Footure Profile picture
29 Jan, 8 tweets, 4 min read
Definir o @SantosFC na temporada 2020/21 se tornou complicado num contexto pandêmico, tóxico e econômico que o clube vive. Com a segunda melhor campanha na competição (75% de aprov.), a chegada na final da Libertadores trouxe um alento que buscamos explicar.

Segue a thread.
O @SantosFC chega na final da Copa Libertadores após oito vitórias, três empates e uma derrota; além de ter o terceiro melhor ataque (20 gols) e a décima defesa menos vazada (9 gols sofridos). Durante a competição, o alvinegro praiano foi comandado por Jesualdo Ferreira e Cuca.
A equipe considerada titular do @SantosFC tem: John; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Soteldo; Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga.
Ofensivamente, a equipe se apoia no quarteto: Marinho, Soteldo, Lucas Braga e Kaio Jorge. O centroavante passa bastante tempo buscando jogo e auxiliando os meio-campistas, enquanto Soteldo e Lucas Braga invertem muito seu posicionamento durante a partida.
Estatisticamente, o quarteto também se comprova em números. Juntando gols e assistências temos Kaio Jorge com cinco (5 gols), Marinho com cinco (4 gols e 1 assistência), Soteldo com quatro (2 gols e 2 assistências) e Lucas Braga também com quatro (2 gols e 2 assistências).
Defensivamente, a equipe de Cuca se baseia em duas situações: encaixes defensivos e a mínima preocupação com o controle da posse de bola (46% em média). A grande notícia, inclusive, para o torcedor — e o técnico santista — foi a liberação de Alison, o fiel da balança no modelo.
A dosagem das estratégias se mostrou essencial para o sucesso já que, muitas vezes, se "flerta" com o perigo. Apesar dos encaixes funcionarem nas transições, o Santos sofre para acertar a marcação em jogadas aéreas. Este é o grande “Calcanhar de Aquiles” durante a temporada.
Quer ler mais detalhadamente sobre o trabalho de Cuca no @SantosFC? Na véspera da final da Libertadores, @caiocnascimento escreveu sobre a fase defensiva e a necessidade de concentração máxima; além do improviso e qualidade do quarteto ofensivo.

Leia em: footure.com.br/analise-santos…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Footure

Footure Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FootureFC

29 Jan
O @Palmeiras foi mais uma equipe a trocar de treinador em meio a temporada. Apesar do título paulista, Vanderlei Luxemburgo não resistiu e o português Abel Ferreira desembarcou. Como a equipe chegou na decisão da Libertadores 2020/21? Vamos tentar explicar.

Segue a thread. Image
O @Palmeiras chega na decisão após nove vitórias, três empates e uma derrota com aproveitamento de . Além disso, possui o melhor ataque (32 gols) e uma das melhores defesas (6 gols sofridos). A campanha foi dividida entre Vanderlei Luxemburgo, Andrey Lopes e Abel Ferreira. ImageImageImage
A equipe base do @Palmeiras tem: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matias Viña; Danilo; Gabriel Menino, Raphael Veiga, Zé Rafael e Rony; Luiz Adriano. Image
Read 7 tweets
17 Dec 20
Com a mudança de gestão no Internacional em 2021, Miguel Ángel Ramírez é o principal cotado para assumir o colorado.

Qual era o contexto do espanhol no Independiente Del Valle? Como se dava o aproveitamento da base? Qual o modelo de jogo?

Segue o fio 🧶
O Independiente Del Valle não é um dos clubes de maior expressão e maior torcida do Equador. Este ambiente de pouca pressão acaba sendo propício para o desenvolvimento de um projeto de longo prazo e baseado no lançamento de jovens jogadores.

open.spotify.com/episode/7rYcVY…
Sob o seu comando e com seu trabalho anterior na base Rayada, o Del Valle revelou e consolidou jogadores como o meia Alan Franco, hoje no Atlético-MG, e Moisés Caicedo, já visado pelo mercado europeu e considerado um dos futuros pilares da Seleção Equatoriana.
Read 14 tweets
23 Nov 20
O @Gremio alcançou a marca de 12 partidas de invencibilidade (9V e 3E) e vive um novo momento em 2020. Está a 5 pontos do líder do Brasileirão — e um jogo a menos —, nas semis da Copa do Brasil e oitavas da Libertadores. Quais mudanças Renato fez na equipe?

Segue a thread.
A primeira alteração foi na saída de bola. Se antes, os laterais eram os principais responsáveis no auxilio dos zagueiros — e os meio-campistas ficavam numa zona mais à frente —, no atual momento Darlan e/ou Matheus Henrique tem baixado entre os defensores para realizar a saída.
A saída com três melhorou com Jean Pyerre sendo um interior esquerdo. O camisa 10 do Grêmio tem buscado o jogo na linha dos volantes e se tornou peça chave na criação de jogadas. Nos últimos dois jogos, somou 201 intervenções, 5 passes decisivos e 88% nas bolas longas em 167'.
Read 6 tweets
13 Nov 20
Onde seu time rouba a bola?

O analista de dados do Footure PRO, @GabrielGMG16, reuniu os números das 20 equipes do @Brasileirao 2020 até a 19ª rodada para descobrir em quais locais os times mais retomam a posse de bola.

Segue a thread para entender um pouco mais sobre.
ATENÇÃO: Como o jogo em si é muito parecido, os times tendem a ter mais retomadas na área central e perto da sua intermediária. Em números absolutos, todos os times recuperam mais a bola nessa região do que perto do gol adversário. Os dados são do @Wyscout.
É importante frisar que não estamos preocupados em mostrar números gerais, mas sim comparar como as equipes se comportam defensivamente no jogo. Para isso, dividimos o campo em 6 zonas e contabilizamos as retomadas obtidas em cada uma delas — como vocês observaram na imagem.
Read 10 tweets
12 Nov 20
Campeonato Brasileiro - 20ª Rodada

Chegamos ao início do returno no @Brasileirao
e chegamos com mais mapas de passe, posicionamento médio, finalização e xG das partidas. Então, confere o material produzido pelo @GabrielGMG16.

Segue o fio. 👇🏽🧶
Athletico 2 x 1 Fortaleza - Arena da Baixada

O @AthleticoPR marcou alto, teve muitas trocas de passe pela direita, profundidade com Renato Kayser e a vitória no final. Do lado do @FortalezaEC, a equipe marcou mais baixo, buscou jogo pelo chão e profundidade na esquerda.
São Paulo 2 x 1 Goiás - Morumbi

O @SaoPauloFC teve muito jogo pelos lados do campo e pouca trocas de passe com os homens de frente, mas no fim soube aproveitar as oportunidades (xG 1.96). No lado do @goiasoficial, time recuado e a aproximação e profundidade no lado esquerdo.
Read 12 tweets
28 Oct 20
Num momento onde o futebol tem sido definido pelo bom "pressing" e marcações mais altas, você acha que o seu clube está forte neste quesito?

Com os números do @Wyscout, fomos atrás do PPDA (Pass per Defensive Action) das 20 equipes do @Brasileirao.

Curioso? Segue o fio.
Não entendeu o PPDA? Na tradução, significa: "Passes por Ação Defensiva". Quantos passes a equipe deixa o adversário realizar antes de um movimento defensivo (interceptação, desarme, dividida, falta, etc). Os primeiros 40% do campo são desconsiderados. Quando menor, melhor.
Bem, hora de conhecer as cinco equipes com melhor PPDA do @Brasileirao 2020. Curiosamente, temos os três primeiros colocados da competição no topo no ranking:

Atlético Mineiro: 7.04
Flamengo: 8.4
Athletico Paranaense: 8.62
Internacional: 9.07
São Paulo: 9.38
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!