Vamos adiante na Imunologia? Se vc não pegou o primeiro fio do quase curso de Imunologia para leigos, tá aí. Ainda estamos entendendo noções básicas. Hoje vamos falar de uma ação importante da imunidade inata: o reconhecimento de padrões moleculares.
Parece complexo mas você vai entender. Você lembra que falei que o sistema imune diferencia o próprio do não-próprio? Pois bem, essa diferenciação é auxiliada pela capacidade de reconhecer moléculas que estão presentes em uma grande variedade de organismos estranhos.
Esse reconhecimento é feito por meio de estruturas moleculares presentes nas células do sistema imune, células sentinelas que ficam nas portas de entrada para fiscalizar o que entra. Essas estruturas moleculares são chamadas de receptores de reconhecimento de padrões moleculares.
Esses receptores estão nas membranas de células do sistema imune e são capazes de interagir com moléculas presentes em vários agentes estranhos, incluindo os agentes infecciosos.
Quando falamos que esse reconhecimento se dá por meio de padrões, isso se deve ao fato dessas moléculas que interagem com os receptores serem moléculas que estão presentes em vários agentes infecciosos.
Ou seja, uma molécula X poderá ativar determinado receptor e promover esse reconhecimento, independendo se a molécula entrou no organismo em um Coronavírus ou em um Plasmodium.
Vamos dizer que a molécula X interage com o receptor A que está presente nas células. Isso quer dizer que quando a molécula X entrar no organismo ela será reconhecida pelo receptor A. Esse receptor A só reconhece a presença da molécula e não do agente que carrega a molécula.
Se a molécula X estiver presente em diferentes tipos de agentes, todos esses agentes estranhos quando entrarem no organismo ativarão o receptor A. Assim esse sistema de reconhecimento de padrões moleculares funciona bem para detectar os tipos de moléculas que entram no organismo.
É como se as células do sistema imune tivessem uma espécie de radar, um detector de moléculas. Imagine um aeroporto e seus detectores de metais. Se você estiver carregando um metal no seu corpo o detector vai acusar e você será notado!
Assim seria o reconhecimento dos padrões moleculares, se determinado agente estranho que carrega a molécula X está entrando no corpo, as células do sistema imune que tem o receptor A vão notar a presença do agente estranho por causa da molécula X.
O fato do receptor A reconhecer a molécula X não significa que esse receptor reconheceu o agente que carrega a molécula, assim como não significa que esse receptor interagiu com toda a molécula e por isso a reconheceu.
A interação ocorre em partes da molécula e leva à algum tipo de mudança na célula que carrega o receptor. Então, se uma célula tem um receptor que reconheceu determinada molécula que estava em um agente infeccioso, a célula vai sofrer uma série de mudanças intracelulares.
As mudanças se baseiam principalmente na expressão de proteínas por essas células. Ou seja, a resposta à entrada do agente infeccioso depende do reconhecimento de moléculas desse agente, que vai levar à fabricação de proteínas nas células do sistema imune.
As proteínas são moléculas que vão promover as ações das células, vamos falar delas mais adiante. Pra finalizar, vou citar os receptores de reconhecimento de padrões e no próximo fio falarei deles. Vc tbem pode pesquisar mais dos receptores para discutirmos no próximo fio.
Os receptores incluem: TLR (Toll-like receptors), NLR [Nucleotide-binding Oligomerization Domain (NOD)-Leucin Rich Repeats (LRR)-containing receptors], RLR [retinoic acid-inducible gene 1 (RIG-1)-like receptors] e CLR (C-type lectin receptors).
Na semana que vem, vou traduzir os nomes desses receptores para você entender melhor e vou explicar as funções de cada um. Mas não se apavore com esses nomes compridos porque vamos sempre chamar os receptores pelas siglas: TLR, NLR, RLR, CLR.
Por hoje é só, pessoal! Espero que estejam entendendo um pouquinho desse sistema tão fantástico. Daqui uns dias vocês já estarão conversando sobre TLR na mesa de casa no almoço, fiquem tranquilos!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Letícia Sarturi

Letícia Sarturi Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @LeSarturiP

17 Feb
Você que já ouviu falar de Imunologia mas não entende muito bem sobre isso? Vou iniciar aqui uma série de fios para explicar um pouco sobre Imunologia! Hoje começo falando sobre o que é o sistema imune e do que é composto. Tudo pronto para esta jornada no mundo da imunidade?
Antes de qualquer coisa, entenda que falar que o sistema imune é um sistema de defesa é um clichê que não define exatamente a função desse sistema. O sistema imune na verdade é uma sistema que reconhece e diferencia moléculas próprias de não-próprias (estranhas).
O sistema é composto por células, tecidos e moléculas. Ok, mas pra quem é leigo no assunto é importante as definições. As moléculas são formadas por ligações de átomos, por exemplo, H2O é a molécula da água. Temos diferentes grupos de moléculas como proteínas, carboidratos, etc.
Read 24 tweets
13 Jan
Ok, agora que todo mundo tá entendendo de vacina, vamos ao que interessa. Qual a forma que vocês estão encontrando de chegar aos antivaciners e promover a adesão à vacina? Vamos falar de comunicação positiva? Segue o 🧶
Já vivemos um ano tenebroso a ponto de percebermos que a comunicação falha atrapalha mais do que ajuda. Comunicar negativamente, coisa que eu muitas vezes fiz, gera uma reação violenta do lado que é contra o seu discurso. Então, como vamos comunicar bem a importância das vacinas?
Vou explorar aqui os pontos que, no meu ponto de vista, deveriam ser explorados por todos que comunicam e que querem promover a adesão às vacinas. Na verdade, promover isso deveria ser a missão de todo brasileiro sensato, nesse momento.
Read 22 tweets
5 Jan
Parece repetitivo falar disso mas considero importante debater. Com o que a divulgação científica deve se preocupar em 2021?
Segue o 🧶
Eu já tinha falado disso anteriormente aqui nesse fio, mas gostaria de complementar com um projeto que venho sugerindo.
Tivemos um 2020 duro e com um crescimento absurdo de movimentos negacionistas. Movimentos estes que cresceram empurrados por guerras ideológicas e políticas. Isso fez com que tivéssemos que lutar arduamente contra as fake news geradas pelo negacionismo.
Read 20 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!