Dar fim aos mínimos constitucionais da saúde e educação ou mesmo unificar esses pisos seria uma medida que ataca o coração da Constituição Federal. Desvincular seria um ataque frontal à garantia do direito à educação. Por quê? Acompanha aqui👇 1/n 🧵📓✍️
"Em todos os municípios o percentual aplicado em saúde estava mais distante do mínimo constitucionalmente definido quando comparado ao de aplicação em educação – em geral, o dobro da diferença (3 p.p. acima p/ educação e 5 a 7 p.p. acima p/ saúde)." 2/n
ipea.gov.br/portal/index.p…
"A análise revela que o maior risco da unificação dos mínimos constitucionais recairia sobre as aplicações em MDE, ou seja, a educação teria maior risco de perda de recursos que a saúde em 951 municípios, enquanto a saúde estaria em maior risco em 97 municípios." 3/n
Levantamento da @folha (www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/…), analisando as capitais, mostra que o aplicado em saúde é, em média, de 21,6% da receita líquida, superando em mais de 1/3 o mínimo constitucional de 15%. Já em educação, o investimento médio é de 25,8%, perto do mínimo de 25%. 4/n
Diante desses dados empíricos, da cultura política imediatista brasileira, das distinções de demanda e pressão por aplicações em saúde e educação, como você acha que irá agir o gestor local? Como pensar em melhorar a infraestrutura da educação pública nesse cenário? 5/n
Agora que o Fundeb representou um avanço em termos de recursos para os próximos anos, inclusive com foco na educação infantil (responsabilidade dos municípios), a desvinculação pode esvaziar essas conquistas na prática. 6/n
Além disso, iremos experimentar uma insegurança de financiamento que prejudica o planejamento das redes de ensino e do sistema de saúde, tendo em vista que a “divisão do bolo” ficaria a critério de inclinações políticas e de demandas e pressões emergenciais. 7/n
Esse debate das desvinculações nada tem a ver com a pauta do auxílio emergencial, mudar isso na Constituição faz parte de um projeto informado por premissas fetichizadas de que isso daria mais “flexibilidade ao orçamento”, pura presunção ideológica, sem base empírica alguma. 8/8
Compilado em artigo aqui: gregoriogrisa.com.br/texto-da-pec-e…

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22 Feb
1/Ministério da Educação não gasta o dinheiro que tem disponível e sofre redução de recursos em 2020. Orçamento executado da pasta foi o menor desde 2011. Segue 👇
2/O discurso de campanha de Bolsonaro era de que se iria priorizar a educação básica. O repasse do MEC para educação básica foi o menor da década em 2020 (mesmo diante de demandas que a pandemia trouxe de adaptações, inclusão digital, formação docente, combate a evasão. 👇
3/Os gráficos acima estão nesta reportagem da @ellidha do @g1. g1.globo.com/educacao/notic…
Read 4 tweets
20 Feb
Um🧵sobre a rede federal de ensino e seus dilemas orçamentários. Em 2003 o país tinha 45 universidades federais, hoje tem 69 (6 em implantação). Desde 2008 a rede federal conta também com 40 institutos federais (com campi em mais de 600 municípios). Veja o mapa da expansão. 1/n
Em 2008 a rede federal oferecia 3.235 cursos, em 2019 esse número dobrou (6.669 cursos). Quando falamos de matrículas, a rede federal também dobrou, saiu de 700 mil em 2008 para 1.335.254 em 2019. Então os gastos do MEC também se duplicaram nessa última década? 2/n
Essa é a execução orçamentária do MEC na última década, corrigida pelo IPCA. Maioria dos recursos são para as universidades e institutos federais e para os hospitais universitários. Repare que mesmo com a expansão descrita acima, a despesa global vem caindo de 2014 para cá. 3/n
Read 13 tweets
20 Feb
Governo Bolsonaro tem os dois piores anos da década no quesito investimentos do ministério da educação.
Fonte: @folha 1/2
Reportagem completa. 2/2
👇🏼
Read 4 tweets
4 Feb
Excelente. Quem de fato é a elite do funcionalismo? Porque nenhuma das categorias que pode ser assim considerada está na proposta de reforma administrativa do governo (PEC 32/2020)? Link para o estudo completo no próximo tuite. 1/2

politica.estadao.com.br/blogs/gestao-p…
Dados importantes: gasto de pessoal da União caiu em 2020 em relação a 2019, mesmo com o aumento de cerca de 12% com as despesas de pessoal dos militares (civis caiu o gasto). No link abaixo o estudo do Wellington Nunes.

afipeasindical.org.br/content/upload…
"Dito de forma explícita: sob a retórica de combater privilégios, a PEC 32/2020 propõe ajustes profundos para a grande maioria das carreiras do serviço público nacional, mas exclui justamente aquelas nas quais as distorções remuneratórias de fato se concentram." +
Read 6 tweets
2 Feb
Tem criança se alfabetizando em casa? Conhece alguém que tenha? É muito complexo alfabetizar né? Mesmo com as atividades vindas da escola, o desafio é grande. Vou dar algumas dicas nesse 🧵para facilitar o processo, espero que ajude enquanto estamos no ensino remoto. Segue 👇
Consciência fonológica é tudo no início. A criança precisa relacionar o grafema com o fonema (entender que aquela letra representa um som). Isso deve ser ensinado de forma explícita, garantindo que a criança veja e ouça com clareza. Vá do mais simples ao mais complexo. Como? 👇
Comece com as letras que sempre se pronunciam da mesma forma (V, F). Depois passe para grafemas mais complexos (on, in, dentro das palavras) e mais raros (x). Dê atenção as vogais desde sempre como as “letras mágicas”, que são necessárias para formar as sílabas e palavras. ✍️👇
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31 Jan
Por @LenioStreck
Diante de tudo que se sabe, pergunto-me sobre o silêncio dos defensores do devido processo legal nesse caso. Como provocou o @augustodeAB esses dias, e se o juiz estivesse lhe julgando, em conluio com a outra parte, o que sentiria? Image
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