1/5 Uma pergunta que sempre recebemos de pessoas físicas: devo investir em fundos de ações fazendo aportes constantes ou investindo tudo de uma só vez? Gostamos de recomendar aportes constantes por longos períodos. Esse texto explica bem os motivos: ofdollarsanddata.com/just-keep-buyi…
2/5 Sempre há gente receosa de investir em ações por temer que em breve venha um colapso. O site Of Dollars and Data calculou o que aconteceria com a carteira do investidor mais azarado do mundo, que fez 4 aportes em ações às vésperas dos 4 maiores crashes do S&P de 1973 a 2008.
3/5 Surpreendentemente o resultado foi que esse homem teve um lucro anualizado de 9% ao ano em dólares entre 1973 e 2017. Considerando que dificilmente alguém vai ser tão azarado de comprar somente nos piores momentos da Bolsa, nos parece um retorno razoável.
4/5 Agora pense em alguém que investiu no IP Participações quando o fundo atingiu sua máxima em 2008, antes do estouro da crise do subprime. Mesmo entrando no pior momento, esse investidor conseguiu ganhar mais de 5x o Ibovespa ou 14% ao ano desde então.
5/5 Fundos de ações oferecem ótimas oportunidades. Com aportes constantes, em excelentes empresas, por longos períodos de tempo, suas chances de acumular patrimônio crescem – independente das correções que seguramente virão pelo caminho.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with IP Capital Partners

IP Capital Partners Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @IPCapitalPart

12 Feb
1/8 Um múltiplo baixo significa que uma ação está barata? Gostamos muito de uma apresentação da RV Capital, uma gestora europeia, que desmonta essa análise simplista que atrapalha a vida de tantos investidores.
2/8 A gestora projeta o lucro de 5 tipos diferentes de negócios: o Mr. Value Trap, Mr. Value Stock, Mr. Growth, Mr. Good Business e o Mr. Great Business. O Value Trap é o pior negócio: sem crescimento mas com inflação de custo, o lucro definha no tempo. Image
3/8 Na ponta oposta está o Mr. Great Business que, além de ter crescimento e alavancagem operacional, possui poder de preço. O resultado é um lucro que cresce exponencialmente. Image
Read 8 tweets
22 Jan
1/12 Gostamos da definição de margem de segurança de Ben Graham, que escreveu que quanto maior é o desconto no preço da ação em relação ao valor intrínseco, menor é o risco do investidor. Mas acreditamos que Robert Vinall (foto) foi bem feliz em aprimorar a proposição de Graham.
2/12 Na carta semestral da RV Capital, uma das assets mais bem-sucedidas da Europa, Vinall discorda especificamente desse trecho da tese de Graham: “A função da margem de segurança é, em essência, tornar desnecessária uma estimativa precisa do futuro [no valuation].”
3/12 O problema de colocar as coisas assim é que muitos investidores chegam à conclusão que não vale a pena passar tempo pensando sobre o futuro. É como se o conselho de Graham fosse: “Somente pague um preço baixo o suficiente, e seu investimento vai cuidar dele mesmo.”
Read 12 tweets
7 Dec 20
1/5 Desde jan/96 o dinheiro investido no fundo IP Participações se multiplicou por 114 vezes (o quádruplo do Ibovespa e do CDI). Conversamos com um de nossos cotistas mais antigos, o @EduardoGuedesC2, que está no fundo há 24 anos. Algumas lições da sua história bem-sucedida:
2/5 O Eduardo só investe em 2 fundos de ações há muitos anos: o IP Part e o Dynamo Cougar. Manter o dinheiro no mesmo fundo de ações é excelente porque não há come-cotas e você só paga IR no resgate. Quem troca muito de fundo perde parte da bola de neve dos retornos compostos.
3/5 Como deixar o dinheiro em paz por tanto tempo, mesmo com várias crises e mudanças nas gerações da equipe de gestão da IP? Eduardo investiu pela 1ª vez na Bolsa em 1987 e vendeu tudo na baixa. Perder dinheiro lhe ensinou que nos piores momentos é melhor não fazer nada.
Read 5 tweets
11 Sep 20
1/5 Parece contraintuitivo, mas o crescimento acelerado de um mercado pode acabar reduzindo as vantagens de escala das empresas dominantes. Veja o exemplo de adquirentes e locadoras de veículos. Um mercado maior tornou a vida dos entrantes menos difícil.
2/5 No livro “Competition Demystified”, Bruce Greenwald e Judd Kahn explicam esse conceito. Custos fixos, por definição, são constantes. À medida que um mercado cresce, os custos fixos ficam menos representativos no total das receitas.
3/5 Imagine que num mercado o custo fixo para uma empresa operar é de R$ 100 mil. Quanto maiores são as empresas, menos esses R$ 100 mil pesarão na estrutura total de custos. Então o crescimento do mercado fará com que mais empresas tenham escala para competir. Veja a tabela:
Read 5 tweets
4 Sep 20
1/7 Um exemplo de vantagem competitiva replicável que pode se voltar contra o investidor:

Em 1940, a Alemanha surpreendeu o mundo com a sua tática militar de blitzkrieg e invadiu a França pela improvável região de florestas e montanhas das Ardenas.
2/7 Com seus rápidos blindados, tecnologia de comunicação via rádio e bombardeio das linhas inimigas pela força aérea da Luftwaffe, o exército alemão em poucas semanas cruzou o território francês até a costa do Atlântico.
3/7 Antes disso, a Alemanha havia jogado sua isca. Atacou a Holanda e a Bélgica e atraiu os exércitos franceses e ingleses para um contra-ataque na região. Com a rapidez do blitzkrieg, os alemães cercaram os exércitos aliados pelas costas, encurralando-os na cidade de Dunkirk.
Read 7 tweets
8 Apr 20
1/4 Antes da 2ª Guerra Mundial eclodir, Neville Chamberlain, o premiê britânico à época, havia se encontrado com Hitler duas vezes. Durante as conversas concluiu que a paz mundial estava garantida. Lord Halifax, o secretário de Relações Exteriores, teve a mesma sensação.
2/4 Winston Churchill, por sua vez, nunca havia falado com Hitler pessoalmente. Mas analisando friamente suas atitudes, sabia que era uma pessoa ardilosa e não confiável.
3/4 No universo dos investimentos, quais aprendizados podemos tirar desse episódio histórico?

- Não confunda proximidade com profundidade.

- A proximidade com um CEO ou CFO às vezes pode trair seu julgamento, seja ele sobre o negócio ou sobre sua decisão de investimento.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!