SOBRE O SPRAY NASAL DE ISRAEL.
Qualquer intervenção p o tratamento da COVID é bem-vinda. Mas o maior empenho e interesse do governo nesse momento deve estar em comprar doses prontas de vacinas com eficácia já comprovadas e de uso imediato. Veja porque. 🧵
Pesquisas de spray nasal p o tratamento do novo coronavírus não são nenhuma novidade. Essa via p a administração de medicamentos, e tbem vacinas p o novo coronavirus, vem sido pesquisada por vários países desde o início da pandemia. Faz sentido pois é a porta de entrada do vírus.
O spray nasal sendo testado em Israel usa exossomos (daí o “Exo" no nome) para transportar uma proteína chamada CD24 para os pulmões. Acredita-se q CD24 ajude a regular o sistema imunológico e impedir a tempestade de citocinas, reação exagerada que pode ser letal.
Veja detalhes no registro do ensaio clínico para o EXO-CD24. É um ensaio clínico de FASE 1 com três grupos de escalonamento de dose, para avaliar a segurança de exossomos de CD24 em pacientes com doença COVID-19 moderada / grave.
clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT04…
o q temos p o EXO-CD24 até o momento são um resultado promissor na PRIMEIRA FASE de testes, anunciado pelos pesquisadores. Segundo eles, em estudo ainda não publicado, dos 30 pacientes c quadros moderados ou graves tratados com EXO-CD24, 29 se recuperaram em 5 dias após seu uso.
Sim, vc leu corretamente. Essa é a 1a FASE dos testes. Antes de aprovado p uso emergencial, o medicamento terá q passar por fases 2 e 3 de ensaios clínicos. SE tudo der certo e a eficácia e segurança do mesmo for comprovada, serão ainda no mínimo meses antes q esteja disponível.
Eqto isso, temos vacinas com segurança e eficácia (algumas tbem com resultados de efetividade) já comprovadas, prontas para serem usadas. Em Israel, o esforço primário é na vacinação — 523.000 totalmente vacinados, 4 casos graves entre eles, zero mortes.
timesofisrael.com/hmo-sees-only-…
No Brasil, em meio ao que pode ser a pior fase da pandemia pelo aparecimento de novas variantes que preocupam toda a comunidade científica mundial, não temos doses de vacinas suficientes nem para a primeira etapa da campanha de vacinação. noticias.uol.com.br/colunas/jamil-…
Então PR @jairbolsonaro , se o Sr quiser focar em medicamentos ainda ñ comprovados e ñ disponíveis, q pelo menos tenha o mesmo empenho em garantir as doses de vacinas q precisamos. Precisamos de mais doses e mais tipos de vacina. Temos pressa em salvar vidas. #VacinaParaTodosJá

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Denise Garrett, MD - VACINA JÁ 💉

Denise Garrett, MD - VACINA JÁ 💉 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @dogarrett

11 Feb
Minha matéria na @folha sobre a volta às aulas. É um tema difícil, onde não há somente um lado. Mas em uma coisa não há dúvidas: reabrir escolas deve ser a prioridade. E a ciência, não a política, deve conduzir as decisões sobre como e quando fazê-lo.
www1.folha.uol.com.br/opiniao/2021/0…
Os protocolos de segurança para a reabertura devem ser orientados por cinco princípios fundamentais:
1.Baixa taxa de transmissão na comunidade —a primeira e principal consideração para reabrir escolas. Se a transmissão na comunidade for alta, assim será dentro dos colégios.
2.Programas de testagem regulares para a detecção precoce de um caso e isolamento dos indivíduos infectados antes que transmissão
3. Boa ventilação nas salas de aula
4. Uso correto e consistente de máscara
5. Distanciamento social, higiene das mãos e etiqueta respiratória.
Read 8 tweets
3 Feb
COVID ESTÁ NO AR. Pegar através de superfícies é raro. A > transmissão é pelo ar.
Em local mal ventilado a qtdade de vírus no ar se acumula e risco é mto alto. Mesmo mantendo distância entre as pessoas, pq o ar se move. Aqui o q pode ser feito p⬇️o risco.+
nature.com/articles/d4158…
✔Meça CO2 e ventile ambientes
Medir CO2 é uma medida simples e barata p avaliar risco de transmissão. Nível >1.000ppm numa sala =vc está respirando ar exalado por alguém e alta possibilidade de transmissão; >2,000ppm é inaceitável. Se CO2 alto, + sciencedirect.com/science/articl…
Implemente ventilação p⬇️concentração de CO2 (abra janelas, portas, use ventiladores).
✔Para sala q ñ tem ar fresco suficiente, considere uso de purificador de ar c filtro de alta eficiência(HEPA) -c filtro ñ precisa UV ou outro processo. Deve ser compatível c tamanho do local.
Read 5 tweets
2 Feb
SPUTINIK V — A análise interina de fase 3 c 19.866 participantes (2.144 eram > 60 anos).
✔️Eficácia de 91,6% contra doença sintomática — 16 casos no grupo da vacina, 62 no placebo
✔️20 casos graves, todos no placebo.
✔️Sem evento adverso sério. thelancet.com/journals/lance…
Essa vacina usa Adenovírus 26 (Ad26) e adenovírus 5 (Ad5), com 21 dias de intervalo. O uso de dois adenovírus diferentes foi para ajudar no caso de qualquer imunidade pré-existente ao adenovírus na população. (Já falamos sobre isso aqui). Jogada esperta q parece deu mto certo!
Mais uma vacina no nosso arsenal na luta contra a COVID e 12 países começam imunização com o Sputnik V esta semana:
Argélia
Armênia
Bolívia
Bósnia
Hungria
Irã
Cazaquistão
Palestina
Paraguai
Turcomenistão
Emirados Árabes Unidos
Venezuela
Read 4 tweets
24 Jan
A pandemia no Brasil está descontrolada e vai piorar.
- Temos uma nova variante + contagiosa e c possibilidade de escapar da resposta imune
- Sem doses suficientes de vacina (e s/ perspectiva por meses)
O governo não tem feito nada. Mas aqui estão 3 coisas q nós podemos fazer.🧶 Gráfico de casos novos de Covid no Brasil, mostrando aument
1. Usar máscara
- Se máscara de tecido: bem ajustada na face, cobrir boca e nariz, 3 camadas - uma de preferência de material de filtro (p.ex., papel filtro de aspirador de pó).
- Se puder use N95, principalmente em ambientes fechados. É a melhor proteção.
Tabela com 3 tipos de máscara (tecido, cirúrgica e N95), m
2. Não compartilhe o mesmo ar c outras pessoas
- Evite ambiente fechado, mal ventilado -restaurante, cinema, academia etc
- Se ñ puder evitar, fique o mínimo de tempo possível no ambiente e use uma N95
- Em nenhuma hipótese retire a máscara, principalmente se outros sem máscaras. Desenho de duas faces com uma falando e liberando perdigotos
Read 4 tweets
16 Jan
Entenda como que o aparecimento da nova variante em Manaus (P.1) pode mudar o curso da pandemia no Brasil e o porque da urgência em MEDIDAS BÁSICAS DE CONTROLE DA TRANSMISSÃO VIRAL e VACINA JÁ💉. Siga o fio.
virological.org/t/genomic-char…
- Há indicações (precisamos + estudos) q P.1 é capaz de escapar a resposta imune produzida p a linhagem anterior e causar mais reinfecções.
Isso explicaria (em parte) a nova onda em Manaus, onde a > parte da população (~75%) já havia sido infectada. sciencemag.org/news/2021/01/n…
- As vacinas ainda funcionam?
Ainda ñ há nenhuma indicação q as novas variantes são resistentes às vacinas. Mas isso pode mudar.
Qto > a circulação viral, maior a taxa de mutação e maiores a chances do aparecimento de uma mutação com resistência à vacina.
nature.com/articles/d4158…
Read 4 tweets
15 Jan
Estudo estima uma taxa de ataque do SARS-CoV-2 em Manaus de 3/4, e vemos agora na prática o q isso significa — uma carnificina. Isso é resultado de se deixar o vírus correr solto. Ainda está em tempo de evitarmos o pior em outras partes do país. +
As novas variantes no Brasil, B1128, tem VÁRIAS mutações na proteína spike. Além da > transmissão, o q + preocupa é a presença da mutação E484K, q parece ser capaz de escapar dos anticorpos neutralizantes. Ou seja, seus anticorpos não teriam ação em neutralizar essa variante. +
Ainda é tempo de controlar a disseminação dessas variantes no BR. Mas temos q ser rápidos e decisivos. Na falta da liderança nacional, o apelo vai p as autoridades e p população. É hora de agir. E vou deixar bem claro: Anitta e Hidroxicloroquina não vão nos proteger.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!