Está circulando bastante alguns comparativos do “gasto com leite condensado” (R$ 15 milhões) e “gasto com pesquisa no CNPQ” (R$ 22 milhões). Penso que cabe cautela com afirmações como essas, a explicação da questão orçamentária no fio. 👇
O total do orçamento do CNPQ executado em 2020 foi de R$ 1,265 bilhão. O previsto no Projeto de PLOA para 2021 é cerca 1,2 bi (55% condicionado a crédito suplementar), 8% menos do que 2020. 2/n
Esses R$ 22,5 milhões citados se referem apenas a uma Ação do CNPQ (20US - Fomento à projetos, programas e redes de pesquisa). Parte dela está nas unidades orçamentárias do CNPq (códigos 24201 e 93186) e parte na Administração Direta do MCTI. 3/n
A principal Ação do CNPQ é a 00LV (Formação, capacitação e fixação de recursos humanos qualificados para P&D), que compreende as bolsas de pesquisa. O valor efetivamente pago nela em 2020 foi de mais de R$ 900 milhões. 4/n
Portanto, não podemos dizer que o orçamento do CNPQ é de R$ 22 milhões, nem que o “investimento em pesquisa” é esse valor. Dito isto, é evidente que vivemos um esvaziamento dos recursos para C&T, o orçamento do CNPQ, da CAPES e FNDCT só fazem cair nos últimos anos. Fim.
Estamos em uma sala de aula do 1º ano do ensino fundamental. As crianças estão aprendendo a ler e escrever, muitas nos primeiros contatos com o lápis. A professora Livia andava entre as classes depois de ter apresentado uma atividade. 👇🏼🧶
Passando ao lado de Pablo, notou que ele apertava o lápis com força no caderno, além disso, estava tentando escreve uma palavra que inicia com V, com F. Livia parou, se abaixou e pediu que Pablo olhasse para sua boca e ouvisse a diferença do som que cada letra representava. 👇🏼
Depois a professora pegou o lápis e mostrou o contorno de cada letra repetindo o som. Ao ficar em pé, ela acariciou a cabeça de Pablo e lhe disse palavras que o motivaram. Daniela era uma aluna adiantada, estava lendo e escrevendo palavras inteiras. 👇🏼
Grande parte de tudo que estamos vivendo na pandemia era plenamente evitável. Ações elementares que qualquer leigo sabe que fariam a diferença:
- boas e intensivas campanhas de prevenção, que apontassem a gravidade da situação;
- priorização política para testagem em massa; 1/n
- EXEMPLO correto e cotidiano das autoridades nacionais de cumprimento dos protocolos contra o vírus;
- restrições (isolamentos) coordenadas e sérias em regiões de alto contágio;
- uso estratégico, desde o início, de equipes da saúde da família no combate à doença; 2/n
- valorização do trabalho dos profissionais da saúde e garantia de insumos essenciais para salvar vidas (o oposto de focar e gastar com tratamentos ineficazes);
- chancela cotidiana à ciência, reforço da importância da vacina como peça fundamental para superar a pandemia; 3/n
📌A @EconomiaGV elaborou um estudo intitulado “Perda de aprendizado no Brasil durante a pandemia de covid-19 e o avanço da desigualdade educacional”. Resultados indicam que a educação brasileira pode retroceder até quatro anos devido à pandemia. Entenda no🧵os detalhes. Segue 👇
O estudo visa responder quais as consequências da pandemia para o aprendizado dos estudantes no Brasil? Primeiro se faz breve revisão da literatura internacional sobre o tema e depois simulações com dados dos estudantes do Brasil. 2/n
O que pesquisas internacionais apontam?
• Interrupção das aulas prejudica o aprendizado, em especial de matemática;
• Alunos dos anos iniciais da educação básica são os mais prejudicados;
• Alunos com maior vulnerabilidade socioeconômica são os que mais sofrem. 3/n
Em função das vacinas do @butantanoficial e da @fiocruz, a ciência brasileira vem sendo exaltada, com razão. O 🇧🇷 investe 1,3% do PIB em C&T, bem abaixo de países como 🇰🇷, 🇩🇪, 🇯🇵 e 🇺🇸. Os últimos anos foram de cortes, veja no 🧶 os casos da @CAPES_Oficial e do @CNPq_Oficial. 👇
Essa tabela traz os valores previstos para a CAPES no projeto de lei orçamentária entre 2012 e 2021. Reparem no desmonte observado nos últimos dois anos, Bolsonaro solapando a pós-graduação brasileira de modo criminoso. 2/n
O gráfico abaixo traz o gasto realmente efetivado pela CAPES nos últimos anos, desmonte materializado. 3/n
🧭
Esse🧶visa oferecer subsídio técnico e argumentativo para que os senadores (marque-os aqui 📌) corrijam a regulamentação do #Fundeb. São quatro frentes 👇
- Aspectos jurídicos
- Aspectos alocativos (ampliação da desigualdade)
- O impacto orçamentário
- Aspectos políticos
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O posicionamento do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa, entidade que congrega os Tribunais de Contas nacionais, é que os destaques do governo "ferem comandos constitucionais expressos e comprometem a concretização do direito à educação".+ projetoscte.irbcontas.org.br/wp-content/upl…
As simulações do @TodosEducacao (próximo tuite) não deixam dúvidas em relação ao quão regressivas são as alterações feitas pelo governo e aliados no Fundeb. Há ainda argumentos políticos e de princípios constitucionais para guiar o diálogo no senado. + jornalggn.com.br/a-grande-crise…
"Ainda que impondo uma limitação para 10% das matrículas em cada etapa, essa mudança drena recursos da rede pública para a privada, ampliando a desigualdade sem garantir benefício efetivo ao atendimento escolar". +
É quase unânime entre entidades representativas, movimentos sociais ligados a educação que as medidas aprovadas na @camaradeputados significam retrocessos, abrem flancos para proselitismo político e até "flexibilizam" a laicidade do estado. +