Um🧵sobre a rede federal de ensino e seus dilemas orçamentários. Em 2003 o país tinha 45 universidades federais, hoje tem 69 (6 em implantação). Desde 2008 a rede federal conta também com 40 institutos federais (com campi em mais de 600 municípios). Veja o mapa da expansão. 1/n
Em 2008 a rede federal oferecia 3.235 cursos, em 2019 esse número dobrou (6.669 cursos). Quando falamos de matrículas, a rede federal também dobrou, saiu de 700 mil em 2008 para 1.335.254 em 2019. Então os gastos do MEC também se duplicaram nessa última década? 2/n
Essa é a execução orçamentária do MEC na última década, corrigida pelo IPCA. Maioria dos recursos são para as universidades e institutos federais e para os hospitais universitários. Repare que mesmo com a expansão descrita acima, a despesa global vem caindo de 2014 para cá. 3/n
Excelente. Quem de fato é a elite do funcionalismo? Porque nenhuma das categorias que pode ser assim considerada está na proposta de reforma administrativa do governo (PEC 32/2020)? Link para o estudo completo no próximo tuite. 1/2
Dados importantes: gasto de pessoal da União caiu em 2020 em relação a 2019, mesmo com o aumento de cerca de 12% com as despesas de pessoal dos militares (civis caiu o gasto). No link abaixo o estudo do Wellington Nunes.
"Dito de forma explícita: sob a retórica de combater privilégios, a PEC 32/2020 propõe ajustes profundos para a grande maioria das carreiras do serviço público nacional, mas exclui justamente aquelas nas quais as distorções remuneratórias de fato se concentram." +
Tem criança se alfabetizando em casa? Conhece alguém que tenha? É muito complexo alfabetizar né? Mesmo com as atividades vindas da escola, o desafio é grande. Vou dar algumas dicas nesse 🧵para facilitar o processo, espero que ajude enquanto estamos no ensino remoto. Segue 👇
Consciência fonológica é tudo no início. A criança precisa relacionar o grafema com o fonema (entender que aquela letra representa um som). Isso deve ser ensinado de forma explícita, garantindo que a criança veja e ouça com clareza. Vá do mais simples ao mais complexo. Como? 👇
Comece com as letras que sempre se pronunciam da mesma forma (V, F). Depois passe para grafemas mais complexos (on, in, dentro das palavras) e mais raros (x). Dê atenção as vogais desde sempre como as “letras mágicas”, que são necessárias para formar as sílabas e palavras. ✍️👇
Por @LenioStreck
Diante de tudo que se sabe, pergunto-me sobre o silêncio dos defensores do devido processo legal nesse caso. Como provocou o @augustodeAB esses dias, e se o juiz estivesse lhe julgando, em conluio com a outra parte, o que sentiria?
Estamos em uma sala de aula do 1º ano do ensino fundamental. As crianças estão aprendendo a ler e escrever, muitas nos primeiros contatos com o lápis. A professora Livia andava entre as classes depois de ter apresentado uma atividade. 👇🏼🧶
Passando ao lado de Pablo, notou que ele apertava o lápis com força no caderno, além disso, estava tentando escreve uma palavra que inicia com V, com F. Livia parou, se abaixou e pediu que Pablo olhasse para sua boca e ouvisse a diferença do som que cada letra representava. 👇🏼
Depois a professora pegou o lápis e mostrou o contorno de cada letra repetindo o som. Ao ficar em pé, ela acariciou a cabeça de Pablo e lhe disse palavras que o motivaram. Daniela era uma aluna adiantada, estava lendo e escrevendo palavras inteiras. 👇🏼
Está circulando bastante alguns comparativos do “gasto com leite condensado” (R$ 15 milhões) e “gasto com pesquisa no CNPQ” (R$ 22 milhões). Penso que cabe cautela com afirmações como essas, a explicação da questão orçamentária no fio. 👇
O total do orçamento do CNPQ executado em 2020 foi de R$ 1,265 bilhão. O previsto no Projeto de PLOA para 2021 é cerca 1,2 bi (55% condicionado a crédito suplementar), 8% menos do que 2020. 2/n
Esses R$ 22,5 milhões citados se referem apenas a uma Ação do CNPQ (20US - Fomento à projetos, programas e redes de pesquisa). Parte dela está nas unidades orçamentárias do CNPq (códigos 24201 e 93186) e parte na Administração Direta do MCTI. 3/n