Avião com doses da Coronavac bate em jumento na pista em Ibotirama, BA.
Piloto não se feriu nem vacinas foram danificadas. O animal ficou ferido e fugiu.
História surreal de Brasil pandêmico e triste pelo bichinho, mas me lembrou fato interessante sobre jumentos...🐴
Siga👇🧶
Você sabia que quando um cavalo cruza com uma jumenta é gerado um animal, mas quando uma égua cruza com um jumento, sai outro?
Sim! No primeiro caso temos um BARDOTO (foto), no segundo uma MULA, que têm características diferentes entre si.
As mulas são maiores e mais fortes, com orelhas mais compridas. Os bardotos são mais dóceis - até por isso eram usados para puxar carroças na Disneylândia.
Não se encontram muitos bardotos porque é difícil manter a gestação, já que é eles acabam sendo grandes para o útero da jumenta. As mulas são mais comuns.
Até pouco tempo atrás, era um enigma para a ciência o porquê destes dois animais híbridos saírem diferentes, violando, em tese, uma das leis da hereditariedade de Mendel: a herança do pai ou da mãe deveria ser simétrica.
A assimetria detectada nestes híbridos ficou conhecida como "efeito de origem parental".
Outros exemplos de híbridos que saem diferentes dependendo de que espécie é mãe, e qual é pai são:
Tigres + Leoas/
Leões + Tigresas (Ligre, da foto)
Híbridos podem ter vários problemas de saúde. O Ligre tem um problema hormonal para inibir o crescimento. Esse é o caso de Hércules, que já foi para Guiness como maior felino do mundo 👇
Macho de zebra + égua, ou Zebralo: bem raro. Cruzamento aqui feito para estudo científico
No ser humano, o efeito de origem parental pode ser percebido em algumas anomalias genéticas que geram síndromes diferentes se forem herdadas da mãe ou do pai, como a síndrome de Prader-Willi (pai) x síndrome de Angelman (mãe).
"HUMANZÉ" 🐒
Tempos atrás, quando nossos conceitos sobre bioética eram diferentes, um cientista já quis produzir um híbrido entre humano e chimpanzé. Não sabemos se geraria prole, pois *felizmente* não deu certo nem de começar experiência.
Mas conto essa história outro dia!
E se gostou do fio, ajude a espalhar dando aquele RT 💙
Fonte (e livro que recomendo!)
• Francis, Richard. "Epigenética: Como a ciência está revolucionando o que sabemos sobre hereditariedade". Editora Zahar, 2015
Mais um fio com oferecimento de TopThread™
Ref.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
❗ALERTA FIOCRUZ: Variantes de Manaus, Reino Unido e África do Sul já circulam com alta prevalência
🧬Análise de amostras de AL, MG, PE, PR, RJ, RS e SC
➡️ Dos 8 estados, só 2 não tiveram prevalência da mutação associada às variantes de preocupação superior a 50%.
Reparem que só 8 estados foram avaliados: com a alta circulação é quase certo que a situação é parecida nos outros, onde ainda não foi avaliado.
Explicando melhor: o que foi avaliado é a mutação em comum das três variantes. A porcentagem indica a proporção de pessoas com uma versão do vírus que pode ser de qualquer uma das 3 variantes novas. Elas 3 tem uma mutação em comum; foi essa mutação que foi analisada nas amostras.
Pessoas com qualquer sintoma gripal devem ficar isoladas em casa. Com ou sem teste.
Não arrisque. O que pode ser uma tossezinha e dor de cabeça para você, pode levar à intubação e MORTE seu familiar, colega, ou qualquer um que chegou perto de você.
Não adianta procurar sites com a diferença dos sintomas. Isso não funciona!
Na prática você pode ter qualquer sintoma de resfriado e gripe estando com covid.
E sim, patrões deveriam liberar os funcionários que relatam isso mesmo sem atestado. Se não consegue ver pelo lado humano, pense no prejuízo do seu negócio com outros funcionários contaminados e até você mesmo.
"Estatísticas que vemos hoje são de mortes ocorridas 2-10 semanas atrás. Entre alguém morrer de COVID e a morte ser reportada, demora um tempo, que varia entre estados e tende a ficar mais lenta em períodos de colapso."
Veja na 1a onda:
Ou seja os números tendem a piorar muito pois este caos nos hospitais pode não ter aparecido completamente nas estatísticas ainda.
No Brasil de hoje, uma pessoa morre por minuto (ou menos) de covid. Muita gente, dor demais.
Gente com família, com história. Gente como Rosimeire Silva dos Passos, 45 anos. Negra, mãe de duas moças, avó de dois meninos (continua...)
Empregada doméstica em Salvador, Rosimeire tinha um sonho: comprar uma uma casa própria que pudesse deixar para as filhas. Mas o mesmo trabalho duro que a permitiu realizar um sonho fez parte do caminho do vírus que tirou sua vida...
Rosimeire provavelmente contraiu a doença do patrão idoso. Que provavelmente contraiu do neto, “que andava viajando muito”, dizem. Já diagnosticado, o aposentado foi orientado a voltar para casa onde, além de Rosimeire, contaminou a esposa. Voltou a ser internado, e não resistiu.