (exemplo: se alguém da sua casa testou positivo, o que aconteceu comigo!). Quando a gente tem exposição ou algum sintoma, o teste entra em contato
Read 7 tweets
15 Dec 20
Pra quem estava curioso para saber o que acontece com os voluntários: acabei de receber um email da Moderna informando que caso a vacina mRNA-1273 receba a aprovação do FDA para uso emergencial todos os participantes terão a opção de requisitar 'unblinding'... (1/2)
Ou seja: saber se aquela injeção que eu recebi tinha vacina mesmo ou era o placebo (salina). Eles informaram que quem recebeu o placebo terá a opção de receber a vacina em 1-2 semanas o que é ótimo para os voluntários.
Claro, tudo depende das recomendações do FDA (a reunião será no dia 17 de dezembro). Caso o 'unblinding' aconteça os voluntários ainda serão seguidos pelo período inicialmente estipulado de 2 anos para verificar segurança a longo prazo e se a imunidade tem prazo de validade...
Read 11 tweets
30 Nov 20
Mais uma segunda com boas notícias! Moderna anunciou que atingiu o número de casos de covid necessários para medir eficácia no trial. Dentre os 30000 voluntários, 196 casos de COVID-19 foram detectados, sendo que 94.5% destes receberam placebo! Siga o 🧶investors.modernatx.com/news-releases/…
O desenho do teste clínico de fase III indicava completude quando 151 voluntários pegassem covid. Com um número muito maior que esperado de casos (196) dá pra ver como está feia a situação da pandemia Nos EUA. Hoje eles submetem o pedido de autorização emergencial com o FDA! :)
A parte mais animadora desse press release de hoje é em relação aos casos graves de covid. 30 desses casos foram identificados no teste, TODOS no grupo placebo. Ou seja: ninguém que recebeu a vacina desenvolveu covid grave, o que é muito muito importante.
Read 16 tweets
23 Nov 20
Yupiii BOM DIA!!! Mais uma vacina com resultados positivos! A AstraZeneca divulgou hoje que a vacina candidata AZD1222 ofereceu 70% de eficácia. SEGUE O FIO, pois o dado é melhor do que vc imagina!
astrazeneca.com/media-centre/p…
O número de 70% é a eficácia combinada de dois testes de fase II/III que eles realizaram ao mesmo tempo: o primeiro foi testando usar metade da vacina na primeira injeção e a dose completa na segunda injeção, e esse teste teve 90% de eficácia!!
Duas injeções com a dose completa teve eficácia surpreendentemente menor: 62% (que descoberta importante, não é mesmo?). Então o número de eficácia de 70% na verdade é combinando estes dois testes (90% e 62% de eficácia, respectivamente), fez sentido agora?
Read 11 tweets
16 Nov 20
UAU! Notícias fantásticas hoje de manhã! Resultados PRELIMINARES do teste de fase III da Moderna: dos 95 casos confirmados de covid19 dentre os voluntários, 94.5% estavam no grupo placebo! Incluindo os 11 casos severos identificados. SIGA O FIO npr.org/sections/healt…
Isso é MUITO promissor. Duas vacinas com a mesma tecnologia com resultados preliminares muito bons (mRNA modificado codificando a proteína spike). Isso deixa cientistas muito animados: quando approaches similares tem resultados similares as chances de isso ser real são maiores!
MAS CALMA! Assim como a da Pfizer/BioNTech, isso não significa que a vacina está aprovada. Ainda longe disso, pois o trial não acabou. A empresa pode solicitar aprovação do FDA para "uso emergencial" (que não é "uso para todos" ainda) a partir de dois meses da segunda injeção
Read 23 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!