Tem criança se alfabetizando em casa? Conhece alguém que tenha? É muito complexo alfabetizar né? Mesmo com as atividades vindas da escola, o desafio é grande. Vou dar algumas dicas nesse 🧵para facilitar o processo, espero que ajude enquanto estamos no ensino remoto. Segue 👇
Consciência fonológica é tudo no início. A criança precisa relacionar o grafema com o fonema (entender que aquela letra representa um som). Isso deve ser ensinado de forma explícita, garantindo que a criança veja e ouça com clareza. Vá do mais simples ao mais complexo. Como? 👇
Comece com as letras que sempre se pronunciam da mesma forma (V, F). Depois passe para grafemas mais complexos (on, in, dentro das palavras) e mais raros (x). Dê atenção as vogais desde sempre como as “letras mágicas”, que são necessárias para formar as sílabas e palavras. ✍️👇
Você pode salientar a presença de uma sílaba dentro das palavras colorindo-a e utilizando-a para formar outras palavras. No momento que a criança entender que V e I forma “vi”, ela está iniciando a decodificação. Esse início requer esforço e prática, por isso é tão difícil. 👇
Entender que a “roupa” do som ‘Kã’ é o “c”, quando ele for acompanhado de a, o ou u, e que a “roupa” do som ‘s..” também pode ser o “c”, quando acompanhado de e e i, não é simples. Reitere a relação do som com a letra muitas vezes, vá formando sílabas e palavras pequenas. ✍️👇
Nem sempre o nome da letra representa o som dela. É o caso que vimos do “C”, do “G”, por isso é importante o foco no “som” que ela representa. Na medida que a criança for avançando, pode ser apresentada a letra maiúscula e a minúscula, para que ela identifique distinções. 👇
Aprender a andar e a falar é espontâneo, ler e escrever não. Trata-se de uma invenção cultural única, de um código que precisa ser quebrado (ñ é espontâneo e ñ depende da “inteligência”). Nosso 🧠 se transforma ao aprender a ler e escrever, a forma como escutamos se modifica. 👇
A leitura precisa e fluente requer automatização da decodificação do código escrito, esse momento da vida dos estudantes é fundamental. Quanto mais veloz se decodifica, melhor a criança ingressa no âmbito ortográfico e da compreensão. Essas são condições sequenciais. 👇
Claro que tudo isso deve ser feito de forma lúcida, com base em atividades divertidas feitas em ambiente amigável e afetuoso. Do contrário, nada feito. O MEC disponibilizou um aplicativo para celular para ajudar nesse processo, o GraphoGame Brasil, baixe. 👇
Referências usadas no fio.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura - como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.
Alfabetização no Século XXI: Como se Aprende a Ler e a Escrever. De Maria Regina Maluf et al.
Por @LenioStreck
Diante de tudo que se sabe, pergunto-me sobre o silêncio dos defensores do devido processo legal nesse caso. Como provocou o @augustodeAB esses dias, e se o juiz estivesse lhe julgando, em conluio com a outra parte, o que sentiria?
Estamos em uma sala de aula do 1º ano do ensino fundamental. As crianças estão aprendendo a ler e escrever, muitas nos primeiros contatos com o lápis. A professora Livia andava entre as classes depois de ter apresentado uma atividade. 👇🏼🧶
Passando ao lado de Pablo, notou que ele apertava o lápis com força no caderno, além disso, estava tentando escreve uma palavra que inicia com V, com F. Livia parou, se abaixou e pediu que Pablo olhasse para sua boca e ouvisse a diferença do som que cada letra representava. 👇🏼
Depois a professora pegou o lápis e mostrou o contorno de cada letra repetindo o som. Ao ficar em pé, ela acariciou a cabeça de Pablo e lhe disse palavras que o motivaram. Daniela era uma aluna adiantada, estava lendo e escrevendo palavras inteiras. 👇🏼
Está circulando bastante alguns comparativos do “gasto com leite condensado” (R$ 15 milhões) e “gasto com pesquisa no CNPQ” (R$ 22 milhões). Penso que cabe cautela com afirmações como essas, a explicação da questão orçamentária no fio. 👇
O total do orçamento do CNPQ executado em 2020 foi de R$ 1,265 bilhão. O previsto no Projeto de PLOA para 2021 é cerca 1,2 bi (55% condicionado a crédito suplementar), 8% menos do que 2020. 2/n
Esses R$ 22,5 milhões citados se referem apenas a uma Ação do CNPQ (20US - Fomento à projetos, programas e redes de pesquisa). Parte dela está nas unidades orçamentárias do CNPq (códigos 24201 e 93186) e parte na Administração Direta do MCTI. 3/n
Grande parte de tudo que estamos vivendo na pandemia era plenamente evitável. Ações elementares que qualquer leigo sabe que fariam a diferença:
- boas e intensivas campanhas de prevenção, que apontassem a gravidade da situação;
- priorização política para testagem em massa; 1/n
- EXEMPLO correto e cotidiano das autoridades nacionais de cumprimento dos protocolos contra o vírus;
- restrições (isolamentos) coordenadas e sérias em regiões de alto contágio;
- uso estratégico, desde o início, de equipes da saúde da família no combate à doença; 2/n
- valorização do trabalho dos profissionais da saúde e garantia de insumos essenciais para salvar vidas (o oposto de focar e gastar com tratamentos ineficazes);
- chancela cotidiana à ciência, reforço da importância da vacina como peça fundamental para superar a pandemia; 3/n
📌A @EconomiaGV elaborou um estudo intitulado “Perda de aprendizado no Brasil durante a pandemia de covid-19 e o avanço da desigualdade educacional”. Resultados indicam que a educação brasileira pode retroceder até quatro anos devido à pandemia. Entenda no🧵os detalhes. Segue 👇
O estudo visa responder quais as consequências da pandemia para o aprendizado dos estudantes no Brasil? Primeiro se faz breve revisão da literatura internacional sobre o tema e depois simulações com dados dos estudantes do Brasil. 2/n
O que pesquisas internacionais apontam?
• Interrupção das aulas prejudica o aprendizado, em especial de matemática;
• Alunos dos anos iniciais da educação básica são os mais prejudicados;
• Alunos com maior vulnerabilidade socioeconômica são os que mais sofrem. 3/n
Em função das vacinas do @butantanoficial e da @fiocruz, a ciência brasileira vem sendo exaltada, com razão. O 🇧🇷 investe 1,3% do PIB em C&T, bem abaixo de países como 🇰🇷, 🇩🇪, 🇯🇵 e 🇺🇸. Os últimos anos foram de cortes, veja no 🧶 os casos da @CAPES_Oficial e do @CNPq_Oficial. 👇
Essa tabela traz os valores previstos para a CAPES no projeto de lei orçamentária entre 2012 e 2021. Reparem no desmonte observado nos últimos dois anos, Bolsonaro solapando a pós-graduação brasileira de modo criminoso. 2/n
O gráfico abaixo traz o gasto realmente efetivado pela CAPES nos últimos anos, desmonte materializado. 3/n