O que veio antes, o ovo ou a galinha?

A invasão do Capitólio foi um ato de violência política, uma tentativa de golpe frustrada? Ou foi apenas uma reação confusa e atrapalhada, sem grandes objetivos, uma reação ao que o americano médio tem sido submetido nesses últimos tempos?
Como tudo, sua visão vai depender muito dos fatos a que vc teve acesso ANTES disso. O que vc ignora não é parte do seu mundo.

Além disso, é essencial entender quem são os players desse jogo.

Comecemos. P formar sua opinião, confira se vc tomou conhecimento dos seguintes fatos
Vamos citar apenas alguns bem recentes:

- Há indícios fortíssimos que eles roubaram as eleições.

- eles incentivaram a destruição durante meses (quebra-quebra dos antifas, black lives matter, etc).
- eles monopolizaram todo debate de costumes da sociedade com pautas bizarras, identitárias, que francamente ofendem e desnorteiram o resto. Drogas, gays, gordofobia, racismo, pedofilia...jogaram tudo na sua cara.
- eles chamaram o Trump de ilegítimo, eleito por fake news e conluiado com a russia (anos de investigações sem fundamento e que obviamente não acharam nada). Humilharam um presidente muito popular. Humilharam a massa que o elegeu.
- eles receberam grana da China (Hunter Biden) e Russia (Hillary) para fins certamente escusos. Em seguida, todos eles censuraram as notícias a respeito sem pudor algum.
- eles trancaram a economia do país de forma exagerada com justificativa de combater um vírus. Prenderam e multaram inocentes pelo crime de saírem de casa, e NÃO tiveram resultados melhores que Estados que ficaram abertos. Milhões perderam seus empregos e negócios.
Tudo isso é claro pra vc? Se não for não teremos conclusões alinhadas mas pelo menos vc irá me entender melhor.

Se esses fatos não estão muito claros para vc, a tendência será atribuir um peso desproporcional aos atos de ontem, ou até condená-los isoladamente.
Eu desconfio que as pessoas em geral tenham uma intuição a respeito. Quase ninguém curte uma baderna mas há uma sensação que isso foi mais uma reação tardia e desnorteada após anos de abusos “deles”.

Vamos em frente .
Acima eu me referi a “eles”. quem são?

P mim, esse jogo tem 2 players principais. Um é o povo, a classe média, o trabalhador, o pequeno empreendedor, o pai de família. O cidadão médio, enfim. Aqueles que precisam lutar para conquistar seu lugar ao sol, e não estão satisfeitos
O outro são “eles”: as grandes empresas que dominam a economia, as Big Tech que dominam o fluxo de informações, os meios de comunicação, os políticos de ambos partidos (isso ficou muito claro ontem), o establishment, ou seja, os já estabelecidos. Aqueles que não querem mudança.
Eles estão abusando de vc há muito tempo. E vc não sabe expressar bem, ou contra quem, mas está puto da vida.

Os socialistas, a turma do poder, sempre acharam que as massas proletárias fariam a revolução. Demoraram pra perceber que seria contra eles.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Victor S. Metta

Victor S. Metta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @VictorMetta

5 Jan
Tudo que vivemos esse ano se sustentou nos seguintes pilares:

1- transmissão por assintomáticos
2- transmissão por contato físico
3- “achatar a curva”
4- máscaras
5- lockdown
6- vacina, vacina, vacina

Passados alguns meses, o que sabemos?
1- transmissão por assintomáticos ainda não está provada. Pelo contrário, há estudos confirmando que não ocorre ou é raríssima. nature.com/articles/s4146…
2- transmissão por contato físico não ocorre ou é raríssima. Muito gasto de energia a toa. washingtonpost.com/opinions/2020/…
Read 8 tweets
3 Jan
A grande batalha dos nossos tempos é pela Liberdade de Expressão. Trata-se do direito de falar justamente aquilo que não se quer ouvir. Aquilo que vc discorda. Acha repugnante até. Toda Constituição democrática contempla esse direito.
Nessa etapa peço que tentem não focar nas exceções, mas se concentrem na regra geral. Depois discutimos quais os limites desse direito.
Para um direito ter efetividade o seu titular precisa de MEIOS. Não adianta a lei garantir o que for se na prática a pessoa nao consegue exercer esse direito. Liberdade de expressão não é vc conversar com seu vizinho, mas ter meios de seu discurso atingir uma massa de pessoas
Read 14 tweets
1 Jan
Virou o ano. Tenho noticias.

A primeira é que não mudou nada. 2020 não vai ficar pra trás, porque marcou o período em que abusaram de nos, mental e intelectualmente, e nos deixamos, especialmente pelo receio de contrariar a massa. Pelo infantil receio de não querer destoar.
Foi o ano em que aceitamos que fizessem conosco barbaridades indizíveis sob alegação de nos proteger de nos mesmos. Literalmente.

Foi o ano em que nos abrimos mão de liberdade em troca de segurança, e, como já diziam benjamin franklin, ficaremos (como já ficamos) sem os dois.
Foi o ano que vimos que não temos líderes, mas permitimos o surgimento de milhões de mini déspotas, de porteiros e síndicos de prédio até prefeitos e governadores, sendo que presidentes das nações ocidentais provaram que não mandam em absolutamente nada.
Read 10 tweets
16 Dec 20
O índice de erros e acertos em previsões diz muito sobre o conhecimento que alguém tem sobre algum tema. Diz quase tudo na verdade. Por isso que as pessoas morrem de medo de prever: a maioria erra MUITO (e seguem dando opiniões ruins). Segue...
Como eu não quero perder meu tempo levando a sério quem só erra, procurei identificar um método pra entender melhor as coisas e acertar mais. Em resumo:
1-identificar “acertadores” e “erradores” de previsões. Demora, mas depois de uns tempos sua lista vai ficar boa.
Read 11 tweets
2 Dec 20
Diretora da Bolsa de Tecnologia dos EUA dizendo que empresas que não colocarem gays e outras minorias no Conselho sofrerão punições e podem até ser excluídas. Pois é. Não precisam de lei. As mega empresas agem como cartel para impor sua agenda e excluir a concorrência.
Isso é fascismo mas em versão nova. Economia fascista é ter apenas grandes empresas em alinhamento com o Estado, sem concorrência. Estilo China. Isso é fascismo mesmo. O resto é usar o termo como xingamento.
A turma ainda pensa em termos de direita defender empresa e esquerda defender Estado. Como disse @opropriolavo , agora nos resta apelar ao Estado pra nos salvar das mega empresas.
Read 5 tweets
5 Nov 20
Tenho insistido na tese de que a democracia está morrendo. Não é meu desejo. É o que eu estou vendo ocorrer. Isso fica claro ao analisarmos o que está ocorrendo na maior democracia do mundo, os EUA:
1) Democracia é um meio de transferir as disputas de poder da porrada pro embate político. Pelo que ocorreu nos EUA com o quebra-quebra dos Antifas, fica claro que a democracia já está perdendo rapidamente essa função.
2) Historicamente as margens entre o eleito e o derrotado estão cada vez mais apertadas. Na prática, metade da população está insatisfeita com o eleito, seja ele quem for.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!