"Ah Mell, mas a vacinação funciona MESMO no contexto da COVID-19?"

Vem cá conferir, nesse fio, um artigo publicado na @NEJM mostrando o impacto da vacinação com a vacina da Pfizer (BNT162b2) na COVID-19 em Israel!

Fio pra começar bem a noite!
Link para a publicação: nejm.org/doi/full/10.10…
Para quem quiser reconferir os dados de fase 3 da Pfizer:
Todas as pessoas que foram vacinadas durante o período de 20/12/2020 a 01/02/2021 foram acompanhadas junto de participantes não vacinados não vacinados (grupo controle) em uma proporção de 1: 1 de acordo com as características demográficas e clínicas.
Os resultados do estudo incluíram a presença de casos de infecção por SARS-CoV-2, COVID-19 sintomático, hospitalização relacionada a COVID-19, doença grave e morte. Estimamos a eficácia da vacina para cada resultado como um menos a razão de risco, usando o estimador Kaplan-Meier
Um total de 1.503.216 pessoas vacinadas antes de 01/02/2021 foram acompanhadas, e deveriam estar SEM um resultado positivo de PCR para SARS-CoV-2 documentado antes da data de vacinação. Abaixo, imagem que resume o processo do estudo:
Nessa próxima tabela, vemos as características demográficas da população acompanhada. 596.618 participantes no grupo vacinado e 596.618 no grupo descrito como controle (não vacinados)
Durante um acompanhamento médio de 15 dias, 10.561 infecções foram documentadas, das quais:
- 5.996 (57%) eram doença de COVID-19 sintomática;
- 369 necessitaram de hospitalização;
- 229 foram casos graves de COVID-19;
- 41 resultaram em morte
Durante o período de 14 a 20 dias após a primeira dose, a eficácia estimada da vacina para infecção documentada foi de 46%, para COVID-19 sintomática: 57%, para hospitalização: 74%, doença grave: 62%, morte: 72%
Durante o período de 21 a 27 dias após a primeira dose, a eficácia estimada para esses resultados foi de 60%, 66%, 78% , 80% e 84% respectivamente (mesma ordem das variáveis acima analisadas).

PS: intervalos de confiança todos descritos no artigo!
No período de acompanhamento, começando 7 dias após a segunda dose, a eficácia da vacina para:
- infecções documentadas: 92%
- doença sintomática: 94%
- hospitalização: 87%
- doença grave: 92%

Resumo de todos esses dados:
Nessa tabela, vemos os valores de eficácia pela idade, sexo e condições coexistentes. Os valores são bem semelhantes em todos os grupos de idade, com uma pequenininha diminuição entre pacientes com várias doenças coexistentes, mostrando a proteção proporcionada pelo imunizante.
A eficácia da vacina pra infecção assintomática foi de: :
- 29% durante o período de14 a 20 dias após a primeira dose;
- 52% no período21 a 27 dias após a primeira dose;
- 90% 7 ou mais dias após a segunda dose
Todo o material suplementar pode ser acessado aqui (vale a pena): nejm.org/doi/suppl/10.1…
EM RESUMO: A eficácia estimada da vacina durante o período de acompanhamento, começando 7 dias após a segunda dose, foi de 92% para infecção documentada, 94% para COVID-19 sintomático, 87% para hospitalização e 92% para Covid-19 grave
A eficácia estimada durante os dias 14 a 20 (após uma dose) e dias 21 a 27 (mudança gradual entre a primeira e a segunda doses da vacina) foi de:
- 46% e 60% para infecção documentada;
- 57% e 66% para COVID-19;
- 74% e 78% para COVID-19 sintomático;
- 62% e 80% para COVID-19 grave;
- 72% e 84% para morte relacionada a COVID-19.

Observando os gráficos de incidência de casos de COVID-19, podemos ver que eles começam a se separar no 12º dia após a 1ª dose da vacina = início proteção!
Como nesse estudo a população é muito grande MESMO, foi possível estimar a eficácia em subgrupos específicos. No ensaio, a eficácia estimada para OVID-19 entre pessoas até 55 anos de idade, mais de 55 anos e 65 anos ou mais 7 dias após a segunda dose foi de 94 a 96%.
A partir disso, os pesquisadores puderam estudar grupos de idades mais granulares e estimou-se que a eficácia da vacina foi semelhante para adultos com 70 anos de idade ou mais e para grupos de idades mais jovens no mesmo período de tempo!
Durante o período do estudo, 80% das amostras positivas para SARS-CoV-2 em Israel eram da variante B.1.1.7. Assim, este estudo estima uma eficácia média da vacina sobre várias cepas, incluindo a B.1.1.7, EMBORA não possa fornecer uma estimativa específica para a variante B.1.1.7
No entanto, os dados sugerem que a vacina BNT162b2 também é eficaz para esta variante, uma observação consistente com relatórios anteriores que mostrou títulos de anticorpos neutralizantes preservados.
A variante B.1.351 foi estimada como rara em Israel no momento da extração de dados e por isso, não temos indicativos de dados para ela, por enquanto.

Na discussão, várias questões metodológicas para controle de viéses são discutivas - o que é maravilhoso. Estudo MUITO robusto.
Outro ponto: o benefício da proteção estimado aumenta em magnitude com o passar do tempo. Esses resultados reforçam a expectativa de que as vacinas recém-aprovadas possam ajudar a mitigar os profundos efeitos globais da pandemia COVID-19.

Ou seja: VACINAS FUNCIONAM.
Dedico este fio a todos que sustentam que os dados dos ensaios clínicos não são suficientes. Aqui temos dados de VIDA REAL, ambiente não controlado, num cenário de vacinação em massa em Israel.

Vacinas salvam vidas e vão salvar muitas na COVID-19! #TodosPelasVacinas

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉 #TodosPelasVacinas

Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉 #TodosPelasVacinas Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

26 Feb
Imagem ilustrativa do surgimento e investigação das variantes do SARS-CoV-2. Destaques:
- B.1.1.7: aumento da transmissão, poucas evidências de escape imunológico;
-B.1.351 e P1: possível escape imunológico
-B.1.526: possívelmente um cenário similar a B.1.351/P1

O mini fio! 👇 Image
🇧🇷 Imagem ilustrativa adaptada de um tuíte do @EricTopol

🇺🇸 Illustrative figure adapted from @EricTopol

Vocês devem estar se perguntando: B.1.526? ⁉️🤔

Recentemente, uma nova variante foi descoberta em Nova York, chamada de B.1.526. Ela começou a ser osbervada em amostras de pessoas com COVID-19 em meados de Novembro
nytimes.com/2021/02/24/hea…
Read 13 tweets
25 Feb
Suspensão do Kit COVID em Porto Alegre!

A decisão derruba Nota Técnica (NT 01/2021) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que autorizou o recebimento e distribuição dos medicamentos como tratamento precoce da covid-19

brasildefators.com.br/2021/02/11/jus…
o tratamento precoce não tem suporte em evidências científicas robustas e assentadas em pesquisas clínicas conclusivas sobre a sua eficácia.

Além do risco de danos à saúde individual, pelos efeitos colaterais que podem causar, traz um reflexo deletério à saúde coletiva
“A opção da instituição do tratamento precoce, diante da AUSÊNCIA de evidências científicas sérias de sua efetividade, foi uma opção política do Administrador, que extrapolou seu poder de discricionariedade." (trecho da fala mencionada na reportagem)
Read 5 tweets
25 Feb
O comitê científico para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 no RS publicou sua nota técnica (24/02/2021) alertando para a situação gravíssima que o estado se encontra. O sistema de saúde está a beira, se não atualmente, em seu colapso. - o fio 👇 Image
Segundo a nota "A estratégia de aumentar os leitos é muito importante, mas não é possível aumentar leitos
infinitamente, e nem na velocidade necessária quando há descontrole da transmissão."
"Por mais que seja possível adquirir mais equipamentos, é impossível formar novas equipes de saúde com o conhecimento especializado necessário na mesma velocidade." Image
Read 20 tweets
24 Feb
A equipe do @US_FDA endossou, hoje, a aprovação da vacina candidata da Johnson&Johnson!

O FDA liberou um documento com os dados que foram analisados nessa reunião, e vou comentá-los abaixo!

Bora que tem notícia boa!
Lembrando que eu fiz um fio comentando os dados noticiados pela própria Johnson&Johnson
Read 39 tweets
24 Feb
Mini-fio gráfico (sim!) com fios pendurados sobre Variantes de Atenção (VOCs) do SARS-CoV-2 (vírus da COVID-19): onde foram primeiramente descritos, mutações importantes, o que sabemos sobre as vacinas e como surgem variantes!

Espero que gostem!
Read 9 tweets
23 Feb
@anvisa_oficial concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas: a vacina da Pfizer/BioNTech

Temos o registro, mas não temos a vacina.

@minsaude existe uma previsão para a compra e recebimento desse imunizante?

gov.br/anvisa/pt-br/a…
Recentemente, comentem em fio sobre alguns dados da Pfizer, que poderiam possibilitar uma logística mais acessível pro contexto do nosso país
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!