1/ De tempos em tempos alguns de meus artigos voltam a circular pela internet com autoria atribuída a terceiros. Mas o que me deixa realmente fulo é quando alguns estúpidos mexem no texto para "melhorar" e destroem o que escrevi. Um estupro literário, se me permitem a licença.
2/ E deixam meu nome ali! É como se mexessem com meus filhos!
Por isso estou republicando meu artigo mais violado, voltou a circular com força depois de ser desfigurado por algum idiota, que transformou uma reflexão necessária numa bobajada xenófoba. E deixou meu nome lá.
3/ O artigo original é de 2006 e pode ser encontrado aqui: portalcafebrasil.com.br/artigos/os-pre…
4/ OS PREÇONHENTOS
Alguns conhecidos voltaram da China impressionados. Um determinado produto do qual o Brasil fabrica um milhão de unidades por ano, uma só fábrica chinesa produz quarenta milhões… A qualidade já é equivalente. E a velocidade de reação é impressionante.
5/ Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas. Com preços que são uma fração dos praticados aqui.
Uma das fábricas chinesas está de mudança para o interior, pois os salários da região onde está instalada estão altos demais: 100 dólares.
6/ Um operário brasileiro equivalente ganha 300 dólares no mínimo. Que acrescidos de impostos e benefícios, representam quase 600 dólares. Comparados com os 100 dólares dos chineses, que recebem praticamente zero benefícios.
Hora extra? Na China? Esqueça.
7/ O pessoal por lá é tão agradecido por ter um emprego, que trabalha horas extras sabendo que nada vai receber.
Essa é a armadilha chinesa. Que não é uma estratégia comercial, mas de poder.
8/ Os chineses estão tirando proveito da atitude dos marqueteiros ocidentais, que preferem terceirizar a produção e ficar com o que agrega valor: a marca. Dificilmente você adquire nas grandes redes dos Estados Unidos um produto made in USA.
9/ É tudo made in China, com rótulo estadunidense. Empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e vendendo por centenas… Mesmo ao custo do fechamento de suas fábricas.
É o que chamo de estratégia preçonhenta.
10/ Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a China assimila as táticas para dominar no longo prazo. As grandes potências mercadológicas que fiquem com as marcas, o design.
11/ Os chineses ficarão com a produção, desmantelando aos poucos os parques industriais ocidentais. Em breve, por exemplo, não haverá mais fábricas de tênis pelo mundo.
12/ Só na China, que então aumentará seus preços, produzindo um choque da manufatura, como foi o choque do petróleo nos anos 1970. E o mundo perceberá que reerguer suas fábricas terá custo proibitivo. Perceberá que se tornou refém do dragão que ele mesmo alimentou.
13/ Dragão que aumentará ainda mais os preços, pois quem manda é ele, que tem fábricas, inventários e empregos… Uma inversão de jogo que terá o impacto de uma bomba atômica. Chinesa.
14/ Nesse dia, os executivos preçonhentos tristemente olharão para os esqueletos de suas antigas fábricas, para os técnicos aposentados jogando bocha na esquina, para as sucatas de seus parques fabris desmontados.
15/ E lembrarão com saudades do tempo em que ganharam dinheiro comprando baratinho dos chineses e vendendo caro a seus conterrâneos.
E então, entristecidos, abrirão suas marmitas e almoçarão suas marcas.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with luciano pires

luciano pires Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lucianopires

2 Feb
1/ Dan Ariely é professor de psicologia e Economia Comportamental na Duke University, nos Estados Unidos. Em seu livro “A mais pura verdade sobre a desonestidade”, conta uma história que ilustra muito bem nosso esforços equivocados para diminuir a desonestidade.
2/ Um dia, Pedro, um de seus alunos, ficou trancado para fora de casa. Então percorreu as redondezas para encontrar um chaveiro. Ele precisou de algum tempo para encontrar um que tivesse autorização municipal para destrancar portas.
3/ O chaveiro finalmente estacionou o caminhão e, em cerca de um minuto, destrancou a fechadura.
Pedro ficou impressionado com a rapidez e facilidade com que essa pessoa conseguiu abrir a porta.
Read 7 tweets
1 Feb
1/ O termo hipocrisia deriva do grego hypo, que quer dizer sob, e krinein, que significa mudar, decidir. Daí nasceu o termo hypokrinesthai, eu sei lá como é que fala isso aqui em grego, cara, que significa fingir, representar um papel, responder.
2/ Enttão veio o latim Hypocrisis, que significa imitar os gestos ou a fala de uma pessoa. Lá pelo ano 1200, mudou para ipocrisie, o pecado de fingir virtudes ou bondades. E chegou no hipocrisia que conhecemos hoje.
Sacou?
3/ Hipocrisia é a arte de aparentar qualidades com o propósito de parecer virtuoso. Tem tudo a ver com o Café Brasil 744 – Sinalização de virtude.
Mas vai mais longe, sabe? Hipocrisia é mais do que só querer parecer virtuoso.
Você quer um exemplo recente?
Read 8 tweets
1 Feb
1/ Algum tempo atrás circulou uma pesquisa que perguntava se o Brasil é um país racista. A maioria respondeu “sim”. Mas quando a pergunta era “você é racista?”, a resposta era “não”. Racistas são os outros.
2/ Se em vez de racismo a pergunta fosse sobre preguiça, ignorância, desonestidade e outros atributos nada elogiosos, tenho certeza que a resposta seria a mesma: o problema são os outros. Isso leva a uma reflexão sobre a esperteza individual contra a estupidez coletiva.
3/ Como indivíduos somos ótimos. Honestos, estudiosos, aplicados, respeitosos, competentes... mas como um coletivo somos um desastre! Mas se o coletivo é a soma dos indivíduos, como é que 200 milhões de pessoas honestas formam um país corrupto? O problema são os outros.
Read 7 tweets
15 Jan
O mundo está ficando estranho. As pessoas perderam completamente o bom-senso e já há gente pregando autoritarismo do bem na imprensa. Fiz uma rápida pesquisa sobre o que podemos esperar de alguém autoritário:
1. Ódio. A pedra fundamental do autoritarismo. O ódio contra quem pensa ou age diferente do que ele acha certo.
2. Punição e crueldade. O ódio leva à necessidade de punir quem age errado. Evidentemente, o juiz do erro é ele, o autoritário.
3. Violência. Física ou psicológica.
4. Ameaças e amedrontamento. Autoritários precisam incutir o medo nos outros.
5. Regras confusas. O autoritário precisa que a regra seja quebrada para se sentir poderoso... punindo.
Read 7 tweets
11 Dec 20
1/ O abismo existente entre o que você quer ser e o que você realmente é, chama-se hiato da aspiração.
A aspiração dos chineses, indianos e coreanos provavelmente é conquistar o mundo, exatamente como queriam os brasileiros de sessenta anos atrás.
2/ Mas qual será a expectativa, a aspiração média dos brasileiros de 2020? Talvez ter um dinheirinho pra comprar um carrinho chinês, que é mais baratinho? É?
3/ Essa é a aspiração de quem vive na média, acostumado com o que é meio-bom, meio-competente, meio-confortável, meio-saudável. De quem não percebe que meio-bom também é meio-ruim. Meio-honesto é meio-desonesto. Meio-competente é meio-incompetente. Com qual metade você fica?
Read 7 tweets
8 Dec 20
1/ "Você viu que loucura as eleições presidenciais nos EUA? São toneladas de evidências de que houve fraude, o que colocaria o resultado da eleição em risco, e a imprensa já decidiu que o Biden tá eleito.
2/ Pode até ter vencido a eleição, mas eleito, não está, porque enquanto o resultado oficial não for anunciado, não dá pra apostar.
3/ E o que me chama a atenção é a quantidade de jornalistas dizendo o tempo todo “o presidente eleito Biden”, “o presidente eleito Biden”, com uma certeza olímpica que me intriga.
E o debate em torno da Covid então?
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!