Emenda parlamentar: parte do orçamento do executivo destinada a obras indicadas por parlamentares com força de lei

Mensalão: esquema em que empresas são beneficiadas em contratos públicos em troca de pagarem um valor mensal a parlamentares para que apóiem o governo
Tá igual meu amigo psolista que disse que o jantar que o Temer deu pros parlamentares na época era equivalente ao mensalão
Até ano retrasado (se não me engano), emendas parlamentares não eram impositivas. Ou seja: os parlamentares aprovavam emendas ao orçamento (destinavam recursos do executivo para obras/entidades/prefeituras... de sua escolha), mas o executivo não era obrigado a cumprí-las.
Recentemente, o Congresso aprovou a impositividade das emendas. Ou seja: uma vez aprovada, o executivo é obrigado a cumprir aquilo que foi decidido pelos parlamentares, mesmo que não esteja nos planos do governo.
O toma lá dá cá acontecia porque as emendas davam votos aos parlamentares em suas bases já que através das emendas eles conseguiram recursos que beneficiariam prefeituras, entidades, (laranjas) e muitas vezes ia parar no bolso deles ou no caixa do partidAPAGAR
Hoje continua tudo igual, exceto que o executivo não tem mais a moeda de troca "libero a sua emenda se você me apoiar". O poder de barganha do executivo agora é simplesmente decidir em que momento estas emendas serão pagas e se está disposto ou não a liberar...
...uma fatia maior que a obrigatória do orçamento. Este ano tá em torno de 1% das despesas primárias (o "bruto" do orçamento federal sem contar os repasses obrigatórios para estados e municípios).
Na época do Lula e da Dilma, o presidente tinha essa prerrogativa de dizer SE liberaria a grana pra onde o deputado queria que ela fosse. Essa era uma moeda de troca poderosa. Já em 2015, com Dilma enfraquecida, o Congresso aprovou as emendas individuais impositivas.
O Executivo já não teria mais o poder de dizer SE pagaria as emendas de CADA parlamentar (513 deputados e 81 senadores), apenas de dizer QUANDO.

Em 2019, durante o processo de enfraquecimento de Bolsonaro, o Congresso ampliou bastante o espectro de emendas impositividas.
A partir de 2019, não só as emendas individuais, mas também as emendas de bancadas estaduais, do relator da lei orçamentária e das comissões permanentes. Além disso, o Congresso desvinculou de finalidades específicas parte do total de recusos destinado às emendas...
Até então, partes destes recursos precisavam obrigatoriamente ser destinados a saúde, educação e piriri e pororó. Depois disso, 70% de metade do orçamento total das emendas precisa ser para "obras".
O presidente vetou uma vez as emendas impositivas do relator e das comissões e perdeu. O Executivo acabou mandando um projeto restabelecendo aquilo que ele mesmo tinha vetado. Depois o orçamento foi aprovado com essas emendas, o executivo vetou e desta vez conseguiu barrar.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ciclista Fiscal

Ciclista Fiscal Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @aquelerebelde

17 Jan
É sábado à noite e eu estou disposto a fazer LOUCURAS (porque é o que as pessoas fazem no sábado à noite). Além disso, ainda não achei AQUELE esportivo importado "semi-novo" pra me incomodar e fazer da minha vida um inferno. Restam apenas as POLÊMICAS no saite Twitter. Lá vai...
- Tratamento precoce não funciona, mas todo mundo que eu conheço que pegou fez e tá bem (inclusive os que dizem que não funciona foram atrás da receitinha na hora do aperto).

(sei que é data-bolha e também sei que é bem provável que eles tivessem se recuperado sem. Mas tão bem).
- Médico em quem eu confio muito aplica o tratamento precoce e, segundo ele, tem obtido bons resultados na prática clínica. Óbvio que não defende que seja a solução definitiva a ser aplicada, nem substitui a necessidade de ter estoque de O2 em hospitais.
Read 21 tweets
15 Jan
Não quero ser o chato aqui e tentar ficar tirando lição de moral de tragédia, mas essa situação de faltar oxigenio em hospital escancara o que é a ineficiência/incompetência do sistema público.

"Ah, mas é que agora..."

Não, é sempre assim. Agora a consequência é mais grave.
Não sei como AM administra seus hospitais, se é por O.S., se faz compras centralizadas ou cada um faz as suas, se o sistema é em maior parte estadual, municipal ou federal (se for federal, é bem provável que seja gerido pelo MEC - sim, o MEC administra mais hospital que o MS)...
O fato é que alguém é responsável por cuidar do estoque de insumos. Provavelmente as compras foram feitas sem previsão de um aumento tão grande de demanda e é provável que ninguém tenha pensado que o fornecedor mais próximo (e talvez o único num raio de quilômetros) não teria...
Read 12 tweets
31 Dec 20
Vocês (eu não) [narrador: ele também] tão tanto tempo no Twitter que parece que esqueceram como funciona a vida do Winner (o jovem transão, a gostosa, o moreno alto bonito e sensual, o/a modelete do Instagram etc)

Não tem pandemia que faça essa galera sentar a bunda no sofá 🤷🏻‍♂️
O jovem transão tá há meses se preparando pra este momento e ele não vai ficar em casa como um looser no réveillon...

A vida do Winner gira em torno destes momentos e não participar deles faz tudo perder o sentido
Pode não parecer, mas eu já fui um jovem transão. Eu tinha tudo pra ser um Winner hoje em dia, mas fiz umas escolhas certas [narrador: erradas] na vida e hoje tô aqui no Twitter.
Read 9 tweets
30 Dec 20
Vamo combina: com exceção dos que são contra a descriminalização do aborto por razões religiosas (o que eu respeito), a maioria só é contra porque sabe que vai virar farra (e vai, ao menos num primeiro momento, vai, não sejamos ingênuos).

E o que motiva esse julgamento é...
...o que motiva esse julgamento é a imoralidade envolvida no ato "deu sem proteção e esperava um iPhone?". O assunto nem é a """"promiscuidade"""" em si, mas o, digamos, "capricho". Submeter-se a um procedimento bastante questionável por pura irresponsabilidade.
Mas... O que tá em discussão é bem simples: uma mulher que realiza um aborto (por farra ou por motivos menos fúteis) merece ser presa ou sofrer algum tipo de punição? A mim não me parece fazer muito sentido...
Read 7 tweets
2 Dec 20
Gente, banco não "tem dinheiro", banco tem patrimônio. O "dinheiro do banco" são títulos públicos (quanto mais o governo gasta, mais os bancos "ganham"), imóveis, ativos financeiros diversos e piriri e pororó... O "dinheiro do banco" (aquele que tá no banco) é o seu dinheiro.
É o patrimônio do banco que faz o SEU dinheiro ficar lá guardado em segurança e dá crédito quando você precisa. O banco é apenas uma entidade que capta dinheiro de um lado e empresta do outro e concentra os serviços financeiros.
Os pagamentos que você recebe, as transferências que você faz, a remuneração da poupança, todas as transações por cartões de débito e crédito... Banco é apenas um prestador de serviços financeiros. Não adianta ter raiva de banco porque quem faz o banco é você... 🤷🏻‍♂️
Read 5 tweets
22 Nov 20
"Ah, mas o cara deu um socão no vigilante"

Sim, deu. A questão é: se fosse um desembargador, teriam matado na porrada também? E se ele fosse uma mulher? Teria apanhado do mesmo jeito até a morte?

"Ah, mas o cara morreu porque era preto"

É provável. E é mais estrutural que...
...deliberado. Explico:

Difícil saber se de fato houve um componente racial *deliberado* (quem matou o fez pensando "vou matar esse cara porque ele é preto"), mas o fator estrutural (cultural) é fácil de indentificar e de entender.
Está impregnado na nossa cultura que pessoas pretas têm mais chances de serem "bandidos", logo, uma vida de menor valor. E isso, infelizmente, tem fundamento na realidade, assim como homens tendem a ser mais perigosos que mulheres e certos comportamentos e estilos são associados
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!