O poder das redes sociais foi demonstrado essa semana, quando um grupo de usuários americanos do site Reddit resolveu usar o mercado de opções para enfrentar alguns fundos de investimento.
O que aconteceu foi espantoso.
Os pequenos investidores usaram o app Robinhood, que permite investir em opções.
O resultado foi que as ações da GameStop Corp. (GME), uma cadeia de lojas de videogames, subiram até agora, nesse ano, mais de 1.900%. O preço passou de $19 no início de janeiro para $408 hoje.
O movimento dos pequenos investidores causou perdas bilionárias a alguns fundos de investimento que tinham apostado na queda das ações.
Não houve nenhum fato novo no negócio da empresa que justificasse esse aumento de preço.
Foi apenas a força conjunta de muitos pequenos investidores que, pela primeira vez, enfrentaram os grandes fundos de igual para igual.
O mercado americano e seus especialistas ainda estão tentando entender as repercussões desse acontecimento.
Atualização: a plataforma Robinhood restringiu novas operações com a GameStop, e hoje o valor da ação já caiu para $196, uma queda de 43%.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
ATENÇÃO: Você agora pode transferir suas conversas individuais ou de grupo do WhatsApp para o Telegram. Essa função está disponível na última versão do Telegram (7.4).
Siga esses passos:
1.No Telegram, crie um grupo para o qual a conversa do WhatsApp será transferida (se você estiver tranferindo uma conversa de grupo) ou verifique que o contato da pessoa já existe (se você estiver tranferindo uma conversa individual)
2.No WhatsApp, abra a conversa e click no nome do grupo ou do contato, na parte superior da conversa, para abrir a tela de “Dados do Contato” ou “Dados do Grupo”.
3.Role a tela para baixo até encontrar a opção “Exportar conversa”. Clique nela.
Mentira, por mais ridícula e improvável que seja, repetida pela maioria e pela mídia, e amplificada por “especialistas”, acaba absorvida pela massa como verdade. Esse é o o jogo. Muita gente, apesar de honesta e séria, usa a repetição como critério de avaliação de veracidade.
É um jogo sujo e canalha do qual eu mesmo já fui alvo, quando do meu embate com os “dirigentes” do NOVO. Espalha uma versão caluniosa e repete ela infinitamente que muita gente vai acreditar.
O ridículo e inverossimilhança da mentira são irrelevantes. Daí a necessidade de respostas diretas, duras e midiáticas, como a que o Presidente deu, sugerindo que os canalhas usem leite condensado como enema.
A recomendação de leitura do dia é uma análise devastadora e libertadora sobre o papel dos intelectuais na sociedade moderna.
Em “Os Intelectuais e a Sociedade” o grande economista Thomas Sowell DEMOLE a pretensão dos intelectuais de serem porta-vozes da virtude e da verdade, mostrando como eles moldam a opinião pública a serviço de seus próprios interesses ou dos interesses do poder.
Sowell destrói mitos e mentiras do discurso “intelectual” sobre crime, cotas, socialismo, ensino e economia, desnudando a precariedade ou completa falsidade das posições dos “especialistas” e ativistas - tudo com abundância de fontes e referências e um texto límpido e saboroso.
Quem gosta de livros de guerra tem que ler "Band of Brothers" ("Companhia de Heróis" no título em Português). Um dos melhores que já li, ele conta a história da Easy Company do 506º Regimento de Infantaria Pára-Quedista do Exército dos EUA na 2a guerra.
A recomendação de hoje é pesada (como convém ao dia). Pesada de erudição, de valor cultural e de peso físico também. A Enciclopédia da História Mundial é uma daquelas referências essenciais que você precisa sempre ter ao alcance da mão (a minha fica no banco da mesa da cozinha).
Eu gosto de abrir ao acaso e ler. São mais de 20.000 verbetes que vão da pré-história ao ano 2.000. Os itens são agrupadas por geografia, permitindo uma visão em profundidade de eventos distintos, ao mesmo tempo em que apresentam uma linha do tempo virtual da história humana.
O texto é claro, conciso, rico e isento de qualquer viés - e só isso já seria motivo suficiente para aplauso.
É para quem tem aquele apetite insaciável por leitura e conhecimento, e não se intimida com a questão do idioma (o livro só está disponível em inglês).