A equipe do @US_FDA endossou, hoje, a aprovação da vacina candidata da Johnson&Johnson!

O FDA liberou um documento com os dados que foram analisados nessa reunião, e vou comentá-los abaixo!

Bora que tem notícia boa!
Lembrando que eu fiz um fio comentando os dados noticiados pela própria Johnson&Johnson
A vacina em questão é uma vacina de vetor adenoviral (tecnologia também usada pela @sputnikvaccine , @AstraZeneca , Cansino, por exemplo), com a diferença que, aqui, temos a proposta de 1 única dose (a Cansino também, mas estamos falando dos dados da JJ hehe).
Um ensaio randomizado de Fase 3 controlado por placebo da dose única de Ad26.COV2.S (vetor adenoviral Ad26 com a info para construir a proteína S) em aproximadamente 40.000 participantes está em andamento para avaliar a segurança e eficácia da vacina
A análise de 39.321 participantes demonstrou eficácia da vacina de 66,9%* para a prevenção de COVID-19 moderado a grave ocorrendo em pelo menos 14 dias após a vacinação, e 66,1%** para a prevenção em pelo menos 28 dias após a vacinação

* IC 95% 59,0%,73,4%
**IC 95% 55,0%,74,8%
Nessa tabela, observamos os estudos de fase 1, 2 e 3 realizados pela Jenssen para a avaliação da segurança, imunogenicidade e eficácia da sua vacna candidata.
Os participantes foram estratificados de acordo com a faixa etária (18-59 e 60 anos ou mais) e, na tabela abaixo, observamos a quantidade de participantes que receberam a vacina com o imunizante, ou o placebo, bem como o total de acordo com o tempo de acompanhamento.
Algumas características dos participantes do estudo. Chama a atenção a presença de participantes de diferentes localidades, como o Brasil, que participou dos estudos da Jenssen (17,3% dos participantes).
Indivíduos com diferentes comorbidades também participaram do estudo. 40,8% dos participantes tinham uma ou + comorbidades no início do estudo. As mais comuns foram obesidade (28,5%) e hipertensão (10,3%). O estudo também incluiu participantes que eram HIV positivos (2,8%).
Os dados de eficácia de prevenção de casos de COVID-19 moderada/grave:
- 66,9%*, em 14 dias após vacinação
- 66,1%**, em 28 dias após vacinação

Dados similares considerando as faixas etárias analisadas.

* limite inferior do IC95%: 59,03
** limite inferior do IC95%: 55,01
Nessa tabela, os valores de eficácia considerando sexo, idade, etnia e região. Na América Latina, por exemplo:
- 14 dias após a vacinação: 64.7%
- 28 dias após a vacinação: 61.0%

Na tab. 2, vemos os dados de eficácia de acordo com a comorbidade presente analisada
E agora, a curva que todo mundo gosta de ver:

Em vermelho: incidência de casos acumulados no placebo; em azul: naqueles que receberam a vacina com o imunizante
Dados de eficácia para qualquer severidade (não necessariamente COVID-19 moderada/grave, algo que muita gente chamou a atenção quando comentei no fio da JJ):
Eficácia para casos severos de COVID-19 de acordo com a faixa etária:
Eficácia para casos de COVID-19 que necessitam de alguma medicação,de acordo com a faixa etária:

PS: o dado me parece bem pequeno e necessita de complementação
Eficácia para casos de COVID-19 que necessitam de hospitalização, de acordo com a faixa etária:
Em 5 de fevereiro de 2021, 7 mortes foram reportadas durante o estudo: podemos observar que todas ficaram no grupo placebo.
Dados de eficácia para participantes assintomáticos. Do Dia 1 ao 29, os dados mostram apenas uma eficácia modesta da vacina, não estatisticamente significativa, contra a infecção assintomática por SARS-CoV-2.
Embora esses resultados possam sugerir eficácia potencial contra infecção assintomática após o dia 29, esta observação deve ser interpretada COM CAUTELA, pois o tempo de acompanhamento é limitado e apenas uma pequena % de participantes tinha dados de sorologia disponíveis
Dados de eficácia para casos moderados/graves e severos/críticos de COVID-19 após a vacinação, por país e por tipo de protocolo
Sobre as variantes e atenção (VOCs): O sequenciamento de variantes no Estudo 3001 para informar a análise da eficácia da vacina por região está em andamento.

Em 12/02/2021, 71,7% dos casos de COVID-19 confirmados na análise primária foram sequenciados - dados abaixo
EUA: 73,5% dos casos foram sequenciados, dos quais 96,4% foram identificados como a variante D614G de SARS-CoV-2 Wuhan-H1.

África do Sul: 66,9% dos casos foram sequenciados, dos quais 94,5% foram identificados como variante B.1.351
Brasil: 69,3% dos casos foram sequenciados, dos quais 69,4% foram identificados como variante da linhagem P.2 e 30,6% foram identificados como variante Wuhan-H1 D614G.
Em 12/02/2021, não havia nenhum caso sequenciado das linhagens B1.1.7 ou P.1.

Lembrando que essas variantes surgem a medida que o vírus infecta novos hospedeiros, novas células, e uma maior transmissão, aumenta a chance de surgimento de VOCs
[FIO EM CONSTRUÇÃO]
Dados de segurança! Os principais eventos foram cefaleia (44,4% e 30,4); fadiga (43,8% e 29,7%); mialgia (39,1% e 24,0%); febre (12,8% e 3,1%).
Entre os participantes do grupo da vacina, o tempo médio para o início das reações adversas sistêmicas foi dentro de 2 dias após a vacinação.

As durações das reações sistêmicas no grupo vacinal: 2 dias para fadiga, dor de cabeça e mialgia e 1 dia para náuseas e febre.
Resumo dos dados de segurança: Reações locais e eventos sistêmicos solicitados entre os vacinados foram frequentes e, na maioria, leves a moderados. As reações adversas mais comuns: dor no local da injeção (48,6%), cefaleia (38,9%), fadiga (38,2%) e mialgia (33,2%);
Eventos adversos graves não fatais, excluindo aqueles devido a COVID-19, foram raros e aconteceram em igual proporção em quem recebeu a vacina e em quem recebeu o placebo (0,4% em ambos os grupos)

Em resumo: perfil de segurança muito positivo
A análise da duração da resposta será visualizada na 4ª fase de investigação, após a aprovação, como já mencionado para outros imunizants também.
Enquanto isso, no Brasil... informou que aguarda um posicionamento até sexta-feira (26). Os entraves descritos parecem ser uma questão apenas para o Brasil (garantias de pagamento e isenção de eventuais efeitos graves que as vacinas possam causar

g1.globo.com/bemestar/notic…
Para Israel por exemplo, em relação a vacina da Pfizer, não foi um problema. Para dezenas de países, também não. dw.com/pt-br/o-que-se…
Para quem tem dúvidas sobre essa cláusica de isenção, recomendo a leitura dessa reportagem do @marcel_hartmann que mostra que isso é PADRÃO, não é novidade das vacinas da COVID-19.

gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/…
"São uma recomendação da OMS. Nada surgiu agora para o coronavírus, é um padrão de países desenvolvidos. A Pfizer, ao negociar com vários países, tenta padronizar para facilitar o regime jurídico, senão precisaria se adaptar a legislações de diferentes países" - @ThomasVConti
TEMOS PRESSA. Estamos em um momento muito grave, com o aumento das ocupações de UTI e colapso dos sistemas de saúde.

Uma vacina de 1 dose, com dados e possivelmente a ser aprovada pelo @US_FDA e testada no Brasil se somaria com força na nossa estratégia de vacinação

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉 #TodosPelasVacinas

Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉 #TodosPelasVacinas Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

25 Feb
O comitê científico para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 no RS publicou sua nota técnica (24/02/2021) alertando para a situação gravíssima que o estado se encontra. O sistema de saúde está a beira, se não atualmente, em seu colapso. - o fio 👇 Image
Segundo a nota "A estratégia de aumentar os leitos é muito importante, mas não é possível aumentar leitos
infinitamente, e nem na velocidade necessária quando há descontrole da transmissão."
"Por mais que seja possível adquirir mais equipamentos, é impossível formar novas equipes de saúde com o conhecimento especializado necessário na mesma velocidade." Image
Read 20 tweets
24 Feb
"Ah Mell, mas a vacinação funciona MESMO no contexto da COVID-19?"

Vem cá conferir, nesse fio, um artigo publicado na @NEJM mostrando o impacto da vacinação com a vacina da Pfizer (BNT162b2) na COVID-19 em Israel!

Fio pra começar bem a noite!
Link para a publicação: nejm.org/doi/full/10.10…
Para quem quiser reconferir os dados de fase 3 da Pfizer:
Read 25 tweets
24 Feb
Mini-fio gráfico (sim!) com fios pendurados sobre Variantes de Atenção (VOCs) do SARS-CoV-2 (vírus da COVID-19): onde foram primeiramente descritos, mutações importantes, o que sabemos sobre as vacinas e como surgem variantes!

Espero que gostem!
Read 9 tweets
23 Feb
@anvisa_oficial concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas: a vacina da Pfizer/BioNTech

Temos o registro, mas não temos a vacina.

@minsaude existe uma previsão para a compra e recebimento desse imunizante?

gov.br/anvisa/pt-br/a…
Recentemente, comentem em fio sobre alguns dados da Pfizer, que poderiam possibilitar uma logística mais acessível pro contexto do nosso país
Read 7 tweets
23 Feb
Canoas segue uma tendência alarmante, assim como outros municípios dentro e fora do RS, de aumento das ocupações da UTI, como podemos ver nesses gráficos do @schrarstzhaupt (mais gráficos nos próxs tuítes).

Deveríamos ter recebido E adotado a conduta de bandeira PRETA (1/n)
Se observarem os dados dos hospitais de Canoas por região COVID, observamos a mesma tendência de crescimento perigosa e alarmante.
É um crescimento tão acelerado que, conforme o 2º gráfico da primeira linha, não há como o aumento de leitos acompanhar. Aumentar os leitos não resolve a causa do problema. A causa do problema são justamente a falta de medidas mais rígidas para o enfrentamento da pandemia.
Read 8 tweets
20 Feb
A @luizacaires3 fez um post sensacional sobre isso no seu Instagram (mesmo @ daqui) e o que ela ressalta lá é imprescindivel: temos que investir em vigilância epidemiológica e acompanhar a dinâmica desses vírus de relevância pra nós
Não significa (pelo menos ainda) uma epidemia nem nada do tipo. O que foi constatada foi a transmissão ave > humano, algo que ainda não havia acontecido para o H5N8, um vírus influenza A que tem sido identificado em surtos de granjas desde 1980
Esse vírus detectado apresenta mutações que podem estar relacionadas a essa capacidade de infectar humanos, o que chamamos de spillover

Expliquei um pouco sobre isso aqui no contexto da COVID-19
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!