Amanhã é Dia Internacional da Mulher e estamos participando do I Simpósio de Divulgação Científica da Unicamp! E o que temos a falar sobre isto?
Vem de thread que vamos deixar aqui para você seguir as mulheres incríveis que estarão conosco nestes dois dias de evento.
+
2//
Vamos começar com a organização do Evento? @binerighetti @ntsnaoaleatorias @pdpcosta e Simone Pallone são parte da equipe e trabalham com jornalismo científico e divulgação científica com afinco! Este evento tem as 8 mãos das duas em cada detalhe!
+
3//
A Mesa Divulgação Científica na Pandemia é dia 08, 10h
Esta mesa falará sobre o ano de 2020 e como a DC aconteceu nas redes, incluindo coleta de dados, artigos, preprints e só tem gente maravilhosa falando.
Quem são as mulheres da mesa?
Link:
+
4// @marivarella, cientista social e Editora-chefe do portal @drauziovarella, ela tem atuado nas redes, fazendo lives e produzindo conteúdo do portal. Suas posturas são firmes, de cobrança pelas vacinas e informações acessíveis a todos!
Link:
+
5// @mellziland, biomédica e coord. da @analise_covid19. A rainha dos fios sobre variantes e vacinas do Twitter, Mellanie vem sendo uma voz de informação precisa, segura e rápida, em um mundo infodêmico. Nós seguimos e indicamos sempre!
Link:
+
6//
Durante a tarde, teremos a Mesa "Desinformação e Ética em Divulgação da ciência" às 16h30
Temos falado sobre ética e responsabilidade em conteúdos de DC aqui!
A mediação é de @ntsnaleatorias, coord. do Blogs e já falamos sobre ela! Mas tem +!
Link:
+
7//
Valéria T.S. Adinolfi é filósofa e trabalha com ética na formação profissional! Atualmente é professora no @ifsp. O mestrado da Valéria, aqui na @unicampoficial é sobre ética em periódicos de Divulgação Científica!
Link:
+
8//
No dia 09 às 09h tem a palestra Divulgação Científica na Computação
A @ninadhora é cientista da computação e tem uma atuação incrível nas redes, nos ensinando todos os dias sobre dados, algoritmos e tecnologia. A gente gosta e não é pouco não!
Link:
+
9//
No Dia Internacional da Mulher, estaremos intensamente trabalhando no Simpósio e não poderíamos deixar de mostrar as pesquisadoras incríveis que admiramos tanto e que atuarão neste evento promovido pela @unicampoficial!
Falta 5 dias para completar um ano que a OMS decretou pandemia. E foi um ano duríssimo para todos nós. De trabalhos, aprendizagens, estudos intensos. Tempo de nos aproximarmos e conhecermos pessoas maravilhosas na DC. E mais:
+
De lutarmos pelo que acreditamos, com empatia e responsabilidade. E também de vermos que há um mundo de divulgadores que acreditam no trabalho coletivo e no crescimento e apoios conjuntos!
Temos mta admiração por esta trajetória neste ano, por quem não desistiu, por quem chegou+
E ficou. Por quem se abate (pois não é fácil mesmo) e por quem acolhe - e nunca acriticamente, pois aqui lutamos PELA CIÊNCIA E PELA INFORMAÇÃO - o debate é sempre necessário. Seguiremos nessa linha, de trabalhos coletivos, de análises aprofundadas e informação acessível +
"A Divulgação Científica é (e tem que ser) maior que a soberba do suposto saber. Ela tem que ser ponte, ciente, responsável e ética – entre pares e extra pares.
E calcada no diálogo que constrói mais do que nas assertivas que seguem, tal como a oculta personagem de Agamenon, apontando a verdade como a verdade. Ou seja, sem possibilidade de questionamento. A todos nossos colegas que, mesmo exaustos, seguem se abrindo para o diálogo.
Vocês sabem o que é "Clickbait"?
Este termo é usado em manchetes e títulos para atrair a atenção (e cliques!) a partir do sensacionalismo (que pode, inclusive, ser aversivo a nós, na primeira leitura).
Segue o fio que a gente explica!
🧶 1//
Pode parecer bobo! Mas na verdade o clickbait é super eficiente - e aí reside o perigo! A divulgação científica e o jornalismo tem debatido este tema, sua necessidade (na verdade a falta de necessidade) e a ética desta prática.
Afinal, mais do que só clicar, a ideia é
2//
compartilharem nosso conteúdo! Nós sabemos, também, que muitas vezes não há leitura do material completo e um título ou manchete impactante - mas não necessariamente vinculado à verdades ou fatos - pode gerar exatamente o efeito contrário do que gostaríamos!
Além disso,
3//
O Brasil, ao que parece, não brinca em serviço... Recebemos em vários de nossos canais a notícia de que a vacina contra o coronavírus já está sendo vendida em camelôs na terrabrasilis!
Será que funciona mesmo? Será que é real?
segue o fio🧶 1//
Nós queremos muito dar a notícia a todos vocês que o Plano Nacional de Imunização para a vacina contra a Covid-19 já está sendo implementado aqui no nosso país, com uma política EFICIENTE e campanha em massa para todos os brasileiros!
No entanto, ainda não é a realidade!
2//
A vacina que está sendo vendida nas ruas (e aplicada na hora) NÃO É VERDADEIRA e não sabemos ao certo que tipo de produto que está sendo comercializado e TODO CUIDADO É POUCO!
Sendo assim, mesmo com a imensa tentação de se ver livre do coronavírus, ainda 3//
Uma nova moda está se espalhando pelas redes, tentar equilibrar uma vassoura no chão apenas pela sua base e filmar para mostrar aos amigos. Algumas explicações surgiram apontando que isto esteja relacionado a rotação da Terra, mas isto não faz muito sentido!
Segue a Thread 👇
Pense comigo, estamos girando junto com a Terra (caso contrário o chão se moveria em relação a nós!), logo a velocidade relativa entre as vassoura e a Terra é ZERO! Assim a rotação da Terra não tem influência neste fenômeno.
Este é o mesmo motivo pelo qual não faz diferença que um avião viaje no sentido horário ou anti-horário, não dá pra aproveitar aproveitar a rotação, pois estamos rodando junto!A área da Física que estuda sistemas em equilíbrio é chamada Estática, e é importantíssima, por exemplo