Porque a liberdade de expressão importa? Em todo o mundo, ela está sumindo. Leis restritivas, tribunais ativistas, redes sociais censoras, cultura do cancelamento, perseguições... Tudo isso é fato consumado e não irá passar tão cedo. Mas pq vc deveria se importar?
Afinal, se vc não ofende ministros, não tem opiniões controversas e não fica postando em rede social nada além do seu dia a dia, o que muda na sua vida?

Eu explico. A liberdade de expressão é a base de toda sua liberdade, também da sua riqueza. Por meio dela o debate florece
na sociedade. Conseguimos debater ideias e aprimora-las. Conseguimos saber de mais fatos e aprender por meio dos erros dos outros também. Sem ela não aprendemos nem por meio dos nossos próprios erros. Sem ela ficamos presos a um grupo de ideias oficiais e a sociedade ...
entra em estagnação.

Faço uma analogia com o livre mercado. Nele impera o caos. Pessoas perdem e ganham dinheiro, mas a sociedade prospera. Note, a vida é dura sob o livre mercado. Mas sob uma economia planificada, estilo socialista, é muito pior.
Há mais segurança, ordem, estabilidade até, mas a sociedade perde. Quem quer viver sob uma economia assim hoje em dia?

Com liberdade de expressão vc se comunica. Sem ela vc fica reduzido a si próprio. Reduzido a si próprio, isolado dos demais (até fisicamente, como hoje em dia),
tudo o que vc tem pode lhe ser tirado. Tomam seu dinheiro, vc pode reclamar? Proíbem suas crenças religiosas, quem mais saberá? Calam sua voz e quantas ideias boas deixam de circular? As ruins, pode acreditar, vão circular de qualquer jeito.
E ideias sem contraponto viram ruins rapidamente.

O que caracteriza o ser humano é seu livre arbítrio. Sem ele somos animais, guiados pelo instinto. Sem informação, não temos capacidade de escolha, e nosso livre arbítrio não vale de nada.
Como eleições em Cuba, em que vc pode votar em todos os candidatos ... do Partido Único.

Lembrem-se dos dias que estamos vivendo. Um dia nossos filhos vão nos cobrar por nossa inação no momento em que tudo de ruim começou pra eles.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Victor S. Metta

Victor S. Metta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @VictorMetta

25 Feb
Meus heróis estão se matando de overdose

Todos nós precisamos de exemplos nessa vida. Não temos tempo nem capacidade pra reinventar a roda, então precisamos de referências sobre o que dá certo e o que dá errado. Precisamos de pessoas, países e líderes que nos sirvam (segue...)
mais ou menos como modelos de conduta.

Como poderíamos compreender a questão do armamento civil sem termos exemplos de países e estados bem armados e com baixa criminalidade? Ou os que proíbem toda arma mas tem bandidagem fora de controle?
Sem esse check de realidade só teríamos teorias. Só teríamos tipos como Átilas e Sou da Paz para nos apresentarem seus estudos que dizem que a noite é clara e o dia é escuro. Estudos que gritam: “afinal, vai acreditar em mim ou nos seus próprios olhos?”
Read 6 tweets
24 Feb
O efeito João Bobo

Sabe aquele sujeito que aprende um dado novo, que deveria mudar a forma de ele ver algo, só que após algum tempo parece que ele esquece o que aprendeu e volta a pensar como antes? chamo isso de Efeito João Bobo. Aquele boneco que sempre volta pra mesma posição
Vou explicar porque acho que isso acontece.

Muita gente acha que as pessoas se informam hoje de um jeito totalmente diverso do que era no passado. Full disclosure: Eu mesmo comecei esse texto escrevendo isso, pensei melhor e reescrevi tudo.
Mas a verdade é que a essência do ser humano não muda. Antes havia a difusão de uma notícia por um veículo central, como uma rádio, um jornal, canal de TV. A notícia expunha algo e as pessoas médias passavam a discutir aquilo. Mudou o que?
Read 7 tweets
21 Feb
Eu vejo notícias que acho interessantes o tempo todo. Dezenas todos os dias, a maioria em inglês. Individualmente, cada uma diz pouco. Somadas, vc vai passando a juntar os pontos e as coisas vão fazendo mais sentido. Como eu há muitos.
(Segue...)
Só que quem não viu nenhuma delas acha impossível entender a conclusão que vc chegou. Ele não partilha as mesmas premissas. É um dos males das redes sociais, que é criar bolhas de informação. Cada grupo vê aquilo que está mais propenso a concordar.
Com a tendência de censura nas redes, a situação ficou muito pior. Tivemos que nos refugiar nos canais de telegram e nos grupos de whatsapp! Nossas bolhas estão cada dia menores.
Read 7 tweets
2 Feb
NÃO DEVEMOS RECLAMAR DE MÁSCARAS OBRIGATÓRIAS E LOCKDOWN! É isso mesmo. Não temos esse direito!

Sabe porque? Continue lendo...

Em 2008 um juiz decidiu proibir fumo em aviões...
Até então fumantes e não fumantes conviviam no mesmo espaço, com os primeiros sendo alocados para os fundos da cabine (o ar flui da frente para trás). Pouco tempo depois isso virou lei e ela foi amplamente aceita.
Alguns anos atrás, foi aprovada uma lei para proibir dirigir após qualquer ingestão de bebida alcóolica. Até então havia um limite razoável. A polícia passou a prender gente que até um dia antes não estava cometendo ilegalidade alguma. A lei foi amplamente aceita.
Read 11 tweets
1 Feb
O tema do momento nos EUA chama-se GameStop. Ele mostra uma tendência que temos apontado e que só vai crescer: a revolta popular contra o establishment. A rebelião das massas com novo significado, se preferirem.
Resumo. Uma empresa listada na bolsa dos EUA estava indo mal nos negócios. Fundos de investimentos notaram isso e fizeram o chamado “short selling”, que é um meio de apostar na queda das ações. Só que nessa operação vc pode vender algo que não tem e fica “descoberto”.
Ou seja, se o movimento em que vc apostou não se concretizar, vc pode ter que comprar as ações pelo preço que estiverem. Pode dar muito lucro ou prejuízo, sem limite.

Pois bem, no aplicativo Reddit alguns grupos de traders se organizaram pra frustar a aposta desses fundos.
Read 9 tweets
7 Jan
O que veio antes, o ovo ou a galinha?

A invasão do Capitólio foi um ato de violência política, uma tentativa de golpe frustrada? Ou foi apenas uma reação confusa e atrapalhada, sem grandes objetivos, uma reação ao que o americano médio tem sido submetido nesses últimos tempos?
Como tudo, sua visão vai depender muito dos fatos a que vc teve acesso ANTES disso. O que vc ignora não é parte do seu mundo.

Além disso, é essencial entender quem são os players desse jogo.

Comecemos. P formar sua opinião, confira se vc tomou conhecimento dos seguintes fatos
Vamos citar apenas alguns bem recentes:

- Há indícios fortíssimos que eles roubaram as eleições.

- eles incentivaram a destruição durante meses (quebra-quebra dos antifas, black lives matter, etc).
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!