Parece incrível que, decorridos mais de 10 meses do início da pandemia, setores da imprensa continuem fingindo que não existem os artigos 137, 138 e 139 da Constituição Federal.
Neles está previsto, de forma expressa, que para obrigar as pessoas a permanecerem em “localidade determinada”, proibindo que elas circulem nas ruas (e portanto confinando-as em seus domicílios), é necessária a decretação do ESTADO DE SÍTIO (ato privativo do
presidente da República, com aprovação pelo Congresso).

Portanto, ao contrário do que pensam os jornalistas de O Globo, o governador do Amazonas (ou de qualquer estado) simplesmente NÃO PODERIA decretar o confinamento domiciliar de toda a população da capital.
Aliás, é discutível se, mesmo com eventual decretação de estado de sítio pelo presidente da República, o confinamento domiciliar seria admissível - tudo depende da interpretação que se dê à expressão “localidade determinada”, no artigo 138, inciso I, da CF. A obrigação de
“permanecer em localidade determinada” poderia significar permanecer em determinado bairro, ou quadra, ou rua - mas poderia servir para obrigar as pessoas a permanecerem dentro de suas residências?
Uma coisa, porém, é certa: sem estado de sítio, proibir a população de sair de casa é simplesmente inconstitucional.

Já deu tempo de sobra para os jornalistas aprenderem isso.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcelo R. Monteiro

Marcelo R. Monteiro Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @MarceloRochaMon

30 Jan
NÃO ADIANTA CHORAR SOBRE O LEITE CONDENSADO

Na semana que se encerra, tivemos uma pequena amostra do poço sem fundo em que mergulhou uma parte significativa da grande imprensa brasileira (grupo Globo, grupo Folha/UOL etc.).
No início da semana, o site Metrópoles anunciou que o gasto do governo Bolsonaro com alimentação havia aumentado em 20% na comparação com o governo anterior, dando grande destaque ao fato de que, só com a compra de leite condensado, haviam sido gastos mais de 15 milhões de reais.
Foi o que bastou para que jornalistas e políticos de oposição, com ares de indignados, passassem a martelar as palavras “governo corrupto”, “escândalo”, “mordomias” etc.
Read 11 tweets
14 Jan
10 MILHÕES PARA O COMANDO VERMELHO, 10 MILHÕES PARA O TERCEIRO COMANDO, E 5 MILHÕES PARA A ADA
No dia 18 de setembro de 2019, por volta de 9 da manhã, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro realizou uma operação nos bairros de Vila Pinheiro e Salsa e Merengue, situado no Complexo de Favelas da Maré, com o objetivo de cumprir mandado judicial de prisão contra Thiago
Folly, vulgo TH, foragido do sistema de justiça, apontado como líder de facção local do tráfico. Obtida a informação sobre o paradeiro do criminoso (obviamente de altíssima periculosidade), a operação foi devidamente aprovada pelos órgãos competentes na estrutura da PolíciaCivil.
Read 40 tweets
2 Jan
ABORTO E ATIVISMO JUDICIAL: UM CASO DE “SINCERICÍDIO”
(O caderno “Celina”, de O Globo, é francamente dedicado à militância feminista, abortista, racialista etc. É mais fácil achar uma agulha num palheiro do que encontrar jornalismo ali - não que nos outros cadernos do jornal da
Marinho a coisa seja muito diferente (razão pela qual há meses não o lia, e agora tive certeza de que não estou perdendo absolutamente nada).
No último dia de 2020, o jornal comemorava (essa é a palavra adequada, basta ver o tom da reportagem) a aprovação pelo Senado argentino da lei que libera o aborto até a 14ª semana de gestação de forma indiscriminada - ou seja, basta a mãe querer se livrar daquele ser
Read 20 tweets
29 Dec 20
A JUÍZA VIVIANE E O MENINO JOÃO HÉLIO

Na véspera do Natal deste já tão difícil ano de 2020, um crime hediondo chocou o Brasil: no Rio de Janeiro, a juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi foi brutalmente assassinada a facadas pelo ex-marido, diante das três filhas do casal:
gêmeas de 7 anos de idade e a mais velha com 9 anos.

O crime bárbaro, como não poderia deixar de ser, gerou justa indignação. Gerou também alguns comentários absolutamente equivocados sobre nossa legislação penal, e demonstrou pela enésima vez a hipocrisisa de parte de nossas
“classes falantes”.

Uma profissional da Justiça criminal (de outro estado) disse que a legislação brasileira é muito branda “com os crimes praticados contra as mulheres”.
Read 32 tweets
22 Oct 20
PRENDAM OS JUÍZES (E PROMOTORES) E SOLTEM OS TRAFICANTES (E ASSALTANTES), RECOMENDAM OS “PESQUISADORES”

Em recente e curiosíssima reportagem sobre audiências de custódia no Rio de Janeiro, o jornal O Dia traz manchete destacando “abusos e ilegalidades” nas referidas audiências.
A matéria trata de um relatório feito por ONGs, algumas delas muito conhecidas por quem acompanha as questões de segurança pública – conhecidas principalmente pelas campanhas que fazem em favor do desencarceramento de criminosos em geral, e de traficantes em particular.
De acordo com o tal relatório, as “ilegalidades” praticadas nas audiências de custódia consistiriam em terem os juízes "decretado a prisão preventiva em 62,5% dos casos acompanhados” pelos pesquisadores, que além disso fazem questão de destacar que “quase 70% das pessoas que...
Read 15 tweets
18 Aug 20
Lançado hoje o livro “Inquérito do Fim do Mundo - O apagar das luzes do Direito Brasileiro”, do qual sou um dos autores.
Um registro histórico (e uma denúncia) das violações das liberdades públicas, do devido processo legal, do sistema acusatório (já ouviu falar?)
praticadas justa/ pelo tribunal que teria a função de guardião do texto constitucional.
O capítulo escrito por mim (“Explicando para o Leigo o Inquérito do Fim do Mundo”), como o nome indica, explica, p/ quem nunca cursou Direito, as ilegalidades cometidas pelo STF nesse inquérit
Tem ainda um belo prefácio do Paulo Briguet.
Parabéns à minha amiga Cláudia Piovezan pela dedicação e coragem na coordenação da obra. Não deixem de ler - de preferência, rápido (antes que mandem censurar)!😉👍 ImageImage
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!