Pra quem estava curioso para saber o que acontece com os voluntários: acabei de receber um email da Moderna informando que caso a vacina mRNA-1273 receba a aprovação do FDA para uso emergencial todos os participantes terão a opção de requisitar 'unblinding'... (1/2)
Ou seja: saber se aquela injeção que eu recebi tinha vacina mesmo ou era o placebo (salina). Eles informaram que quem recebeu o placebo terá a opção de receber a vacina em 1-2 semanas o que é ótimo para os voluntários.
Claro, tudo depende das recomendações do FDA (a reunião será no dia 17 de dezembro). Caso o 'unblinding' aconteça os voluntários ainda serão seguidos pelo período inicialmente estipulado de 2 anos para verificar segurança a longo prazo e se a imunidade tem prazo de validade...
É importantíssimo que os voluntários continuem colaborando e informando sobre infecção/sintomas/contato com pessoas que testaram positivo para covid. Caso vários voluntários comecem a pegar covid em 1 ano, isso é info importante, de que provavelmente precisaremos vacinar todo ano
Mantendo a transparência, o FDA já disponibilizou todos os dados da vacina da Moderna. A @mellziland fez um fio excelente pra quem quer saber mais
Durante a discussão pré-autorização de emergência da vacina da Pfizer foi sugerido que todos os voluntários fossem convocados e vacina seja administrada a quem tinha recebido placebo ou dar placebo pra quem tinha recebido vacina. Dessa forma o ensaio continuaria às cegas...
E provavelmente teremos um pouco mais de dados de segurança de vacinação após covid19 (já que temos quase 200 casos de covid em cada grupo placebo). Todas essas informações serão importantes pra gente poder responder essas perguntas.
Lembrando que o que estamos vendo no momento é a autorização para uso emergencial do FDA. A aprovação total da vacina só pode acontecer após seis meses de dados de segurança desde a segunda dose. Em meados de Abril uma nova reunião deverá ser feita para discutir a aprovação final
Importante lembrar os voluntários que deram sua vida por essa vacina. 30 pessoas que receberam placebo acabaram contraindo a forma grave da covid19, e uma destas infelizmente veio a óbito (um adulto de 54 anos com diabetes). Não houve nenhum caso de covid grave no grupo vacinado.
Já me foi sugerido aqui no Twitter fazer o chá revelação do teste clínico da vacina da Moderna! Hahaha! Quando o unblinding sair eu volto aqui pra contar se eu recebi placebo ou vacina! 😂
Meu amigo @RafaelPolidoro2 é voluntário do teste de fase III da vacina da Astrazeneca e conta notícias sobre o que acontecerá com os voluntários desse teste:
@FreitasDanielC Boa pergunta! Em primeiro lugar, a grande maioria dos participantes são pessoas que, apesar de estarem usando as medidas convencionais de segurança, estão mais expostas ao vírus. Em grande maioria são profissionais de saúde, pessoas que trabalham em serviços essenciais (continua)
@FreitasDanielC Continuam trabalhando todo dia, pegam transporte público etc. Então mesmo com as medidas, os voluntários ainda estão mais expostos ao vírus e tem maior risco de pegar covid que a população geral. Daí temos um e-diary, um aplicativo de celular onde a gente tem que reportar tudo...
@FreitasDanielC Nesse aplicativo a gente coloca todo e qualquer sintoma possível de covid e se a gente teve exposição ao vírus de alguma forma (exemplo: se alguém da sua casa testou positivo, o que aconteceu comigo!). Quando a gente tem exposição ou algum sintoma, o teste entra em contato
Mais uma segunda com boas notícias! Moderna anunciou que atingiu o número de casos de covid necessários para medir eficácia no trial. Dentre os 30000 voluntários, 196 casos de COVID-19 foram detectados, sendo que 94.5% destes receberam placebo! Siga o 🧶investors.modernatx.com/news-releases/…
O desenho do teste clínico de fase III indicava completude quando 151 voluntários pegassem covid. Com um número muito maior que esperado de casos (196) dá pra ver como está feia a situação da pandemia Nos EUA. Hoje eles submetem o pedido de autorização emergencial com o FDA! :)
A parte mais animadora desse press release de hoje é em relação aos casos graves de covid. 30 desses casos foram identificados no teste, TODOS no grupo placebo. Ou seja: ninguém que recebeu a vacina desenvolveu covid grave, o que é muito muito importante.
Yupiii BOM DIA!!! Mais uma vacina com resultados positivos! A AstraZeneca divulgou hoje que a vacina candidata AZD1222 ofereceu 70% de eficácia. SEGUE O FIO, pois o dado é melhor do que vc imagina! astrazeneca.com/media-centre/p…
O número de 70% é a eficácia combinada de dois testes de fase II/III que eles realizaram ao mesmo tempo: o primeiro foi testando usar metade da vacina na primeira injeção e a dose completa na segunda injeção, e esse teste teve 90% de eficácia!!
Duas injeções com a dose completa teve eficácia surpreendentemente menor: 62% (que descoberta importante, não é mesmo?). Então o número de eficácia de 70% na verdade é combinando estes dois testes (90% e 62% de eficácia, respectivamente), fez sentido agora?
UAU! Notícias fantásticas hoje de manhã! Resultados PRELIMINARES do teste de fase III da Moderna: dos 95 casos confirmados de covid19 dentre os voluntários, 94.5% estavam no grupo placebo! Incluindo os 11 casos severos identificados. SIGA O FIO npr.org/sections/healt…
Isso é MUITO promissor. Duas vacinas com a mesma tecnologia com resultados preliminares muito bons (mRNA modificado codificando a proteína spike). Isso deixa cientistas muito animados: quando approaches similares tem resultados similares as chances de isso ser real são maiores!
MAS CALMA! Assim como a da Pfizer/BioNTech, isso não significa que a vacina está aprovada. Ainda longe disso, pois o trial não acabou. A empresa pode solicitar aprovação do FDA para "uso emergencial" (que não é "uso para todos" ainda) a partir de dois meses da segunda injeção
Boas notícias com os resultados PRELIMINARES da vacina de mRNA da Pfizer/BioNTech. Promisor, mas ainda precisamos mais tempo para que os testes avancem. Dentre os voluntários que acabaram sintomáticos para covid19, 90% estavam no grupo placebo. Siga o fio: statnews.com/2020/11/09/cov…
Não gente, a vacina não está aprovada ainda nem pra “uso de emergência”. O FDA é bem claro nesse ponto: isso só pode ser requisitado após dois meses da segunda injeção em pelo menos metade dos voluntários, o que só vai acontecer no final de novembro...
Ainda assim parece ser excelente. Precisamos de vacinas eficazes pra nos livrar da covid. Não sabemos, no entanto, se a vacina previne casos severos (o tipo que causa hospitalização e mortes) e pra isso precisamos tempo mesmo para que estes tipos de casos apareçam.
Ivermectina - vídeo 1: é hora de aprender como a ciência funciona! via @YouTube
O fato de que as pessoas se empolgaram com a #ivermectina mostra o tanto que é necessário entender como a ciência funciona... Aqui vou eu em mais um vídeo explicando o que sabemos sobre a ivermectina e covid19 e que tipo de evidências temos até agora.
Quando cientistas como eu descobrem um composto químico que funciona in vitro, ou seja, em células em laboratório, temos MUUUUITO caminho pra andar até a gente poder afirmar que tal composto químico cura/previne ou trata qualquer doença...