O REMDESIVIR, um antiviral aprovado pelo @US_FDA em Outubro de 2020 e pela @anvisa_oficial hoje, NÃO É A SOLUÇÃO PARA A CRISE DA COVID-19. Veja o fio. 👇🏽
Um ensaio duplo-cego, randomizado, controlado c 1062 pacientes hospitalizados (541 recebendo remdesivir e 521 placebo) mostrou uma redução no tempo para melhora clínica de 15 dias no grupo placebo para 10 dias com o medicamento (95% CI 1,2-1,49; P<0.001) nejm.org/doi/full/10.10…
C esse estudo, o medicamento foi aprovado nos EUA e recomendado p pacientes hospitalizados necessitando de oxigênio suplementar por cânula ou ventilação não invasiva, usado sozinho ou acompanhado de dexametasona. O medicamento não é recomendado p pacientes em ventilação mecânica.
Por outro lado, o estudo da SOLIDARITY, conduzido em 405 hospitais, 30 países, 11.266 pacientes randomizados com 2.750 pacientes recebendo Remdesivir, NÃO MOSTROU NENHUM BENEFÍCIO NA MORTALIDADE. Baseado nesse estudo, a @WHO NÃO recomenda o Remdesivir. nejm.org/doi/10.1056/NE…
Então, apesar do encurtamento na melhora clínica, Remdesivir ñ é nada de extrordinário em termos de tratar COVID e NÃO tem ação em prevenir mortes. Continuam as pesquisas por antivirais + potentes, que previnam doença grave. Eqto isso, TEMOS VACINAS. Precisamos de VACINAS JÁ!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
NADA no dito vídeo é verdadeiro. Em 250 milhões de doses no mundo: NENHUM óbito, aborto, assimetria facial ou outros dos efeitos adversos sérios mencionados no vídeo LIGADO ÀS VACINAS. Vacinas são seguras.
Roleta russa não é tomar vacina.
Roleta russa é pegar COVID.
Vacinas já nos livraram da pólio, varíola, tétano,sarampo, rubéola, caxumba, difteria e várias outras doenças. São um dos produtos médicos MAIS SEGUROS DO MUNDO. Vacinas p COVID não pularam nenhuma etapa de segurança. Aqui um fio de Novembro sobre isso.
Dados do @CDCgov sobre segurança das vacinas p COVID no 1o mês de uso nos EUA: 14 milhões de doses, somente 0.05% eventos adversos, + de 90% leves (p.ex., cefaleia, fadiga e tontura). Nenhuma morte ou evento sério ligado à vacina. cdc.gov/vaccinesafety/…
USA O CHEQUE PRESIDENTE!
Vacina ñ está em falta como o PR @jairbolsonaro mencionou. Moderna acabou de vender 150 milhões de doses de vacina p a Comissão Europeia. Não há p entrega imediata mas tem p entregas a partir de Julho/Set. Se ñ comprarmos agora, ficaremos p o ano q vem.🧶
Dependemos do recebimento de IFA tanto p a vacina da AZ qto p a CoronaVac. É incerto e tem atrasado. Produção autônoma será no MÍNIMO 6 meses. Produtores (vários, ñ só Moderna) têm vacina para entrega em prazo menor q esse. E estamos sentados c cheque de 20 bilhões? Inconcebível.
Da maneira q vacinação está sendo feita no BR, ñ teremos impacto na transmissão viral. Será impossível alcançar imunidade coletiva. Com a as novas variantes, o problema é ainda mais sério. A vacinação tem que ser acelerada. No lugar, está sendo interrompida por falta de doses.
SOBRE O SPRAY NASAL DE ISRAEL.
Qualquer intervenção p o tratamento da COVID é bem-vinda. Mas o maior empenho e interesse do governo nesse momento deve estar em comprar doses prontas de vacinas com eficácia já comprovadas e de uso imediato. Veja porque. 🧵
Pesquisas de spray nasal p o tratamento do novo coronavírus não são nenhuma novidade. Essa via p a administração de medicamentos, e tbem vacinas p o novo coronavirus, vem sido pesquisada por vários países desde o início da pandemia. Faz sentido pois é a porta de entrada do vírus.
O spray nasal sendo testado em Israel usa exossomos (daí o “Exo" no nome) para transportar uma proteína chamada CD24 para os pulmões. Acredita-se q CD24 ajude a regular o sistema imunológico e impedir a tempestade de citocinas, reação exagerada que pode ser letal.
Minha matéria na @folha sobre a volta às aulas. É um tema difícil, onde não há somente um lado. Mas em uma coisa não há dúvidas: reabrir escolas deve ser a prioridade. E a ciência, não a política, deve conduzir as decisões sobre como e quando fazê-lo. www1.folha.uol.com.br/opiniao/2021/0…
Os protocolos de segurança para a reabertura devem ser orientados por cinco princípios fundamentais:
1.Baixa taxa de transmissão na comunidade —a primeira e principal consideração para reabrir escolas. Se a transmissão na comunidade for alta, assim será dentro dos colégios.
2.Programas de testagem regulares para a detecção precoce de um caso e isolamento dos indivíduos infectados antes que transmissão 3. Boa ventilação nas salas de aula 4. Uso correto e consistente de máscara 5. Distanciamento social, higiene das mãos e etiqueta respiratória.
COVID ESTÁ NO AR. Pegar através de superfícies é raro. A > transmissão é pelo ar.
Em local mal ventilado a qtdade de vírus no ar se acumula e risco é mto alto. Mesmo mantendo distância entre as pessoas, pq o ar se move. Aqui o q pode ser feito p⬇️o risco.+ nature.com/articles/d4158…
✔Meça CO2 e ventile ambientes
Medir CO2 é uma medida simples e barata p avaliar risco de transmissão. Nível >1.000ppm numa sala =vc está respirando ar exalado por alguém e alta possibilidade de transmissão; >2,000ppm é inaceitável. Se CO2 alto, + sciencedirect.com/science/articl…
Implemente ventilação p⬇️concentração de CO2 (abra janelas, portas, use ventiladores).
✔Para sala q ñ tem ar fresco suficiente, considere uso de purificador de ar c filtro de alta eficiência(HEPA) -c filtro ñ precisa UV ou outro processo. Deve ser compatível c tamanho do local.
SPUTINIK V — A análise interina de fase 3 c 19.866 participantes (2.144 eram > 60 anos).
✔️Eficácia de 91,6% contra doença sintomática — 16 casos no grupo da vacina, 62 no placebo
✔️20 casos graves, todos no placebo.
✔️Sem evento adverso sério. thelancet.com/journals/lance…
Essa vacina usa Adenovírus 26 (Ad26) e adenovírus 5 (Ad5), com 21 dias de intervalo. O uso de dois adenovírus diferentes foi para ajudar no caso de qualquer imunidade pré-existente ao adenovírus na população. (Já falamos sobre isso aqui). Jogada esperta q parece deu mto certo!
Mais uma vacina no nosso arsenal na luta contra a COVID e 12 países começam imunização com o Sputnik V esta semana:
Argélia
Armênia
Bolívia
Bósnia
Hungria
Irã
Cazaquistão
Palestina
Paraguai
Turcomenistão
Emirados Árabes Unidos
Venezuela