O negócio principal do Brasil é a dominação da grande maioria das pessoas por um grupo pequeno. Esse grupo tem acesso a informações, armas e muito dinheiro, e trabalha permanentemente para que a grande massa não tenha nada disso.
O trabalho é tão eficiente que a maioria das pessoas desenvolveu horror a armas, consome fofoca e lixo como se fosse informação, e vive mergulhada em necessidades e dívidas.

Você pode chamar esse pequeno grupo dominante do jeito que você quiser.

Eu chamo de A Firma.
Qual é o negócio da Firma? É retirar o máximo de riqueza da população em geral e concentrar essa riqueza nas mãos de poucos.
Isso já foi explicado pelo Nobel de Economia Douglass North no seu livro “Institutions, Institutional Change and Economic Performance”, por James A. Robinson e Daron Acemoglu em “Porque As Nações Fracassam” e por Niall Ferguson em “A Grande Degeneração”.
No Brasil a Firma implantou uma economia “extrativa”, onde a maioria trabalha para o bem-estar de poucos.

Sempre foi assim, mas na pandemia tudo ficou evidente.

O que estamos observando?
Uma pequena parte da população instalada em casa, ou em residências de praia ou campo, vivendo uma vida melhor que a normal, recebendo salários e rendas em dia.

Enquanto isso, a população afunda em um lamaçal de desespero e pobreza.
O trabalho que a Firma fez é tão eficiente que boa parte das pessoas ainda aplaude essa distopia – batizada, pelo departamento de marketing da Firma, de “Fique Em Casa”.
A Firma confisca quase a metade de tudo que você ganha (exemplo aleatório: na compra de um aparelho de TV, mais da metade do preço são impostos).
É necessária autorização da Firma antes que você possa abrir uma loja, vender comida, casar, separar, comprar um imóvel, vender um carro, contratar ou demitir um empregado ou até usar um remédio.

Quase nada pode ser feito no Brasil se a Firma não autorizar.
A Firma já controlava o sistema de educação. No sistema “público” o controle é direto: a Firma contrata os professores e cria todos os incentivos para que os professores sirvam à Firma, e não aos alunos.
As escolas privadas também são controladas pela Firma do jardim de infância ao pós-doutorado através de normas e regulamentos. As escolas só ensinam o que a Firma determina. A Firma controla os sindicatos de professores. Na hora de fechar as escolas, ficou fácil.
No Brasil a Firma também controla a cultura, usando o melhor instrumento: dinheiro. Filmes, livros, música, exposições de arte e programas de TV só têm chance de sucesso – ou de existir - se a Firma deixar.
A situação no jornalismo é idêntica. As notícias que chegam até você, 24 horas por dia, são as que a Firma selecionou.
O controle da Firma sobre a economia é total. É ela que determina tudo, das taxas de juros à taxa de inflação. A meia dúzia de bancos que achaca os brasileiros está à serviço da Firma.
A Firma faz as leis e decide como elas são aplicadas.
A Firma julga e condena, prende ou solta, quem ela quiser, quando ela quiser.
A Firma tem sempre uma oferta que não conseguimos recusar.
A Firma tem a solução para todos os nossos problemas.

A menos – é claro – que o problema sejamos nós.
Receba meus textos direto em seu email clicando aqui: eepurl.com/dxnu01

Siga meu canal do Telegram: t.me/RobertoMottaOf…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Roberto Motta

Roberto Motta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rmotta2

9 Mar
Sobre O Dia de Ontem

Tem muita gente dando explicações complicadas para o que aconteceu no dia de ontem.

Para mim as coisas são bem mais simples.
Já estávamos sufocados por essa pandemia de vírus, pânico, ideologia e oportunismo, quando aquela sentença sem sentido – e sem justiça – caiu sobre nossas cabeças.
Em seguida, o único partido supostamente “liberal” do país declarou que se juntava aos que pedem o impeachment do presidente.
Read 11 tweets
8 Mar
Era 2016. Uma grave crise havia se instalado no governo Dilma Rousseff, e todos viviam de olho na televisão, acompanhando os acontecimentos que se sucediam em velocidade extraordinária.
Na quarta-feira, 16 de março, o juiz Sérgio Moro retirou o sigilo de interceptações telefônicas do ex-presidente Lula. As conversas gravadas pela Polícia Federal incluíam um diálogo gravado na própria quarta-feira, entre Lula e a presidente Dilma Rousseff.
Dilma havia nomeado Lula como ministro chefe da Casa Civil.

Na conversa telefônica, Dilma avisava Lula que estava enviando ‘Bessias’ com o termo de posse para o cargo de ministro da Casa Civil.
Read 13 tweets
7 Mar
Muitos não entenderam meu artigo sobre a turma do "Fique em Casa". Vou resumir:

1. Faça o que quiser com sua vida. Mas, se você TRABALHA PARA O ESTADO, não pode exigir o direito de ficar em casa. Esse direito só existe às custas de pagadores de impostos que trabalham na rua.
2. O primeiro beneficiado com seu privilégio (esse é o nome certo) de trabalhar em casa é VOCÊ. Nos poupe esse papo de que você está fazendo isso "para proteger os outros". Ou então prove isso abrindo mão de sua remuneração. Aí sim.
3. A menos que vc tenha aberto mão da remunaração, vc não tem condições de dar lição de moral em ninguém que precisa sair de casa para sobreviver. A gente realmente não fica comovido com suas fotos de "fique em casa" em Búzios ou Campos do Jordão.
Read 4 tweets
6 Mar
As próprias pessoas são as principais responsáveis pela sua saúde e bem-estar. Eles são as únicas a quem foi confiada ampla liberdade, o livre arbítrio para exercer seus direitos de trabalhar, adorar seu Deus e ganhar a vida.
Nenhum governador deve ditar ao seu povo quais atividades são oficialmente aprovadas ou não. E nenhum governador deve jamais prender, multar ou penalizar pessoas por exercerem suas liberdades.
Não estamos aqui para lhe dizer como viver sua vida, ou para tratá-lo como uma criança ou um criminoso porque você vai à igreja ou se defende. Os conservadores respeitam as pessoas como indivíduos. Não dividimos as pessoas com base em sua religião, cultura ou cor de pele.
Read 4 tweets
5 Mar
O pessoal do "fique em casa" fica com raiva, ofende e agride quem aponta sua ÓBVIA contradição lógica.

Mas ela é claríssima:
Ou TODO MUNDO tem o direito, as condições e a garantia de poder trabalhar de casa, ou essa postura nada mais é do que uma transferência imoral do risco da doença daqueles que têm esse privilégio para a grande maioria, que não tem.
O analista financeiro de uma estatal, que trabalha no conforto de casa, com emprego e salário garantidos há um ano, transferiu todo seu risco de ficar doente para o lixeiro, a caixa do supermercado e o padeiro que, por motivos evidentes, não podem trabalhar de "home office".
Read 5 tweets
4 Mar
O Estado, os governantes, os burocratas e os juízes não têm a mínima ideia de como funciona a economia. Isso já foi explicado por autores como Hayek, Mises, Thomas Sowell, Nassim Taleb e muitos outros.
A economia de um país é formada por milhões de ações de indivíduos que não se conhecem, e que trabalham, cada um, visando sua própria prosperidade. O resultado final, paradoxalmente, é a produção de bens e serviços que atendem às necessidades de toda a sociedade.
O conhecimento sobre o que precisa ser produzido e o que pode ser vendido, e a que preço, está distribuído pela sociedade. Os burocratas estatais nada sabem sobre isso.

Qualquer interferência do Estado na economia é danosa.

É abundante a literatura que demonstra isso.
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!