Footure Profile picture
23 Feb, 12 tweets, 7 min read
O @SantosFC tem um novo treinador para temporada 2021: Ariel Holan (@arielholan_DT). Aos 60 anos, o argentino trabalhou em três equipes como técnico principal: Defensa y Justicia, Independiente e Universidad Católica. Como jogam seus times? Vamos conhecer mais.

Segue a thread.
Ariel Holan iniciou sua carreira de treinador no hóquei de grama, onde chegou a ser medalhista de bronze no Panamericano de 2003 comandando a Seleção Feminina do Uruguai. Segundo ele, o aprendizado do hóquei para o futebol foi "não separar preparação física do trabalho com bola".
No futebol, foi auxiliar de Jorge Burruchaga (2003-2010) e Matias Almeyda (2011-2015). Como treinador, Ariel Holan teve passagens por Defensa y Justicia (15-16), Independiente (17-19) e Universidad Católica (20-21); e conquistou dois títulos: Sul-Americana 2017 e Chileno 20/21.
Ariel Holan é um treinador que podemos dizer ser adepto do 'Jogo de Posição'. Apesar disso, não foi tão ortodoxo em sua passagem pelo Independiente — algo que não ocorreu na Universidad Católica. Abaixo, um material sobre os conceitos do JdP:

footure.com.br/domenec-torren…
Geralmente, as equipes de Ariel Holan se posicionam no 4-3-3, porém não deve-se descartar o 3-4-3 ou 3-5-2, esquemas corriqueiros no Independiente. O mais importante para o argentino é que a equipe busque sempre um jogo pelo chão, dominando o rival com a posse e propondo jogo.
A maneira de atacar pode variar de acordo com a característica dos jogadores. Em seu último trabalho na U. Católica, por exemplo, ele tinha um lateral mais por dentro, enquanto o ponta do setor dava profundidade e do outro lado era o extrema quem buscava cortar por dentro.
Existem outras possibilidades, é claro: ter os dois laterais por dentro e os pontas buscarem sempre o 1vs1 para alargar o campo; ou então, contra defesas mais fechadas, o goleiro sendo este terceiro homem na saída para ter mais jogadores no campo adversário.
Um ponto positivo no contexto do Santos para a chegada de Ariel Holán é que os jogadores tem ainda na memória recente o modelo de Jorge Sampaoli e isso pode ajudar no entendimento dos movimentos de pressão pós-perda, por exemplo. Um movimento defensivo importante na ideia do JdP.
A curiosidade no Santos será pela pré-disposição dos jogadores tendo dois pontas muito incisivos (Soteldo e Marinho), um lateral esquerdo com jogo por dentro e por fora (Felipe Jonatan), um de mais chegada (Madson); além de um zagueiro com ótima saída (Luan Peres), por exemplo.
Quanto a utilização dos ‘Meninos da Vila’, Ariel Holan tem alguns nomes que ajudou na formação como Barco, Tagliafico, Fabricio Bustos e Saavedra. Com uma ótima “fornada” de jovens, o argentino pode utilizar o Paulistão para dar minutos e ajudar na implementação de sua ideia.
Por fim, chama atenção o contrato de três anos para Holan no Santos. Um sinal de convicção com o treinador, mas que precisa ser contextualizada com o início do Paulistão em apenas 4 dias (!!!) — e pouco tempo para implementar seu modelo. E você, o que acha?

Fim da thread.
Você pode nos ajudar espalhando a análise sobre Ariel Holan no Santos dando um RT ou, então, compartilhando a matéria nos seus grupos de amigo.

footure.com.br/conheca-o-mode…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Footure

Footure Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FootureFC

29 Jan
O @Palmeiras foi mais uma equipe a trocar de treinador em meio a temporada. Apesar do título paulista, Vanderlei Luxemburgo não resistiu e o português Abel Ferreira desembarcou. Como a equipe chegou na decisão da Libertadores 2020/21? Vamos tentar explicar.

Segue a thread.
O @Palmeiras chega na decisão após nove vitórias, três empates e uma derrota com aproveitamento de . Além disso, possui o melhor ataque (32 gols) e uma das melhores defesas (6 gols sofridos). A campanha foi dividida entre Vanderlei Luxemburgo, Andrey Lopes e Abel Ferreira.
A equipe base do @Palmeiras tem: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matias Viña; Danilo; Gabriel Menino, Raphael Veiga, Zé Rafael e Rony; Luiz Adriano.
Read 7 tweets
29 Jan
Definir o @SantosFC na temporada 2020/21 se tornou complicado num contexto pandêmico, tóxico e econômico que o clube vive. Com a segunda melhor campanha na competição (75% de aprov.), a chegada na final da Libertadores trouxe um alento que buscamos explicar.

Segue a thread.
O @SantosFC chega na final da Copa Libertadores após oito vitórias, três empates e uma derrota; além de ter o terceiro melhor ataque (20 gols) e a décima defesa menos vazada (9 gols sofridos). Durante a competição, o alvinegro praiano foi comandado por Jesualdo Ferreira e Cuca.
A equipe considerada titular do @SantosFC tem: John; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Soteldo; Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga.
Read 8 tweets
17 Dec 20
Com a mudança de gestão no Internacional em 2021, Miguel Ángel Ramírez é o principal cotado para assumir o colorado.

Qual era o contexto do espanhol no Independiente Del Valle? Como se dava o aproveitamento da base? Qual o modelo de jogo?

Segue o fio 🧶
O Independiente Del Valle não é um dos clubes de maior expressão e maior torcida do Equador. Este ambiente de pouca pressão acaba sendo propício para o desenvolvimento de um projeto de longo prazo e baseado no lançamento de jovens jogadores.

open.spotify.com/episode/7rYcVY…
Sob o seu comando e com seu trabalho anterior na base Rayada, o Del Valle revelou e consolidou jogadores como o meia Alan Franco, hoje no Atlético-MG, e Moisés Caicedo, já visado pelo mercado europeu e considerado um dos futuros pilares da Seleção Equatoriana.
Read 14 tweets
23 Nov 20
O @Gremio alcançou a marca de 12 partidas de invencibilidade (9V e 3E) e vive um novo momento em 2020. Está a 5 pontos do líder do Brasileirão — e um jogo a menos —, nas semis da Copa do Brasil e oitavas da Libertadores. Quais mudanças Renato fez na equipe?

Segue a thread.
A primeira alteração foi na saída de bola. Se antes, os laterais eram os principais responsáveis no auxilio dos zagueiros — e os meio-campistas ficavam numa zona mais à frente —, no atual momento Darlan e/ou Matheus Henrique tem baixado entre os defensores para realizar a saída.
A saída com três melhorou com Jean Pyerre sendo um interior esquerdo. O camisa 10 do Grêmio tem buscado o jogo na linha dos volantes e se tornou peça chave na criação de jogadas. Nos últimos dois jogos, somou 201 intervenções, 5 passes decisivos e 88% nas bolas longas em 167'.
Read 6 tweets
13 Nov 20
Onde seu time rouba a bola?

O analista de dados do Footure PRO, @GabrielGMG16, reuniu os números das 20 equipes do @Brasileirao 2020 até a 19ª rodada para descobrir em quais locais os times mais retomam a posse de bola.

Segue a thread para entender um pouco mais sobre.
ATENÇÃO: Como o jogo em si é muito parecido, os times tendem a ter mais retomadas na área central e perto da sua intermediária. Em números absolutos, todos os times recuperam mais a bola nessa região do que perto do gol adversário. Os dados são do @Wyscout.
É importante frisar que não estamos preocupados em mostrar números gerais, mas sim comparar como as equipes se comportam defensivamente no jogo. Para isso, dividimos o campo em 6 zonas e contabilizamos as retomadas obtidas em cada uma delas — como vocês observaram na imagem.
Read 10 tweets
12 Nov 20
Campeonato Brasileiro - 20ª Rodada

Chegamos ao início do returno no @Brasileirao
e chegamos com mais mapas de passe, posicionamento médio, finalização e xG das partidas. Então, confere o material produzido pelo @GabrielGMG16.

Segue o fio. 👇🏽🧶
Athletico 2 x 1 Fortaleza - Arena da Baixada

O @AthleticoPR marcou alto, teve muitas trocas de passe pela direita, profundidade com Renato Kayser e a vitória no final. Do lado do @FortalezaEC, a equipe marcou mais baixo, buscou jogo pelo chão e profundidade na esquerda.
São Paulo 2 x 1 Goiás - Morumbi

O @SaoPauloFC teve muito jogo pelos lados do campo e pouca trocas de passe com os homens de frente, mas no fim soube aproveitar as oportunidades (xG 1.96). No lado do @goiasoficial, time recuado e a aproximação e profundidade no lado esquerdo.
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!