Por meio do site do Ministério da Defesa, o governo Bolsonaro publicou no dia 31/03/2020 uma nota comemorando o golpe militar iniciado no 1º de abril de 1964. Um golpe que silenciou, torturou e assassinou milhares de mulheres e homens que lutavam por democracia.
👇
Em ação do mandato federal de @Nataliabonavides (PT-RN), a Justiça Federal do RN proibiu o Governo de fazer propaganda, apologia e comemorar a ditadura. Contudo, a União recorreu e haverá novo julgamento amanhã, 17 de março.
👇
Neste momento, em que milhares de vidas estão novamente sendo rifadas pela política genocida da Presidência da República, é hora de defendermos a vida, a justiça e a memória.
👇
Compartilhe em suas redes e participe da mobilização nacional pra pressionar o TRF-5 a decidir que o poder público seja proibido de defender a ditadura, a tortura e as mortes.
Toda vez que chamo o Governo Bolsonaro de liberal-fascista, alguém aparece dando chilique dizendo que não é possível ser liberal e fascista ao mesmo tempo. Será mesmo? Vamos traçar um breve retrospecto de como chegamos aqui.
👇
A partir do final de 2013, começa uma gigantesca campanha nos monopólios de mídia pelo ajuste fiscal antipopular. O discurso único é que o país estava quebrado, tinha gastado demais e que agora era o momento de "arrumar a casa".
👇
Nesse meio tempo, Veja, Folha de SP, Estadão, Jovem Pan, Record, Globo e afins, intensificaram a promoção de um pensamento reacionário contra o Governo do PT. Lembre-se que Rodrigo Constantino e Olavo de Carvalho eram louvados nos monopólios de mídia
Postei hoje mais cedo um vídeo de Ciro Gomes fazendo uma fala errada sobre questão racial. No insta, apareceu um monte de gente falando de "coroné" e "coronel". Expliquei, pacientemente, que isso é puro preconceito com o Nordeste. Tão me xingando inbox e chamando de cirista rs
o conceito clássico de coronelismo tá ligado a grande propriedade latifundiária como principal atividade da região, cidade ou estado e o poder econômico do latifundiário se ramificando e fundido com as instituições políticas, impondo formas de dominação pessoal e extra-econômica.
O processo de modernização do coronelismo passou por o poder político e econômico, ainda fortemente marcado pela grande propriedade de terra, se atualizar adquirindo, por exemplo, grandes meios de comunicação e empreendimentos econômicos avançados (como indústrias).
O capitalismo significa, dentre outras coisas, uma mercantilização universal de tudo, inclusive da vida. Compare, por exemplo, a expectativa de vida média num bairro rico e numa favela. Durante a pandemia não é de se estranhar mercantilizar a vacina - ou seja, a vida
👇
No Equador, o governo liberal comprou 6 mil vacinas e imunizou antes de todo mundo os altos funcionários do Estado e seus amigos da burguesia. Na Flórida, o governador é acusado de priorizar a vacinação das elites locais (elites, inclusive, brancas)
👇
do berço ao túmulo, a classe não explica tudo, ela estrutura o todo, como disse Jaime Osório. O falso dilema entre "vida ou economia" nada mais foi do que o capital, na sua lógica, dizendo: acumulação capitalista não pode parar. Não pode parar nunca.
Um dos problema da cultura política e institucional do mundo acadêmico brasileiro é tomar como sinônimo de cientificidade moderação política e de linguagem. Políticas econômicas, como o teto de gastos, vão matar gente. Mas não pode dizer isso. Tem que dizer apenas que é erro
👇
Assim como não pode, também, dizer o óbvio: a PEC 186/2019 foi projetada para congelar salários e atacar o serviço público. Para parecer científico, tem que dizer que na letra da lei, PODE congelar, mas não vai necessariamente, desconsiderando todo clima político do país
👇
Também é necessário tratar como erro, equivoco, e não projeto, a política de extermínio da população negra e os mais de 300 mil encarcerados sem julgamento. Falar de projeto político de dominação faz parecer "radical demais" - também não pode falar de imperialismo etc.
Na entrevista para o UOL, Ciro falou coisas boas e deu declarações desastrosas. Criticou a política carcerária dos governos petistas e a "guerra às drogas", mas, ao mesmo tempo, falou essa besteira absurda no vídeo.
👇
Chamou Malcolm X de "identitário" em contraste com o pastor Luther King.
Não é a primeira vez que Ciro fala isso. Em 2019, no programa Pânico, ele falou a mesma coisa e a bancada reacionária concordou (!!!).
👇
Ciro, em palestras e no seu livro, fala da importância de formar um pensamento nacional brasileiro. Ao mesmo tempo que fala isso, adota os termos do debate formados nos EUA e IGNORA totalmente a produção teórica nacional sobre opressões, relação raça/classe,
Desnecessário elogiar a oratória, senso político e capacidade de dialogar com a média da consciência popular. Lula sempre fez e continua fazendo isso muito bem. Consegue com desenvoltura falar de picanha e cerveja, Petrobras, geopolítica e Zé Gotinha
👇
Dito isso, mais desnecessário ainda é ficar especulando se Lula vai “radicalizar” ou não. Quem puxa esse debate, ou está te enganando ou é enganado. Lula – e o lulismo – é o que é e não é por falta de estudo ou compreensão teórica.
👇
É arrogância achar que um homem com décadas de política não sabe os limites, contradições e problema do projeto político que ele defende e encarna. Sabe. E é isso mesmo.