Começou a mesa da Divulgação Científica na Pandemia com @MBittencourtMD @mellziland @marivarella @otavio_ranzani mediada por @leandrotessler

#sdcunicamp

Acompanhe!

"formar jornalista que saiba ler um estudo de saúde é difícil e leva tempo" @marivarella aponta para uma questão crucial da comunicação científica! A formação precisa de acurácia e especificidade. E isso é fundamental!
Informação para ser trabalhada precisa TEMPO.
#sdcunicamp
@leandrotessler falando sobre formação de redes, a gente gosta sim ou com certeza?
E ainda passa para a @mellziland

A gente tá aqui aguardando já maravilhado a resposta!
#sdcunicamp
@mellziland aponta a importância de lermos preprints com cautela.
Inclusive comentando sobre o artigo recente em preprint sobre a P.1 e a CoronaVac e a ligeireza com que foi exigida falar sobre o artigo. Será que um preprint é capaz de mobilizar um tema?
#sdcunicamp
É importante vermos este debate, pois batemos nesta tecla (juntas, inclusive, várias vezes). No @BlogsUnicamp produzimos dois posts sobre o tema. O primeiro é sobre o artigo em preprint:

blogs.unicamp.br/covid-19/p-1-e…
o segundo é sobre a responsabilidade que temos de falarmos da ciência, a partir do fenômeno do preprint.
Este debate é fundamental!

blogs.unicamp.br/covid-19/divul…
@marivarella segue debatendo preprint e aponta a necessidade de cautela na organização das pautas. A calma não é deixar de lado: é aprender a analisar com mais precisão! Cirúrgica!
#sdcunicamp
@MBittencourtMD fala sobre o preprint não ser novidade na vida da ciência e da divulgação!

Muito bom o debate rolando no #sdcunicamp
@otavio_ranzani aponta sobre o perfil do divulgador científico e como isto é importante - e o como estamos sendo atropelados atualmente em função da pandemia!
Os perfis são diferentes, atual de maneira pontual e em um segmento.
É muito importante, neste sentido, termos aliados+
ao invés de estarmos tentando dar conta de tudo sempre!
@mellziland aponta a quantidade de demandas e falta de tempo e gente para tudo...
sentimos isso o tempo inteiro? ghehehe SIM
#sdcunicamp
A @mellziland é PRECIOSA no mundo gente. o nível da humildade dela quando aponta o que defende, mas sempre se colocando junto de outros colegas e levantando todo mundo.
cara, que achado no meio desse mar de desinformação.
Admiro sem qualquer restrição.
#sdcunicamp
@leandrotessler pergunta sobre as falsas dicotomias da mídia e @marivarella bate FORTE contra essa falsa democratização dos meios.
A contradição só tem espaço se ela não for, em uma das pontas, geradas por negacionismo.
Neste caso não é contradição,
#sdcunicamo
é discurso que promove morte e não podemos coadunar com posturas assim.
A "imparcialidade" não é se eximir da responsabilidade e do compromisso com as informações não apenas corretas, mas científicas.
Inserir um negacionista e um cientista em um mesmo espaço, +
#sdcunicamp
com o mesmo patamar de validade não é só desonesto, é PERIGOSO e desinforma.
As pessoas precisam de informações SEGURAS.
#sdcunicamp
Talvez eu esteja comentando aqui ao mesmo tempo e me atrapalhe eventualmente!
heheh

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with notas não aleatórias #TodosPelasVacinas

notas não aleatórias #TodosPelasVacinas Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ntsnaleatorias

8 Mar
Eu não sei nem expressar o quanto eu me emociono quando apontam a ferida da ciência e da comunicação científica em relação às questões de eugenia, racismo, misoginia. Me emociono positivamente, pois sinto que há mais gente empenhada em efetivamente não passar pano na ciência e +
trazer à tona um debate que é espinhento, que diz respeito ao silenciamento não só de conhecimentos de populações tradicionais - mas sua produção cientifica no teor mais acadêmico também.
E isto segue sendo fundamental - não é dar espaço, é EXIGIR equidade e igualdade de espaços+
não é pseudocientífico apontar o silenciamento e apagamento de saberes tradicionais. É perceber-se negligente, opressor e racista quando nos auto-intitulamos melhores e dizemos que não há conhecimento válido.
Inclusive colocamos pessoas que debatem com opiniões estilo +
Read 12 tweets
8 Mar
Entramos agora na mesa Desinformação e Ética em Divulgação Científica
com Ricardo Alexino Ferreira e Valeria Adinolfi!

E eu na mediação
Ricardo já começa com dois pés no peito falando do absurdo que é termos cerceamento de posicionamentos e presta sua solidariedade ao reitor da UFPEL <3

Mal começou e já to amando!

#sdcunicamp
Ricardo Ferreira nos traz os discursos científicos e como eles constituem sujeitos e têm impactos sociais que devem SEMPRE ser levados em conta quando se fala em comunicação científica.
Falar da eugenia impregnada na ciência no séculos XIX e XX (e até hoje, diga-se) sempre +
Read 6 tweets
8 Mar
- Ah mas é que no Brasil não tem jeito, atrasaram as vacinas
Falou o cara que tá no méxico viajando à passeio.

Vacina não vai resolver nada gente, enquanto não decidirmos SENTAR A BUNDA NA CADEIRA e ali permanecer!
Duas coisas sobre este episódio:
1) Ah Ana, mas é que precisa sair prá trabalhar:
quem vai pro méxico turistar no meio da pandemia não deve lá ter tido problemas para ficar em casa na pands. (garanto minha palavra por este)
se falar de saúde mental leva uma biaba, na boa

2) As pessoas sabem do risco né, só ler+
não. Não sabem!
- ah mas eu já me contaminei;
- ah mas eu to usando máscara pff2 no avião;
- ah mas eu não saio do quarto do hotel sem máscara
- ah mas eu passo álcool em gel nas mãos

+
Read 6 tweets
7 Mar
Na live que tive na quinta, sobre retorno das aulas, eu falei sobre não olhar para a taxa de ocupação de UTI mas acompanhar isso e as internações em um tempo. Isto é: se está crescendo ou diminuindo. O @schrarstzhaupt me fez entender que olhar a internação no dia é muito pouco+
Como dado para pensarmos o que está acontecendo.
Pois bem, ao ver os documentos do estado de São Paulo, lá estava como indicador de abertura e fechamento: taxa de ocupação de leito de UTI. Eles não usam (ao menos não indicam o uso) deste tipo de estudo que o Isaac mostra todos +
Os dias aqui no Twitter e nas mídias em que é convidado a falar.
E é interessante pq claramente estes dados não são apresentados pelos governos e são imprescindíveis para gerirmos uma crise como esta.
Lembra do Fio que eu fiz sobre políticas públicas e dados estatísticos? Pois é+
Read 5 tweets
5 Mar
1/10
Eu tenho lido bastante (novidades, Anénha) sobre EPIs, os protocolos de retorno às aulas, protocolo das cores pintadas nos mapas, máscaras (pands-way-of-life)
E seguido eu escuto: "as pessoas sabem, as informações estão aí, só ler" resolvi fazer um fio sobre isso? Sim!!!
2/10
1º que todo mundo que já deu aula na vida sabe que "eu falei disso" não faz sentido pois na primeira prova simplesmente aparecem absurdos sem igual que não temos IDEIA de onde vieram aquelas palavras encadeadas como a rica fuça dos nossos alunos (saudades inclusive)+
3/10
Por outro lado, ao longo da pandemia também acumulamos informações e as modificamos! Conforme se complexificavam as informações, estudos, artigos, tornou-se (mais) impossível acompanhar tudo. O que temos dito nas redes? ACOMPANHE CANAIS E DIVULGADORES QUE TU CONFIAS E VAI!+
Read 15 tweets
4 Mar
1/10 Vou dar um exemplo muitíssimo simples de como considero complicada a questão da abertura das escolas. Vou usar O Protocolo Sanitário de SP (imagem) como questão: só este item de *Higiene Pessoal
1 - "Exigir o uso e/ou disponibilizar os EPIs necessários" ...
RECOMENDÁVEL+
2/10 Bom, se é "recomendável" os EPIs não deveriam ser "necessários". Uma contradição boba, a princípio. No entanto, junto com o "exigir o uso" e uma condicional de disponibilizar EPIs aponta que não é dever da escola nem cobrar o uso, nem fornecer o EPI para tal atividade.
+
3/10 EPI = Equipamento de Proteção Individual.
Em tarefas que oferecem risco ao trabalhador e existem EPIs que os protegem disto é tarefa do empregador fornecer estes materiais e cobrar sua utilização de forma correta - normalmente com treinamento específico disto, inclusive.
+
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!