2. TODOS os vírus sofrem mutações. Este menos q outros. Quem se lembraria de não contar com a emergência de novos genótipos? Bom...só quem se lembrasse de navegar à vista, reagindo só em vez de proativamente planear/adaptar.
3. O SARS CoV 2 tem sido tido como uma zoonose em processo de adaptação ao Homem através da seleção das mutações mais competitivas entre estirpes. Em pandemia é certo q as mutações q favorecem a transmissibilidade são seleccionadas, mas não é certo q as menos virulentas o sejam.
4. Como há várias formas de explicar q qdo se têm demasiados doentes as coisas corram pior, para se decidir se uma estirpe é mais virulenta é necessária uma análise multifatorial. Uma coisa é certa: deixar um vírus agudo à solta é jogar póker com o nosso destino.
5. Deixar o vírus à solta é particularmente mau qdo não se faz ideia q caminhos segue, sendo certo que segue um percurso homem-a-homem, não aleatório. Nós é q não o conhecemos e é distinta de país para país, região para região. Estamos no mato sem cachorro.
6. Quem decide “esperar para ver” arrisca-se a ver o q não espera.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with C MenesesOliveira.pt

C MenesesOliveira.pt Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @CMOtwitting_pt

29 Jan
1. Uma coisa para os q estão convencidos que a única solução de saúde é um SNS à portuguesa ou inglesa em que os médicos e outros profissionais de saúde são todos assalariados do estado. Trabalhei quase um ano na Bélgica e o meu filho nasceu no Hôpital Erasme, onde eu trabalhava.
2. Lá, mal cheguei, tive de escolher uma seguradora. NÃO, nunca paguei o seguro. Quem pagava à seguradora era o governo Belga, em tudo o q achava q devia cobrir. Tds os doentes têm no seu tlm o telefone do seu médico de família a quem ligam. Ele atende pq não quer perder doentes.
3. Há coisas q a seguradora não paga pq o gov. Belga não lhe paga a ela. O médico tem de avisar o dte q é um extra. A Obstetra perguntou “quer q eu esteja presente pessoalmente no parto ou pode ser o médico de serviço?” Nós dissémos q queríamos q fosse ela. Pagámos extra.
Read 8 tweets
29 Jan
1. Os doentes COVID ou suspeitos vão às urgências hospitalares porque temem q a sua doença seja grave e tenham de ficar internadas. Na COVID o sinal de gravidade mais comum (sensação de falta de ar / fadiga) é menos fiável q noutras doenças. Tem de ser um médico a ver o doente.
2. O médico, não o próprio doente, procura (na COVID) 4 sinais simples (simplificando): A) O oxigénio está baixo no sangue do doente? B) O “trabalho respiratório” é excessivo para o oxigénio estar bem (vai cansar-se em horas e depois o oxigénio baixa)? C)...
3. C) Há sinais de atingimento não respiratório (marcador de gravidade), por exemplo um trombo/embolia ou outro? D) As análises (PCR/DDímeros/ LDH altos ou Linfocitos baixos (ou outroas) e/ou a percentagem de pulmão com pneumonia visível no RX/TC é alta pulmão “poupado baixo)?
Read 10 tweets
28 Jan
1.Há escassos anos (durante o mandato de Passos) apercebi-me q, tal como em Sá Carneiro o assumir da separação com a esposa teve um impacto cultural, com Passos o não receber Salgado teve um impacto cultural. Nesse mandato tornou-se claro q a questão direita-esquerda perdeu valor
2. Fui (e sou) crítico desse mandato, mas por motivos diferentes dos ideológicos (éramos semi-govrrnados por estrangeiros e tirá-los de cá era o objetivo de Passos). Foi aí q percebi q a mitomania do polvo PS / CPM eram a face visível, não da corrupção inevítável, mas da “rede”.
3. Existe uma rede inorgânica, por enqto, de com propriedades transitivas de troca de favores. Não é “este tipo é meu amigo e é muito bom, desenrasca-lhe esta chatisse”, é “este tipo é “nosso amigo””, foi sinalizado, encaixa-o neste ou naquele esquema.
Read 4 tweets
27 Jan
1. Continuo convencido q a pandemia estará em espiral de resolução no fim da primavera. Não é porque a SANOFI francesa vai iniciar a produção de vacinas, juntando como previsto a sua máquina industrial ao resto do ocidente. É por más razões (catástrofe sanitária em curso).
2. A catástrofe sanitária em curso mata e debilita, mas imuniza os sobreviventes. A propagação viral à solta, com mtos infetados não reconhecidos, cria imunidade talvez semelhante à vacina. Se 25% da população for infetada, a imunidade de grupo para os sobreviventes é relevante.
3. Se ao objetivo 80% de imunizados retirarmos 20 ou 25%, ficaria para o plano de vacinação 55%. Muito antes disso já será sensível o efeito vacinação + infeção + INF. Isto se não houver redundância.
Read 4 tweets
27 Jan
2. Os militares comungam, em termos de prever cenários e gerir riscos, da situação descrita pelos pilotos de aviação. Um explicava há anos: a aviação é complexa como os hospitais, mas nós vamos DENTRO do avião. Isso muda mto a perspetiva do gestor de risco
3. Não espantaria um militar a carta q escrevi a Graça Freitas no início de março para liderar uma equipa de observação e ajuda à lombardia. Não era só solidariedade europeia. Era uma missão de observação. Foi recusada, da forma habitual
4. Planear. Se um hospital gastar, por exemplo, 80 m3 de oxigénio por hora normalmente e, em crise COVID, passasse a gastar 240 m3, na lombardia, isso (entre dezenas doutros aspetos) criaria um pedido no ponto de entrega (tomadas) a ser alimentado pela rede.
Read 9 tweets
17 Jan
Sócrates levou a economia à bancarrota, chamou a Troika e fugiu. Costa e Marcelo levaram o país a uma crise humanitária e só não chamam uma Troika pq para isto não há. Temida grita que agora é cada um por si. A economia vai de seguida.
Portugal foi parcialmente protegido da pandemia por ser pobre. O vírus segue a mobilidade das pessoas e os dados, onde há dados, documentam que os países mais desenvolvidos são mais atingidos e mais cedo. PT deve ser comparado com a Grécia ou países senelhantes. Não a Holanda.
Esse facto - estarmos numa ponta da Europa, longe do epicentro Norte de Itália-França/Alemanha-UK, ajudou-nos no início e revela q a resposta alemã foi melhor e a Espanhola pior q o esperado. Madrid (mais rica) foi muy mala. PT falhou mais e mentiu mais q a Europa comparável.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!