O tema do momento nos EUA chama-se GameStop. Ele mostra uma tendência que temos apontado e que só vai crescer: a revolta popular contra o establishment. A rebelião das massas com novo significado, se preferirem.
Resumo. Uma empresa listada na bolsa dos EUA estava indo mal nos negócios. Fundos de investimentos notaram isso e fizeram o chamado “short selling”, que é um meio de apostar na queda das ações. Só que nessa operação vc pode vender algo que não tem e fica “descoberto”.
Ou seja, se o movimento em que vc apostou não se concretizar, vc pode ter que comprar as ações pelo preço que estiverem. Pode dar muito lucro ou prejuízo, sem limite.

Pois bem, no aplicativo Reddit alguns grupos de traders se organizaram pra frustar a aposta desses fundos.
De birra, várias pessoas começaram a comprar as ações da GameStop, forçando o preço pra cima e destruindo a posição dos fundos (“short squeeze”). A ação foi de USD 38 pra USD 396 no pico.

Até aí tudo bem. Mais um dia de sacanagem num mercado sacana.
Só que o establishment não gostou porque dessa vez a sacanagem foi da massa contra ELES, e não o inverso, como estão acostumados. E reagiram.

Uma corretora que cresceu muito nos últimos anos, RobinHood, passou a restringir as compras de ações de seus clientes...
em determinadas companhias, gerando ainda mais revolta. Afinal, quem são eles para escolher o que vc pode ou não comprar e vender? Porque isso nao é manipulação de mercado, só a dos internautas do Reddit? Lembra o Twitter decidindo o que vc pode ou não ver?
Ou Apple, Google e Amazon banindo a rede social Parler?

Cada vez mais setores estão sendo dominados por oligopólios, com poucas empresas em cada segmento, fazendo competição de faz-de-conta. Big Tech, Wall Street, Big Pharma, Big Government, e muitos outros...
todos juntos contra você, que ficou sem alternativas. E eles não deixam que elas surjam.

Só que a população está percebendo e não esta gostando nada disso. Uma oportunidade para mudanças radicais virá para quem estiver bem posicionado para liderar quando ...
esse momento atingir seu ápice, no Brasil e no Mundo.

Obs: No Brasil um movimento similar em torno da ação do IRB já surgiu.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Victor S. Metta

Victor S. Metta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @VictorMetta

2 Feb
NÃO DEVEMOS RECLAMAR DE MÁSCARAS OBRIGATÓRIAS E LOCKDOWN! É isso mesmo. Não temos esse direito!

Sabe porque? Continue lendo...

Em 2008 um juiz decidiu proibir fumo em aviões...
Até então fumantes e não fumantes conviviam no mesmo espaço, com os primeiros sendo alocados para os fundos da cabine (o ar flui da frente para trás). Pouco tempo depois isso virou lei e ela foi amplamente aceita.
Alguns anos atrás, foi aprovada uma lei para proibir dirigir após qualquer ingestão de bebida alcóolica. Até então havia um limite razoável. A polícia passou a prender gente que até um dia antes não estava cometendo ilegalidade alguma. A lei foi amplamente aceita.
Read 11 tweets
7 Jan
O que veio antes, o ovo ou a galinha?

A invasão do Capitólio foi um ato de violência política, uma tentativa de golpe frustrada? Ou foi apenas uma reação confusa e atrapalhada, sem grandes objetivos, uma reação ao que o americano médio tem sido submetido nesses últimos tempos?
Como tudo, sua visão vai depender muito dos fatos a que vc teve acesso ANTES disso. O que vc ignora não é parte do seu mundo.

Além disso, é essencial entender quem são os players desse jogo.

Comecemos. P formar sua opinião, confira se vc tomou conhecimento dos seguintes fatos
Vamos citar apenas alguns bem recentes:

- Há indícios fortíssimos que eles roubaram as eleições.

- eles incentivaram a destruição durante meses (quebra-quebra dos antifas, black lives matter, etc).
Read 12 tweets
5 Jan
Tudo que vivemos esse ano se sustentou nos seguintes pilares:

1- transmissão por assintomáticos
2- transmissão por contato físico
3- “achatar a curva”
4- máscaras
5- lockdown
6- vacina, vacina, vacina

Passados alguns meses, o que sabemos?
1- transmissão por assintomáticos ainda não está provada. Pelo contrário, há estudos confirmando que não ocorre ou é raríssima. nature.com/articles/s4146…
2- transmissão por contato físico não ocorre ou é raríssima. Muito gasto de energia a toa. washingtonpost.com/opinions/2020/…
Read 8 tweets
3 Jan
A grande batalha dos nossos tempos é pela Liberdade de Expressão. Trata-se do direito de falar justamente aquilo que não se quer ouvir. Aquilo que vc discorda. Acha repugnante até. Toda Constituição democrática contempla esse direito.
Nessa etapa peço que tentem não focar nas exceções, mas se concentrem na regra geral. Depois discutimos quais os limites desse direito.
Para um direito ter efetividade o seu titular precisa de MEIOS. Não adianta a lei garantir o que for se na prática a pessoa nao consegue exercer esse direito. Liberdade de expressão não é vc conversar com seu vizinho, mas ter meios de seu discurso atingir uma massa de pessoas
Read 14 tweets
1 Jan
Virou o ano. Tenho noticias.

A primeira é que não mudou nada. 2020 não vai ficar pra trás, porque marcou o período em que abusaram de nos, mental e intelectualmente, e nos deixamos, especialmente pelo receio de contrariar a massa. Pelo infantil receio de não querer destoar.
Foi o ano em que aceitamos que fizessem conosco barbaridades indizíveis sob alegação de nos proteger de nos mesmos. Literalmente.

Foi o ano em que nos abrimos mão de liberdade em troca de segurança, e, como já diziam benjamin franklin, ficaremos (como já ficamos) sem os dois.
Foi o ano que vimos que não temos líderes, mas permitimos o surgimento de milhões de mini déspotas, de porteiros e síndicos de prédio até prefeitos e governadores, sendo que presidentes das nações ocidentais provaram que não mandam em absolutamente nada.
Read 10 tweets
16 Dec 20
O índice de erros e acertos em previsões diz muito sobre o conhecimento que alguém tem sobre algum tema. Diz quase tudo na verdade. Por isso que as pessoas morrem de medo de prever: a maioria erra MUITO (e seguem dando opiniões ruins). Segue...
Como eu não quero perder meu tempo levando a sério quem só erra, procurei identificar um método pra entender melhor as coisas e acertar mais. Em resumo:
1-identificar “acertadores” e “erradores” de previsões. Demora, mas depois de uns tempos sua lista vai ficar boa.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!