Está circulando bastante alguns comparativos do “gasto com leite condensado” (R$ 15 milhões) e “gasto com pesquisa no CNPQ” (R$ 22 milhões). Penso que cabe cautela com afirmações como essas, a explicação da questão orçamentária no fio. 👇
O total do orçamento do CNPQ executado em 2020 foi de R$ 1,265 bilhão. O previsto no Projeto de PLOA para 2021 é cerca 1,2 bi (55% condicionado a crédito suplementar), 8% menos do que 2020. 2/n
Esses R$ 22,5 milhões citados se referem apenas a uma Ação do CNPQ (20US - Fomento à projetos, programas e redes de pesquisa). Parte dela está nas unidades orçamentárias do CNPq (códigos 24201 e 93186) e parte na Administração Direta do MCTI. 3/n
A principal Ação do CNPQ é a 00LV (Formação, capacitação e fixação de recursos humanos qualificados para P&D), que compreende as bolsas de pesquisa. O valor efetivamente pago nela em 2020 foi de mais de R$ 900 milhões. 4/n
Portanto, não podemos dizer que o orçamento do CNPQ é de R$ 22 milhões, nem que o “investimento em pesquisa” é esse valor. Dito isto, é evidente que vivemos um esvaziamento dos recursos para C&T, o orçamento do CNPQ, da CAPES e FNDCT só fazem cair nos últimos anos. Fim.
os orçamentos*

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Gregório Grisa

Gregório Grisa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @grisagregorio

28 Jan
Estamos em uma sala de aula do 1º ano do ensino fundamental. As crianças estão aprendendo a ler e escrever, muitas nos primeiros contatos com o lápis. A professora Livia andava entre as classes depois de ter apresentado uma atividade. 👇🏼🧶
Passando ao lado de Pablo, notou que ele apertava o lápis com força no caderno, além disso, estava tentando escreve uma palavra que inicia com V, com F. Livia parou, se abaixou e pediu que Pablo olhasse para sua boca e ouvisse a diferença do som que cada letra representava. 👇🏼
Depois a professora pegou o lápis e mostrou o contorno de cada letra repetindo o som. Ao ficar em pé, ela acariciou a cabeça de Pablo e lhe disse palavras que o motivaram. Daniela era uma aluna adiantada, estava lendo e escrevendo palavras inteiras. 👇🏼
Read 8 tweets
16 Jan
Grande parte de tudo que estamos vivendo na pandemia era plenamente evitável. Ações elementares que qualquer leigo sabe que fariam a diferença:
- boas e intensivas campanhas de prevenção, que apontassem a gravidade da situação;
- priorização política para testagem em massa; 1/n
- EXEMPLO correto e cotidiano das autoridades nacionais de cumprimento dos protocolos contra o vírus;
- restrições (isolamentos) coordenadas e sérias em regiões de alto contágio;
- uso estratégico, desde o início, de equipes da saúde da família no combate à doença; 2/n
- valorização do trabalho dos profissionais da saúde e garantia de insumos essenciais para salvar vidas (o oposto de focar e gastar com tratamentos ineficazes);
- chancela cotidiana à ciência, reforço da importância da vacina como peça fundamental para superar a pandemia; 3/n
Read 4 tweets
15 Jan
📌A @EconomiaGV elaborou um estudo intitulado “Perda de aprendizado no Brasil durante a pandemia de covid-19 e o avanço da desigualdade educacional”. Resultados indicam que a educação brasileira pode retroceder até quatro anos devido à pandemia. Entenda no🧵os detalhes. Segue 👇 Image
O estudo visa responder quais as consequências da pandemia para o aprendizado dos estudantes no Brasil? Primeiro se faz breve revisão da literatura internacional sobre o tema e depois simulações com dados dos estudantes do Brasil. 2/n
O que pesquisas internacionais apontam?

• Interrupção das aulas prejudica o aprendizado, em especial de matemática;
• Alunos dos anos iniciais da educação básica são os mais prejudicados;
• Alunos com maior vulnerabilidade socioeconômica são os que mais sofrem. 3/n
Read 13 tweets
8 Jan
Em função das vacinas do @butantanoficial e da @fiocruz, a ciência brasileira vem sendo exaltada, com razão. O 🇧🇷 investe 1,3% do PIB em C&T, bem abaixo de países como 🇰🇷, 🇩🇪, 🇯🇵 e 🇺🇸. Os últimos anos foram de cortes, veja no 🧶 os casos da @CAPES_Oficial e do @CNPq_Oficial. 👇
Essa tabela traz os valores previstos para a CAPES no projeto de lei orçamentária entre 2012 e 2021. Reparem no desmonte observado nos últimos dois anos, Bolsonaro solapando a pós-graduação brasileira de modo criminoso. 2/n
O gráfico abaixo traz o gasto realmente efetivado pela CAPES nos últimos anos, desmonte materializado. 3/n
Read 7 tweets
14 Dec 20
🧭
Esse🧶visa oferecer subsídio técnico e argumentativo para que os senadores (marque-os aqui 📌) corrijam a regulamentação do #Fundeb. São quatro frentes 👇
- Aspectos jurídicos
- Aspectos alocativos (ampliação da desigualdade)
- O impacto orçamentário
- Aspectos políticos
🧵
Aspectos jurídicos

Há muitos elementos para advogar que os destaques aprovados na regulamentação do #fundeb pela @camaradeputados incorrem em ilegalidades e alguns são inconstitucionais. Essa Nota Técnica publicada no @ConJur_Oficial aborda o tema. + conjur.com.br/dl/nota-tecnic…
O posicionamento do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa, entidade que congrega os Tribunais de Contas nacionais, é que os destaques do governo "ferem comandos constitucionais expressos e comprometem a concretização do direito à educação".+
projetoscte.irbcontas.org.br/wp-content/upl…
Read 22 tweets
12 Dec 20
As simulações do @TodosEducacao (próximo tuite) não deixam dúvidas em relação ao quão regressivas são as alterações feitas pelo governo e aliados no Fundeb. Há ainda argumentos políticos e de princípios constitucionais para guiar o diálogo no senado. + jornalggn.com.br/a-grande-crise…
"Ainda que impondo uma limitação para 10% das matrículas em cada etapa, essa mudança drena recursos da rede pública para a privada, ampliando a desigualdade sem garantir benefício efetivo ao atendimento escolar". +

todospelaeducacao.org.br/noticias/lei-d…
É quase unânime entre entidades representativas, movimentos sociais ligados a educação que as medidas aprovadas na @camaradeputados significam retrocessos, abrem flancos para proselitismo político e até "flexibilizam" a laicidade do estado. +

campanha.org.br/noticias/2020/…
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!