Tem criança se alfabetizando em casa? Conhece alguém que tenha? É muito complexo alfabetizar né? Mesmo com as atividades vindas da escola, o desafio é grande. Vou dar algumas dicas nesse 🧵para facilitar o processo, espero que ajude enquanto estamos no ensino remoto. Segue 👇
Consciência fonológica é tudo no início. A criança precisa relacionar o grafema com o fonema (entender que aquela letra representa um som). Isso deve ser ensinado de forma explícita, garantindo que a criança veja e ouça com clareza. Vá do mais simples ao mais complexo. Como? 👇
Comece com as letras que sempre se pronunciam da mesma forma (V, F). Depois passe para grafemas mais complexos (on, in, dentro das palavras) e mais raros (x). Dê atenção as vogais desde sempre como as “letras mágicas”, que são necessárias para formar as sílabas e palavras. ✍️👇
Você pode salientar a presença de uma sílaba dentro das palavras colorindo-a e utilizando-a para formar outras palavras. No momento que a criança entender que V e I forma “vi”, ela está iniciando a decodificação. Esse início requer esforço e prática, por isso é tão difícil. 👇
Entender que a “roupa” do som ‘Kã’ é o “c”, quando ele for acompanhado de a, o ou u, e que a “roupa” do som ‘s..” também pode ser o “c”, quando acompanhado de e e i, não é simples. Reitere a relação do som com a letra muitas vezes, vá formando sílabas e palavras pequenas. ✍️👇
Nem sempre o nome da letra representa o som dela. É o caso que vimos do “C”, do “G”, por isso é importante o foco no “som” que ela representa. Na medida que a criança for avançando, pode ser apresentada a letra maiúscula e a minúscula, para que ela identifique distinções. 👇
Aprender a andar e a falar é espontâneo, ler e escrever não. Trata-se de uma invenção cultural única, de um código que precisa ser quebrado (ñ é espontâneo e ñ depende da “inteligência”). Nosso 🧠 se transforma ao aprender a ler e escrever, a forma como escutamos se modifica. 👇
A leitura precisa e fluente requer automatização da decodificação do código escrito, esse momento da vida dos estudantes é fundamental. Quanto mais veloz se decodifica, melhor a criança ingressa no âmbito ortográfico e da compreensão. Essas são condições sequenciais. 👇
Claro que tudo isso deve ser feito de forma lúcida, com base em atividades divertidas feitas em ambiente amigável e afetuoso. Do contrário, nada feito. O MEC disponibilizou um aplicativo para celular para ajudar nesse processo, o GraphoGame Brasil, baixe. 👇
Referências usadas no fio.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura - como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.

Alfabetização no Século XXI: Como se Aprende a Ler e a Escrever. De Maria Regina Maluf et al.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Gregório Grisa

Gregório Grisa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @grisagregorio

31 Jan
Por @LenioStreck
Diante de tudo que se sabe, pergunto-me sobre o silêncio dos defensores do devido processo legal nesse caso. Como provocou o @augustodeAB esses dias, e se o juiz estivesse lhe julgando, em conluio com a outra parte, o que sentiria? Image
Read 4 tweets
28 Jan
Estamos em uma sala de aula do 1º ano do ensino fundamental. As crianças estão aprendendo a ler e escrever, muitas nos primeiros contatos com o lápis. A professora Livia andava entre as classes depois de ter apresentado uma atividade. 👇🏼🧶
Passando ao lado de Pablo, notou que ele apertava o lápis com força no caderno, além disso, estava tentando escreve uma palavra que inicia com V, com F. Livia parou, se abaixou e pediu que Pablo olhasse para sua boca e ouvisse a diferença do som que cada letra representava. 👇🏼
Depois a professora pegou o lápis e mostrou o contorno de cada letra repetindo o som. Ao ficar em pé, ela acariciou a cabeça de Pablo e lhe disse palavras que o motivaram. Daniela era uma aluna adiantada, estava lendo e escrevendo palavras inteiras. 👇🏼
Read 9 tweets
27 Jan
Está circulando bastante alguns comparativos do “gasto com leite condensado” (R$ 15 milhões) e “gasto com pesquisa no CNPQ” (R$ 22 milhões). Penso que cabe cautela com afirmações como essas, a explicação da questão orçamentária no fio. 👇
O total do orçamento do CNPQ executado em 2020 foi de R$ 1,265 bilhão. O previsto no Projeto de PLOA para 2021 é cerca 1,2 bi (55% condicionado a crédito suplementar), 8% menos do que 2020. 2/n
Esses R$ 22,5 milhões citados se referem apenas a uma Ação do CNPQ (20US - Fomento à projetos, programas e redes de pesquisa). Parte dela está nas unidades orçamentárias do CNPq (códigos 24201 e 93186) e parte na Administração Direta do MCTI. 3/n
Read 7 tweets
16 Jan
Grande parte de tudo que estamos vivendo na pandemia era plenamente evitável. Ações elementares que qualquer leigo sabe que fariam a diferença:
- boas e intensivas campanhas de prevenção, que apontassem a gravidade da situação;
- priorização política para testagem em massa; 1/n
- EXEMPLO correto e cotidiano das autoridades nacionais de cumprimento dos protocolos contra o vírus;
- restrições (isolamentos) coordenadas e sérias em regiões de alto contágio;
- uso estratégico, desde o início, de equipes da saúde da família no combate à doença; 2/n
- valorização do trabalho dos profissionais da saúde e garantia de insumos essenciais para salvar vidas (o oposto de focar e gastar com tratamentos ineficazes);
- chancela cotidiana à ciência, reforço da importância da vacina como peça fundamental para superar a pandemia; 3/n
Read 4 tweets
15 Jan
📌A @EconomiaGV elaborou um estudo intitulado “Perda de aprendizado no Brasil durante a pandemia de covid-19 e o avanço da desigualdade educacional”. Resultados indicam que a educação brasileira pode retroceder até quatro anos devido à pandemia. Entenda no🧵os detalhes. Segue 👇 Image
O estudo visa responder quais as consequências da pandemia para o aprendizado dos estudantes no Brasil? Primeiro se faz breve revisão da literatura internacional sobre o tema e depois simulações com dados dos estudantes do Brasil. 2/n
O que pesquisas internacionais apontam?

• Interrupção das aulas prejudica o aprendizado, em especial de matemática;
• Alunos dos anos iniciais da educação básica são os mais prejudicados;
• Alunos com maior vulnerabilidade socioeconômica são os que mais sofrem. 3/n
Read 13 tweets
8 Jan
Em função das vacinas do @butantanoficial e da @fiocruz, a ciência brasileira vem sendo exaltada, com razão. O 🇧🇷 investe 1,3% do PIB em C&T, bem abaixo de países como 🇰🇷, 🇩🇪, 🇯🇵 e 🇺🇸. Os últimos anos foram de cortes, veja no 🧶 os casos da @CAPES_Oficial e do @CNPq_Oficial. 👇
Essa tabela traz os valores previstos para a CAPES no projeto de lei orçamentária entre 2012 e 2021. Reparem no desmonte observado nos últimos dois anos, Bolsonaro solapando a pós-graduação brasileira de modo criminoso. 2/n
O gráfico abaixo traz o gasto realmente efetivado pela CAPES nos últimos anos, desmonte materializado. 3/n
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!