A crise atual, marcada por uma economia premida pela austeridade fiscal, somada com a natureza da crise sanitária - que mantém a sociedade quarentenada - e o maior impacto no setor de serviço é responsável pela elevação das desigualdades de gênero (1/5) www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/0…
A austeridade impacta as mulheres por dois lados: o da demanda e o da oferta. A falta de investimento afeta a oferta de força de trabalho feminina, que é bastante empregada em saúde e educação. Além disso, as mulheres são fortes demandantes de equipamentos públicos (1/2)
O período de quarentena submeteu as mulheres a inexistência entre tempo de trabalho produtivo e reprodutivo. A forma não compartilhada do trabalho doméstico afeta a sobrecarga de trabalho das mulheres, que se acentuou nesse período, principalmente com o cuidado com os filhos (1/3
A natureza da crise e a necessidade de isolamento social afetaram os empregos tipicamente femininos, tais como serviços domésticos, alimentação e alojamento e outros serviços pessoais. (1/4)
8,5 milhões de mulheres deixaram a força de trabalho no 3 tri de 2020. Mulheres que estão desempregadas mas não estão procurando emprego, provavelmente por estarem sobrecarregada por serviços de cuidado doméstico ou pela inexistência de vagas de trabalho (1/5)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Juliane Furno

Juliane Furno Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FurnoJuliane

5 Feb
O AUXÍLIO EMERGENCIAL: salvar vidas e a economia. O auxílio foi a maior política pública de transferência de renda da história do Brasil, atingindo 65 milhões de pessoas. Ele foi responsável por contribuir para que a economia brasileira não afundasse completamente (1/6)
O auxílio emergencial, ao transferir renda aos mais atingidos pela crise, possibilitou a manutenção do nível de demanda interna, sendo fator essencial para a manutenção de empregos e para a recuperação do comércio e da indústria (2/6)
Em função disso, há uma correlação estreita entre as cidades com maior número de beneficiários e aquelas que geraram maiores níveis de emprego formal, mostrando a sua importância anticíclica. Onde há consumo há emprego. (3/6) www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/0…
Read 7 tweets
30 Sep 20
Hoje o STF julga a possibilidade de a Petrobrás vender algumas das suas refinarias sem passar pelo aval do Congresso Nacional. A alienação do controle estatal sobre as Refinarias em questão atenta contra a soberania nacional e tem impactos econômico. Segue o fio (1/14)
1. Em primeiro lugar a medida é uma afronta a democracia. A Petrobrás foi criada - em 1953 - como desejo da maior manifestação popular da nossa história que teve como marca a pauta da soberania. A privatização das refinarias - portanto - deveria passar no crivo do debate (2/14)
2. Isso vai na contramão do que tem feito o resto do mundo. As grandes petrolíferas procuram, cada vez, mais serem empresa integradas, verticalizadas. Precisam controlar desde a atividade de Exploração e Produção (E&P) até o refino. Do poço ao posto ou do poço ao poste (3/14)
Read 14 tweets
28 Sep 20
{SOBRE A POLÊMICA DA INCLINAÇÃO DA CURVA DE JUROS NO LONGO PRAZO]
Em primeiro lugar isso não tem apenas relações com a situação fiscal do país e está ocorrendo no mundo todo. Em segundo lugar, mesmo com o prêmio de risco mais elevado (1/6)
uk.reuters.com/article/idUKL5…
o custo de tesouraria (financiamento) com para o Tesouro Nacional são os mais baixos da nossa história! ou seja, ainda assim essa elevação na curva de juros de LP não está encarecendo sobremaneira o custo da dívida inteira. valor.globo.com/financas/notic… (2/6)
O que está havendo é uma mudança no perfil do endividamento, com uma maior preferência por títulos pré-fixados de curto prazo. Mudança na composição não significa "dificuldade" de financiamento. Nós não vamos quebrar. (3/6)
Read 6 tweets
25 Aug 20
“Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobras, mal começa esta a funcionar a onda de agitação se avoluma” trecho da carta testamento de Getúlio Vargas. (1/4)
Getúlio Vargas tomou um golpe em 1954, momentos antes de optar pelo suicídio. O discurso oficial era que um “mar de lama” estava sob o Palácio do Catete. A corrupção, mais uma vez, foi usada de forma seletiva para desestruturara um governo nacionalista (2/4)
Além da corrupção ser utilizada seletivamente como carro chefe de elites descontentes, a construção da Petrobras e sua prerrogativa monopolista estiveram como pano de fundo para os intentos golpistas. (3/4)
Read 4 tweets
4 Jul 20
A INDÚSTRIA IMPORTA! Essa matéria da Folha pinta o quadro da desgraça. Não é só a pandemia, é a opção deliberada pela omissão em matéria de política industrial. A indústria e o emprego industrial são fundamentais. Confira no fio (1/7) www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/0…
Lá se vão pelo menos 70 anos em que se descobriu a “deterioração dos termos de troca”. Qualquer país que participe do comércio internacional exportando bens primários e importando manufaturados transfere valor ao centro e eleva sua elasticidade-renda por importação do centr (2/7)
A indústria é o setor que tem os maiores encadeamentos e externalidades positivas. Uma atividade industrial mobiliza diversos setores para trás e para frente na cadeia produtiva, além de gerar impactos indiretos importantes nos demais setores produtivos (3/7)
Read 7 tweets
28 Jun 20
Amigos(as) gostaria de dar uma super dica de leitura pra vocês. O livro “nove clássicos do desenvolvimento econômico” da professora @ProfFercardoso Fernanda Cardoso, explico melhor porque nesse fio (1/7) Image
A professora dedica um capítulo à cada “pioneiro” do debate sobre desenvolvimento econômico de forma plural, passando por teóricos ainda presos a uma perspectiva de “equilíbrio” e caminho no espectro teórico até chegar ao marxismos (2/7)
É um livro acessível na forma e rigoroso no conteúdo. O livro não quer dispersar a leitura na fonte primária, mas contribuir com a contextualização dos autores, dos seus interlocutores e do seu período histórico para facilitar a leitura na fonte (3/7)
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!