Tem ciência por trás da caixa amarela que faz parte da história da gente - seja nas receitas da avó ou brincadeiras de enlouquecer os adultos com a bagunça.
Quando misturado com água, o amido de milho se comporta de um jeito bizarro. Se não tentou, testa aí.
E segue o fio🧵👇
Mexa delicadamente em uma tigela e a mistura espirra como um líquido. Aperte-o e começará a parecer uma pasta. Role-o entre as mãos e ele se solidifica em uma bola borrachenta. Tente segurar a bola na palma da mão e ela irá te driblar e escorrer como um líquido.
Alerta: se sua máscara está "folgada", entrando ar por laterais/por cima/baixo, ela não está protegendo direito você nem aos outros.
Se você usa máscara de tecido, ou mesmo cirúrgica, é importante verificar isso. Mesmo na PFF2, elásticos frouxos têm que ser trocados (continua..)
Uma opção seriam os adaptadores de máscara (mask fitters)
Eles são dispositivos reutilizáveis que prendem máscara de tecido ou cirúrgica e podem dar um ajuste melhor no rosto.
“Já foi demonstrado cientificamente que eles melhoram o desempenho da filtração em até 90% ou mais”, disse John Brooks, diretor médico do comitê de COVID-19 do CDC e, uma coletiva de imprensa com a Infectious Diseases Society of America.
Esse peladão aqui pode até não ser o bicho mais fofinho que você já viu.
Mas o rato-toupeira pelado, um dos únicos mamíferos que vivem em uma “monarquia” governada por uma matriarca, é um dos animais mais incríveis do mundo, e eu posso provar!
Siga o fio!👇🧵
📷Thomas Park
Foram milhões de anos para a seleção natural fazer o ‘Heterocephalus glaber’ ter características extraordinárias e se adaptar ao deserto. É lá que vive esse roedor escavador com pele rosa enrugada e dentes enormes, em colônias subterrâneas de até 300 animais.
📷Roland Gockel
“Ratatrix” - Quem manda na colônia é ela, a rainha. Somente ela e mais dois ou três machos que ela escolhe é que podem procriar. Aos outros restam a função de soldados protetores da colônia, ou operários, que devem buscar alimentos.
Poucas pessoas foram vacinadas até agora na África Subsaariana, região com 1 bilhão de habitantes.
Reportagem no NYT chama atenção para problema com que os países desenvolvidos deveriam estar se preocupando desde o começo (Cont.)
A vacinação só vai ser eficiente em escala mundial se conseguir atingir todo o globo. Não existe isso de "vou garantir minha vacina". E vale para o nível individual, não só entre países.
Ou a proteção é coletiva, ou não é proteção. É assim que as vacinas funcionam, principalmente para um patógeno como esse, que muta relativamente rápido.